Veja como desentupir o vaso com água quente em poucos passos

Hoje você vai aprender a desentupir o vaso com água quente. Afinal de contas, não há nada mais chato do que um vaso sanitário entupido. Esse tipo de problema faz a gente perder um tempo precioso do nosso dia. Por outro lado, existem várias formas de resolver esse imprevisto. 

E neste artigo vamos tratar de uma delas. Inclusive, essa é a maneira mais fácil e rápida de desentupir um vaso. Por outro lado, se o entupimento persistir, o seu encanamento pode estar prejudicado ou o problema pode ser na sua rede de esgoto. 

Neste sentido, para solucionar problemas relacionados a esgoto obstruído, o melhor mesmo é contratar uma empresa especializada no ramo. Dito isto, vamos ver a seguir como desentupir o vaso com água quente. 

Passo a passo para desentupir o vaso com água quente 

A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de desentupir o vaso com água quente é que isso não significa utilizar água fervente. Assim, você não deve deixar a água ferver, pois ela pode danificar o vaso. Esclarecido esse ponto, veja uma maneira simples de desentupir o vaso com água quente:

  • Em uma panela grande, leve ao fogo 5 litros de água quente (se não tiver uma panela grande, pode usar duas ou mais);
  • Não deixe a água ferver e desligue o fogo assim que as primeiras bolhas começarem a surgir;
  • Despeje aos poucos a água quente no vaso sanitário, com muito cuidado para não se queimar e para a água não transbordar; 
  • Tampe o vaso e espere cerca de 20 minutos;
  • Por fim, dê a descarga. 

Considerações importantes sobre o assunto 

Antes de tentar desentupir o vaso com água quente, é bom ter certeza da origem do entupimento. Ou seja, você sabe exatamente o que está entupindo o vaso? Se isso estiver ocorrendo por causa de dejetos, então você não terá problemas maiores. 

Por outro lado, se algum objeto sólido estiver preso no encanamento do vaso, a água quente pode não resolver. Nesse caso, há outras maneiras de tentar desentupir o vaso. Uma delas é utilizando um arame em formato de gancho. 

Inserindo esse arame no vaso e fazendo um movimento de rotação, é possível remover objetos que eventualmente possam estar presos na saída de água. Outro detalhe importante é que excesso de papel higiênico costuma entupir o vaso sanitário.

Em residências onde há crianças, isso é até comum de acontecer. Assim sendo, para resolver esse imprevisto, a água quente pode ajudar, mas talvez não desentupa o vaso por completo. Deste modo, o arame também deve ser usado. 

O que não fazer para tentar desentupir o vaso 

Desentupir o vaso com água quente, mas não fervente, é uma ótima solução, pois você não terá custos e não precisará lidar com produtos químicos. Por outro lado, algumas atitudes podem ser prejudiciais e aumentar ainda mais o problema. Então, separamos aqui algumas técnicas as quais você não deve recorrer para tentar desentupir o vaso:

  • Utilizar em excesso produtos químicos, como soda cáustica;
  • Utilizar outros objetos de modo a forçar a passagem de água; 
  • Ou ainda utilizar o desentupidor de forma inadequada. 

Se você tentar forçar muito a passagem da água, mesmo utilizando água quente, é possível que haja a ruptura do cano. Nesse caso, o prejuízo será muito maior. 

Principais causas de entupimentos de vasos

Antes de encerrar, saiba que existem dezenas de prováveis causas para um entupimento de vaso sanitário. Por isso ressaltamos que você deve ter em mente o que está ocasionando o entupimento. Tentar desentupir o vaso com água quente pode resolver ou não o problema. Assim, veja o que mais causa essa situação em residências no geral:

  • Papel higiênico;
  • Fio dental;
  • Absorventes;
  • Pequenos objetos;
  • Dejetos em grande quantidade;
  • Óleo de cozinha;
  • Fossa entupida. 

No caso do último item, quando a origem do problema é a fossa, saiba que ela fica do lado de fora da residência. Nesse caso, não adianta tentar desentupir o vaso com água quente. Se a fossa estiver entupida, o problema vai persistir e piorar com o passar dos dias. 

Então, para essa situação não se tornar insuportável, o mais indicado é contratar uma desentupidora de confiança. Uma empresa do ramo tem acesso às melhores ferramentas e profissionais para que você não sofra mais com vaso entupido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 1 =