Empreendedorismo

Como Montar uma Construtora?

A construção civil é um dos tipos de negócios mais promissores e altamente rentáveis. Os serviços de construção são demandados em qualquer crise, a qualquer momento e em qualquer lugar do nosso país, mas como montar uma construtora?

Vamos te dizer como abrir uma construtora do zero, como escolher o tipo certo de atividade e como organizar tudo com competência.

Uma breve visão geral do negócio da construção civil

Em qualquer cidade há um grande número de empreiteiros envolvidos na construção. Seus serviços são sempre demandados entre a população, organizações comerciais e governamentais.

Nas cidades de médio e pequeno porte, predominam as empresas de construção civil com funcionários de 40 a 100 pessoas.

No volume total de atividades de pequenas e médias empresas, a construção civil tem ocupado consistentemente uma participação de 10 a 12% nos últimos três anos.

Portanto, mercado tem, e saber como montar uma construtora pode ser um diferencial no começo.

Tipos de empresas por área de atuação

Abrindo uma construtora do zero e contando com um negócio de sucesso, você precisa pensar em sua estrutura com antecedência.

No total, existem dois tipos de empreendimentos: especializados e complexos. O primeiro é unir trabalhadores da mesma especialidade, muitas vezes de diferentes qualificações, e oferecer certos tipos de trabalho: (instalação, acabamento, reparos entre outros).

Empresas complexas possuem uma equipe de trabalhadores de todas as profissões e realizam um ciclo completo de produção de construção. A divisão interna do trabalho depende da organização do trabalho, a estrutura pode ser:

Sem separação – qualquer funcionário é capaz de realizar todas as operações tecnológicas;

Com separação parcial – o trabalhador é principalmente engajado em trabalhos altamente especializados, mas pode assumir as funções de profissões relacionadas;

Com separação completa – cada funcionário trabalha em uma área estreita, seu trabalho faz parte da cadeia tecnológica.

Ao criar uma equipe de contratação para trabalhar em uma determinada instalação com um ciclo completo, inclui os trabalhadores principais e auxiliares, e o engenheiro da obra.

O contratante coletivo geralmente trabalha em um modo multi-turno, a composição numérica da equipe depende diretamente do tamanho e complexidade da empreitada. Essa opção é considerada mais prática para uma construtora por diversos motivos:

  • Os trabalhadores são mais rápidos para dominar profissões relacionadas;
  • O tempo de trabalho é condensado, ninguém está esperando por ninguém;
  • Uso racional de técnicas e mecanismos;
  • Há uma grande motivação para trabalhar;
  • O processo e a conclusão da construção é acelerado.

Como o trabalho de uma construtora é organizado?

Por exemplo, considere a abertura de uma construtora com uma equipe de cerca de 40 pessoas e organize atividades.

São formadas 5 equipes de trabalho, que incluem carpinteiros, finalizadores, pintores e um mestre em obras gerais.

A empresa espera realizar obras de instalação e desmontagem, reparo, acabamento. Principais áreas de atuação:

Reparo de apartamentos, escritórios, instalações industriais; Instalação de placa de gesso, tetos suspensos, esquadrias de janelas;

Obras de gesso e pintura, colocando telhas; fiação de equipamentos elétricos, instalação de tomadas, interruptores.

A construtora também aceita pedidos para a construção de casas e apartamentos. Neste caso, é realizada uma gama completa de obras: arranjo de fundação, alvenaria de tijolos (blocos), paredes, construção de molduras, telhados, vidros e obras de acabamento.

Esquema geral do processo de produção da construtora

Os principais problemas que surgem no processo de trabalho da construtora:

Atrasos na entrega da obra – o motivo: distribuição ineficiente dos trabalhadores sobre as tarefas;

Tempo de inatividade no trabalho das equipes – associados ao recebimento atrasados de materiais, falta de equipamentos necessários;

Cálculos incorretos dos estoques de almoxarifado – há materiais de construção excedentes que excedem a taxa mensal necessária.

Prestando atenção a esses pontos, você pode aumentar significativamente a produtividade da empresa. Como montar uma construtora pode não ser uma tarefa fácil, porém possível.

É necessário monitorar constantemente os custos, analisar as causas do tempo de inatividade e a execução tardia das ordens. Este é o trabalho do gestor ou proprietário da empresa que está interessado em aumentar os lucros.

O que você precisa para abrir uma empresa de construção?

Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre a lista de serviços que a empresa fornecerá. Então você precisa encontrar para alugar ou comprar um escritório e depósito para materiais de construção.

Se você pretende abrir uma empresa de construção do zero, você precisará de um plano de negócios. É impraticável iniciar um negócio se você não conhece seus concorrentes e não imagina a quantidade de custos.

Grandes projetos envolvem uma quantidade significativa de investimento para o cliente e exigem bons equipamentos da construtora (equipamentos, trabalhadores qualificados).

Aluguel e locação de equipamentos de construção

No ramo da construção civil, especialmente pequeno, há um alto nível de desgaste de ativos fixos, máquinas especiais, equipamentos, ferramentas.

É mais rentável comprar novos equipamentos ou modernizar a produção com o uso de locação. Mesmo a uma taxa maior do que um empréstimo bancário é emitido, o acordo final mostra maior praticidade da locação em comparação com um empréstimo devido à depreciação acelerada.

Pelo acordo com o comprador, a locadora adquire as máquinas e mecanismos necessários, e depois fornece ao empreendedor para uso em um contrato de locação.

Busca por pessoal qualificado

A formação de uma equipe viável é uma das tarefas mais importantes na abertura de uma construtora.

No processo de trabalho, é necessário criar condições para a formação avançada, a possibilidade de ampliar as funções laborais.

Por si só, trabalhar em uma pequena construtora é mais atraente, interessante, e se for acompanhado de um salário decente, as pessoas vão apreciar seu lugar.

Competitividade de uma pequena empresa

No campo da construção civil, os principais critérios de seleção para os consumidores de serviços são o custo de trabalho, qualidade, reputação da empresa, experiência e, situação financeira.

Os termos são muito importantes, eles, por sua vez, só podem ser fornecidos se houver um equipamento produtivo.

Iniciando um negócio de construção, você precisa olhar para os concorrentes mais próximos e avaliar objetivamente suas capacidades comparando os principais indicadores.

Dificuldades das construtoras

A construção e revisão é uma produção complexa, intensiva em materiais e intensiva em mão-de-obra. E se, por exemplo, a qualidade dos materiais de construção não estiver à altura, o consumidor ainda fará reivindicações ao contratante. Enquanto isso, seus custos aumentam a cada ano.

Há muitas perspectivas em como montar uma construtora, tudo depende de seus desejos e capacidade! Desejamos sorte, até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Leia mais: Como vender mais no Instagram?