Finanças

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Como aumentar o limite do cartão de crédito? Confira quais as principais dicas para melhorar seu score, e conseguir uma boa proposta de aumento de limite pela financeira do seu cartão!

Para conceder cartões de crédito, os bancos fazem uma análise da capacidade creditícia do solicitante. Portanto, a concessão ou não do cartão, bem como seu limite, dependerá do que for determinado que aquela pessoa possa pagar. Em outras palavras, considera-se se representará ou não prejuízo para o banco se a pessoa posteriormente não cumprir seu compromisso de pagamento.

Para estabelecê-lo, é considerado o nível de renda do solicitante e também seu histórico de pagamentos em outras instituições financeiras, para verificar se houve atrasos, se a pessoa solicitou o refinanciamento, ou se fez pagamentos mínimos repetidamente. Além disso, sua pontuação de crédito nos órgãos de proteção ao crédito SPC/SERASA e Boa Vista também é avaliada.

Confira também: Simulador crédito pessoal – Como encontrar as melhores taxas?

Quais os tipos de limite do cartão de crédito?

aumentar o limite do cartão

Apesar de o limite ser o valor de crédito definido para que o cliente possa utilizar o cartão de crédito, existem três tipos de limites:

Limite para compras parceladas: consiste no valor total que está disponível para realizar compras parceladas. Este valor pode ser utilizado para compras de diferentes valores, até alcançar o limite do cartão. À medida que os pagamentos das parcelas correspondentes são efetuados, esses valores são reativados no cartão para novas compras.

Limite para compras em um único pagamento: este é o valor máximo para realizar a compra em um único pagamento de fatura.

Limite de saque em dinheiro: os cartões de crédito também permitem saques em dinheiro, sempre respeitando os valores-limite estabelecidos de acordo com o tipo de conta bancária.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Para aumentar o limite do cartão de crédito, você deve solicitar um upgrade de conta bancária. Isso implica que a referida entidade considerará sua capacidade creditícia e, provavelmente, solicitará que você comprove seus níveis de renda.

Inclusive, instituições financeiras como o Santander, disponibilizam a opção de solicitar o aumento do limite através do número de telefone Santander cartões, mas a avaliação do histórico do cliente é realizada na hora pelo atendente, então, do mesmo modo é preciso atender aos critérios para a aprovação.

No entanto, para certificar-se de que realmente pode ser concedido o aumento do limite, é preciso entender quais os critérios avaliados pelas empresas para aumentar o limite do cartão de crédito do cliente:

Compras frequentes

Como o histórico de consumo do cliente sempre é avaliado, a dica é realizar compras frequentes para que a empresa credora entenda que você é um cliente ativo e que, realmente, precisa de um aumento para continuar realizando suas compras. Esse é um dos critérios principais para aumentar o limite do cartão.

Pagamento do valor total da fatura

Apesar de o pagamento mínimo ser uma opção para evitar que o cartão seja bloqueado e dê mais tempo para o cliente pagar sua fatura, o ideal é realizar o pagamento sobre o valor completo da fatura.

O pagamento até a data de vencimento também é importante, pois a empresa pode considerar que arca com a responsabilidade de efetuar o pagamento de suas contas em dia.

Evite o saque de emergência

Assim como o pagamento mínimo, o valor do saque em dinheiro é disponibilizado para situações de emergência, no entanto, são cobrados juros sobre o valor. O ideal é evitar realizar esse tipo de serviço com frequência, caso contrário, mostrará ao banco que vive no vermelho e que seus hábitos pode ser um risco de endividamento e não pagamento, o que prejudica a possibilidade de aumentar o limite do cartão.

Regularize sua situação no SPC/SERASA

Mesmo com o nome sujo, alguns clientes possuem um cartão de crédito ativo, uma vez que, é normal ter mais de um cartão e que eles sejam de diferentes empresas. No entanto, mesmo que tenha um cartão ativo, isso não significa que não cause impacto quando se trata de aumentar o limite do cartão, ou solicitar um novo.

O ideal é que negocie suas dívidas com outras empresas para que possa ter o nome limpo, pois, isso também é avaliado quando solicita o aumento do limite.

Essas são as principais dicas de como aumentar o limite do cartão de crédito, espero que aproveitem o conteúdo.