Carreira

Como contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer?

Contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer pode trazer várias vantagens para quem costuma fazer uso deste tipo de prestação de serviços.

Assim, torna-se possível reunir informações valiosas para a remuneração dos trabalhadores freelancers, assim como precificar o resultado final, com seus clientes, de modo mais justo.

Confira, abaixo, como fazer esse controle de horas. Também, confira todas as vantagens de fazê-lo e outras informações relevantes sobre o assunto.

Como funciona o trabalho do freelancer?

O trabalho do freelancer é o chamado “freela”, conhecido popularmente como “bico”. Nele, há uma prestação de serviços pontual e que não gera vínculo de emprego.

Neste caso, o freelancer faz atividades em favor do contratante. Contudo, não há uma periodicidade específica, subordinação e outros elementos que caracterizam o emprego.

Uma das principais características do trabalho freelancer é que ele se encerra com a entrega da atividade contratada e com sua remuneração pelo contratante.

Preciso contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer?

Não existe uma lei que determine a necessidade de contabilização de horas de trabalho neste caso. Afinal, não há vínculo de emprego ou jornada.

Todavia, fazer a contabilização da jornada do freelancer pode ser uma ótima escolha para empresas que façam uso deste tipo de trabalho com frequência.

3 motivos para contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer

Separamos, abaixo, os principais motivos para você fazer a contabilização das horas de trabalho dos freelancers. Confira quais são e, na sequência, como fazer o controle e contagem de horas deles.

Acompanhe o avanço dos seus projetos

Em primeiro lugar, ao usar uma ferramenta que contabilize o tempo de execução das atividades do freelancer você passa a ter maior controle dos seus projetos.

Saiba exatamente em que ponto eles se encontram, mesmo que realizados por trabalhadores que não possuem vínculo de emprego com a sua empresa.

Isso é interessante em várias situações. Tanto quando o projeto é inteiramente desenvolvido pelo freelancer quanto nas situações em que parte dele é de responsabilidade do trabalhador freela.

Além disso, ao fazer a contabilização do tempo neste caso, você consegue atualizar melhor os cronogramas da sua empresa e da entrega de projetos. Portanto, acompanhe de perto o que está acontecendo!

Realize o correto pagamento dos serviços freelancers

Outro ponto que ressalta a importância do uso de uma ferramenta para contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer é pagá-lo de maneira correta e justa.

Isso pode variar de acordo com o tipo de acordo que você realiza com o freelancer. Por exemplo, alguns cobrarão um valor fixo pela atividade, enquanto outros usarão o tempo de trabalho para fins de cobranças.

No segundo caso, a sua empresa pode se valer da contabilização de horas para pagar o freelancer corretamente.

Outra possibilidade é adotar uma política em que você indica, desde logo, o valor que a empresa paga por hora trabalhada pelo freelancer.

Determine preços justos para o produto final

Ao contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer você também pode determinar, de maneira mais justa, o valor final do produto que ele ajudou a desenvolver.

Quando há o desenvolvimento de um projeto – seja um produto ou serviço, campanha, etc. – ele possui um valor total.

Esse valor dependerá de uma série de coisas, como ferramentas utilizadas, investimentos em tecnologia, contratação de pessoal e horas de desenvolvimento.

Por isso, ao contabilizar o número de horas de trabalho de um freelancer você passa a ter à disposição um dos valores que deverá ser considerado ao determinar o valor final do projeto.

Assim, ao vendê-lo para terceiros ou colocá-lo no mercado, poderá aplicar um preço compatível ao tempo de serviço e aos investimentos necessários para que ele fosse possível.

Como contabilizar as horas trabalhadas por um freelancer? Faça a gestão de horas de maneira moderna e prática

Agora que você já sabe a importância de contabilizar as horas de trabalho, resta apenas saber como fazê-lo. Afinal, o freelancer não é um trabalhador que irá à empresa bater ponto.

Mas como, então, fazer a contabilização dessas horas de trabalho para obter as vantagens que listamos? Pois bem, para isso você deve usar uma ferramenta timesheet.

Diferentemente do cartão ponto, que determina o número total de horas trabalhadas, o timesheet aponta como essas horas foram utilizadas.

Por isso, ele é interessante para uso com prestadores de serviços (como os freelancers) e também para os colaboradores internos.

Um timesheet tende a reunir uma série de dados importantíssimos para a empresa e para o seu correto funcionamento. Com ele, tenha informações cruciais na gestão de projetos e de pessoas.

Timesheet Oitchau: Contabilize as horas dos freelancers

O melhor timesheet do mercado é, sem sombra de dúvida, o que pertence ao Oitchau! Ele é moderno, fácil de usar e possui uma série de ferramentas úteis.

Por isso, ao escolher um sistema para contabilizar as horas de trabalho dos freelancers, conte com o Oitchau! Veja as principais características dele.

Fácil de usar

Em primeiro lugar, o timesheet Oitchau é bastante fácil de usar. Afinal, ele se apresenta como um plugin que pode ser acessado dentro de diferentes ferramentas de gestão de projetos e de atividades.

Além disso, ele permite acesso por diferentes lugares. Por exemplo, é possível utilizá-lo no computador. Também, no celular ou no tablet. Desse modo, ele é bastante versátil.

Basta o freelancer indicar, na atividade, quando irá começá-la e quando a suspende (intervalo) ou termina (entrega final). Assim, o sistema contabiliza as horas de trabalho.

Preciso

O sistema de timesheet do Oitchau é preciso e contabiliza todas as horas e minutos necessárias em cada atividade ou em cada projeto.

Compatível com diferentes ferramentas de gestão de projetos

Ainda, saiba que o timesheet Oitchau pode ser utilizado dentro de diferentes ferramentas de gestão de projetos. Por exemplo, com o Asana, com o Todoist ou com o Trello.

Em todas elas o timesheet se apresenta como um plugin que tem compatibilidade com essas ferramentas.

Por isso, o freelancer encontra em um só lugar as orientações para a atividade, os documentos e dados dos quais necessita e o timesheet para contabilizar suas horas de trabalho.