Por que usar um dashboard na criação de dados
Conteúdo do Artigo
O acesso rápido às informações é vital para o bom desempenho e a liderança em uma agência de comunicação ou departamento de marketing.
No entanto, hoje, com tantas ferramentas gerando milhares de dados simultaneamente, sua equipe pode enfrentar um caos na hora de analisar processos e tomar decisões. Nesse sentido, o uso de um dashboard é uma excelente maneira de organizar melhor as informações da empresa e manter tudo centralizado para uma gestão mais eficiente.
Um dashboard é um painel que coleta informações relevantes, facilitará para você e sua equipe a análise dos dados e a tomada de decisões eficazes.
O que é um painel de controle no estilo dashboard?
Um dashboard, também conhecido como painel de informações ou painel de gerenciamento, é uma interface gráfica que ajuda os usuários a visualizar os principais indicadores de desempenho ou KPIs e métricas para a tomada de decisões que levarão a empresa a atingir seus objetivos. Por esse motivo, muitos profissionais o veem como um relatório de progresso.
Basicamente, reúne abundância de dados que estão disponíveis na organização, transformando-os em KPIs, com tabelas e gráficos.
Os dashboards sempre devem ser exibidos como uma apresentação visual em uma única tela de dashboard, o que evita barras de rolagem e facilita as comparações e o acompanhamento das metas.
Quais são os principais tipos de dashboards que podemos criar?
Existem diferentes tipos de dashboards, sendo que cada um deles cumpre a função de atender a uma determinada escala do negócio com suas atribuições e o que deve ser acompanhado. Conheça os principais tipos de dashboards.
Operacional
Esse modelo é utilizado para mostrar as métricas que precisam ser monitoradas pelos analistas para que eles possam fazer otimizações em suas atividades e ganhar mais agilidade na correção de rotas de negócios.
Financeiros
São aqueles que incluem informações importantes sobre o setor financeiro da empresa, permitindo que o gestor e sua equipe avaliem a saúde econômica do negócio.
Tático
É um dashboard voltado para a equipe de gestão. As informações evidenciadas por esse recurso auxiliam na tomada de decisões, para atingir os objetivos a médio prazo. Os dados disponíveis nesse dashboard devem ser controlados exclusivamente por profissionais em cargos gerenciais.
Estratégico
Esse é o painel utilizado pela gerência, pois auxilia na tomada de decisões e na definição de metas de longo prazo. No entanto, suas informações devem estar disponíveis a todos os funcionários, pois facilitam o engajamento da equipe.
Para que serve um dashboard?
Análise de dados
Como já mencionado, o dashboard reúne informações relevantes sobre uma determinada área. Por isso, é possível analisar os dados com mais facilidade, pois eles são exibidos visualmente, com números, tabelas ou gráficos.
Suporte à decisão
Por trás de toda empresa de sucesso, há uma equipe de gerenciamento experiente que gera mudanças. Com o uso de dashboards, o processo de tomada de decisões é beneficiado, pois os gerentes e as equipes são apoiados por dados mais precisos. Isso resulta em maior precisão em suas ações.
Monitoramento em tempo real
Na sua função de gerente, precisa saber exatamente o que está acontecendo na agência. Com isso em mente, o painel de controle lhe dá acesso a todas as informações em uma única tela e em tempo real, como as métricas da campanha e o ROI, permitindo que você identifique e corrija falhas rapidamente.
Informações mais organizadas
As informações contidas no dashboard são estrategicamente separadas, organizadas e atualizadas antes de serem distribuídas. Com isso, tem a possibilidade de detectar riscos em tempo hábil e tomar decisões preventivas para reduzi-los.
Já sabe as principais funções e para que serve fazer um ótimo dashboard para a análise de dados.