Conteúdo do Artigo
Contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer pode trazer várias vantagens para quem costuma fazer uso deste tipo de prestação de serviços.
Assim, torna-se possível reunir informações valiosas para a remuneração dos trabalhadores freelancers, assim como precificar o resultado final, com seus clientes, de modo mais justo.
Confira, abaixo, como fazer esse controle de horas. Também, confira todas as vantagens de fazê-lo e outras informações relevantes sobre o assunto.
Como funciona o trabalho do freelancer?
O trabalho do freelancer é o chamado “freela”, conhecido popularmente como “bico”. Nele, há uma prestação de serviços pontual e que não gera vínculo de emprego.
Neste caso, o freelancer faz atividades em favor do contratante. Contudo, não há uma periodicidade específica, subordinação e outros elementos que caracterizam o emprego.
Uma das principais características do trabalho freelancer é que ele se encerra com a entrega da atividade contratada e com sua remuneração pelo contratante.
Preciso contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer?
Não existe uma lei que determine a necessidade de contabilização de horas de trabalho neste caso. Afinal, não há vínculo de emprego ou jornada.
Todavia, fazer a contabilização da jornada do freelancer pode ser uma ótima escolha para empresas que façam uso deste tipo de trabalho com frequência.
3 motivos para contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer
Separamos, abaixo, os principais motivos para você fazer a contabilização das horas de trabalho dos freelancers. Confira quais são e, na sequência, como fazer o controle e contagem de horas deles.
Acompanhe o avanço dos seus projetos
Em primeiro lugar, ao usar uma ferramenta que contabilize o tempo de execução das atividades do freelancer você passa a ter maior controle dos seus projetos.
Saiba exatamente em que ponto eles se encontram, mesmo que realizados por trabalhadores que não possuem vínculo de emprego com a sua empresa.
Isso é interessante em várias situações. Tanto quando o projeto é inteiramente desenvolvido pelo freelancer quanto nas situações em que parte dele é de responsabilidade do trabalhador freela.
Além disso, ao fazer a contabilização do tempo neste caso, você consegue atualizar melhor os cronogramas da sua empresa e da entrega de projetos. Portanto, acompanhe de perto o que está acontecendo!
Realize o correto pagamento dos serviços freelancers
Outro ponto que ressalta a importância do uso de uma ferramenta para contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer é pagá-lo de maneira correta e justa.
Isso pode variar de acordo com o tipo de acordo que você realiza com o freelancer. Por exemplo, alguns cobrarão um valor fixo pela atividade, enquanto outros usarão o tempo de trabalho para fins de cobranças.
No segundo caso, a sua empresa pode se valer da contabilização de horas para pagar o freelancer corretamente.
Outra possibilidade é adotar uma política em que você indica, desde logo, o valor que a empresa paga por hora trabalhada pelo freelancer.
Determine preços justos para o produto final
Ao contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer você também pode determinar, de maneira mais justa, o valor final do produto que ele ajudou a desenvolver.
Quando há o desenvolvimento de um projeto – seja um produto ou serviço, campanha, etc. – ele possui um valor total.
Esse valor dependerá de uma série de coisas, como ferramentas utilizadas, investimentos em tecnologia, contratação de pessoal e horas de desenvolvimento.
Por isso, ao contabilizar o número de horas de trabalho de um freelancer você passa a ter à disposição um dos valores que deverá ser considerado ao determinar o valor final do projeto.
Assim, ao vendê-lo para terceiros ou colocá-lo no mercado, poderá aplicar um preço compatível ao tempo de serviço e aos investimentos necessários para que ele fosse possível.
Como contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer? Faça a gestão de horas de maneira moderna e prática
Agora que você já sabe a importância de contabilizar as horas de trabalho, resta apenas saber como fazê-lo. Afinal, o freelancer não é um trabalhador que irá à empresa bater ponto.
Mas como, então, fazer a contabilização dessas horas de trabalho para obter as vantagens que listamos? Pois bem, para isso você deve usar uma ferramenta timesheet.
Diferentemente do cartão ponto, que determina o número total de horas trabalhadas, o timesheet aponta como essas horas foram utilizadas.
Por isso, ele é interessante para uso com prestadores de serviços (como os freelancers) e também para os colaboradores internos.
Um timesheet tende a reunir uma série de dados importantíssimos para a empresa e para o seu correto funcionamento. Com ele, tenha informações cruciais na gestão de projetos e de pessoas.
Timesheet Oitchau: Contabilize as horas dos freelancers
O melhor timesheet do mercado é, sem sombra de dúvida, o que pertence ao Oitchau! Ele é moderno, fácil de usar e possui uma série de ferramentas úteis.
Por isso, ao escolher um sistema para contabilizar as horas de trabalho dos freelancers, conte com o Oitchau! Veja as principais características dele.
Fácil de usar
Em primeiro lugar, o timesheet Oitchau é bastante fácil de usar. Afinal, ele se apresenta como um plugin que pode ser acessado dentro de diferentes ferramentas de gestão de projetos e de atividades.
Além disso, ele permite acesso por diferentes lugares. Por exemplo, é possível utilizá-lo no computador. Também, no celular ou no tablet. Desse modo, ele é bastante versátil.
Basta o freelancer indicar, na atividade, quando irá começá-la e quando a suspende (intervalo) ou termina (entrega final). Assim, o sistema contabiliza as horas de trabalho.
Preciso
O sistema de timesheet do Oitchau é preciso e contabiliza todas as horas e minutos necessárias em cada atividade ou em cada projeto.
Compatível com diferentes ferramentas de gestão de projetos
Ainda, saiba que o timesheet Oitchau pode ser utilizado dentro de diferentes ferramentas de gestão de projetos. Por exemplo, com o Asana, com o Todoist ou com o Trello.
Em todas elas o timesheet se apresenta como um plugin que tem compatibilidade com essas ferramentas.
Por isso, o freelancer encontra em um só lugar as orientações para a atividade, os documentos e dados dos quais necessita e o timesheet para contabilizar suas horas de trabalho.