Finanças

Como Controlar Gastos e Poupar Dinheiro?

Como Controlar Gastos e Poupar Dinheiro? Parece uma tarefa difícil, mas hoje vamos lhe mostrar que é mais fácil do que você imagina.

Isso porque tudo se trata de maior organização financeira em sua vida, priorizando o que realmente importa e deixando gastos supérfluos de lado, pelo menos por um tempo até as coisas entrarem em ordem.

Aqui em nosso conteúdo já trouxemos diversas dicas de como quitar dívidas, controlar seus gastos por meio de planilhas e priorizar seu salário para gastos essenciais.

Portanto, sabemos bem do que estamos afirmando.

Como Controlar Gastos e Poupar Dinheiro? Criando uma planilha de controle de gastos, investindo e cuidando mais de seu dinheiro. Leia nossas dicas aqui no Plataforma Brasil e aplique-as em seu cotidiano!

Use uma Planilha de Controle de Gastos

Use uma Planilha de Controle de Gastos
Use uma Planilha de Controle de Gastos

Como controlar gastos e poupar dinheiro? Comece criando uma planilha de controle de gastos mensais, onde você terá maior controle sobre o que entra e sai de seu bolso.

Ter o detalhamento do que entra no início do mês e conforme ir saindo poder notar melhor os seus gastos lhe traz maior visibilidade sobre seu salário.

Aqui em nosso conteúdo já trouxemos diversas dicas de como montar uma dessas planilhas, trazendo dicas de métodos e fórmulas aplicáveis ao seu salário.

Mas, caso quiser algo mais moderno, existem diversos aplicativos financeiros que lhe ajudam a compreender melhor e separar seu salário por setor, assim como as planilhas fazem.

O diferencial desses aplicativos é que os mesmos mostram gráficos de desempenho com maior detalhamento. Dessa forma, você possui maiores informações sobre seus gastos.

Em uma planilha de controle de gastos, geralmente, você pode distribuir seu salário em três setores. Assim:

  • 50% em gastos essenciais, como água, luz, aluguel e alimentação;
  • 35% em investimentos de curto e longo prazo, como trocar seu carro e montar uma carteira de ações visando sua liberdade financeira;
  • Os 15% restantes ficam pro lazer, como tomar uma cerveja, assistir um filme ou comprar uma pizza.

Esse é apenas um exemplo e pode ser adaptado conforme seu salário e gastos, podendo até mesmo dar maior ênfase em seus investimentos ou gastos essenciais. Continue lendo!

Comece a Investir

Comece a Investir Como Controlar Gastos e Poupar Dinheiro
Comece a Investir e Controlar Gastos e Poupar Dinheiro

Mas, não poderíamos deixar de fora o assunto investimentos. Afinal, a pessoa quando começa a investir pode até mesmo se viciar na prática.

Como controlar gastos e poupar dinheiro? Comece a investir. Assim, quando menos esperar estará aumentando o valor dos seus aportes mensais, sejam eles em ações ou até mesmo em títulos públicos do Tesouro Direto.

Dessa forma, o pouco que tinha guardado terá se tornado um montante maior e que provavelmente estará lhe rendendo bons frutos, como os dividendos mensais.

Limpe seu nome

Limpar seu nome é outra dica indispensável de como controlar gastos e poupar dinheiro, afinal, ninguém merece estar sempre com o nome sujo e endividado.

Pelo menos 48% da população brasileira vivem com o nome sujo de maneira informal, no SPC ou então no Serasa.

Isso é quase metade de toda a população, o que acaba retratando um pouco da situação atual do país: pessoas endividadas e sem dinheiro pra pagar as contas.

Dessa forma, quando você limpa seu nome acaba ajudando a controlar seus gastos e a poupar dinheiro, pois menos grana estará saindo para pagar as suas dívidas.

O segredo é não fazer outras contas enquanto estiver pagando as atuais. Em seguida, crie uma reserva de emergência que corresponda a 6 meses de seu salário.

Caso seja autônomo, esse valor sobe para 12 meses. Logo após, comece a investir. Essas e outras dicas trazemos em nossa publicação especial sobre como quitar as dívidas. Vale a pena conferir!

Separe o Dinheiro em uma Conta Diferente

Nossa última dica de como controlar gastos e poupar dinheiro é separar seu dinheiro que sobra para alguma conta diferente da que usa em seu cotidiano. Mas por quê?

Acontece que por mais que você se dedique na tarefa de poupar, pode acabar cedendo à tentação de comprar algo em um momento inoportuno. Assim, se o cartão ou dinheiro estiver por perto, já era!

Crie uma conta digital em algum banco e guarde seu dinheiro lá, e jamais carregue o cartão consigo.

Dessa forma, em pouco tempo sua “reserva” estará maior, poupando seu dinheiro e podendo reinvesti-lo em alguma ação ou título público do Tesouro Direto.

Como controlar gastos e poupar dinheiro? Comprometa-se com a mudança e comece o quanto antes!