Cotidiano

Como obter uma iluminação mais eficiente em casa

Você já se perguntou como ter uma iluminação mais eficiente, utilizando a energia de forma mais responsável em sua casa e que lhe permita economizar na conta de luz? A iluminação tem um papel fundamental nisso, então se você quer aprender a consumir energia elétrica de forma mais eficiente , não perca este post.

Custo de uma iluminação mais eficiente X conta de luz

Na fatura de eletricidade da sua casa, as despesas de iluminação representam em média 11,7% da fatura de energia , sendo apenas superadas pelo custo dos eletrodomésticos. De fato, segundo este mesmo estudo, este consumo equivale a 410 kWh/domicílio por ano, o que coloca novamente a iluminação em segundo lugar em termos de consumo médio de kWh, atrás do gasto do frigorífico.

Iluminação mais eficiente: Lâmpadas LED vs. baixo consumo

É claro que escolher as lâmpadas certas é de grande importância quando se trata de economizar no consumo, pois tem uma iluminação mais eficiente. Nesse sentido, as lâmpadas incandescentes, as tradicionais, estão perdendo destaque por acarretarem um maior consumo. Se queremos gastar energia de forma mais eficiente, a opção mais recomendada é optar por lâmpadas LED .

Muitas vezes vemos como pode ser relativamente fácil confundir lâmpadas LED com lâmpadas economizadoras de energia devido às suas semelhanças. No entanto, nem os seus materiais são os mesmos, nem funcionam da mesma forma, pelo que economia que a sua utilização implica também serão diferentes. A seguir, mostramos as características desses dois tipos de lâmpadas:

Lâmpadas economizadoras de energia : Funcionam de forma semelhante às lâmpadas fluorescentes, pois geralmente são lâmpadas fluorescentes compactas. Costumam consumir cerca de 50% a 70% menos energia do que as lâmpadas tradicionais. Eles também podem conter metais pesados ​​na forma de gás, como mercúrio, que os tornam perigosos se quebrarem. Sua vida útil é de cerca de 10.000 horas.

Lâmpadas LED : ao contrário de outros tipos de lâmpadas, elas não usam resistores ou filamentos, mas usam vários diodos emissores de luz (LED), e sua vida útil é estendida graças aos dissipadores de calor, além de ter uma iluminação mais eficiente. Consomem aproximadamente 80% menos energia do que as lâmpadas tradicionais, têm 100% de brilho desde o primeiro uso, geram apenas 2% de calor e são 98% eficientes. O seu preço é um pouco mais elevado, mas graças ao seu baixo consumo e à sua longa vida útil, até 50.000 horas, são a melhor opção para poupar na iluminação da sua casa.

Que fatores afetam a luminária LED?

Apesar do fato de que, como dissemos, a vida útil das lâmpadas LED é muito longa e pode chegar até 50.000 horas, vários fatores devem ser levados em consideração que podem afetar negativamente a luminária LED :

  • Calor : Como em todos os eletrônicos, o calor afeta negativamente a vida útil dos LEDs, bem como sua luminosidade. Estes geralmente incorporam um sistema de dissipação de calor e, em alguns casos, elementos térmicos que detectam aumentos de temperatura. Se a temperatura ambiente ficar muito alta, os elementos de aquecimento diminuirão a potência do LED até cair.
  • Umidade : Apesar de serem bastante resistentes à umidade, as partes metálicas que as compõem, bem como suas conexões, podem ser rapidamente afetadas pela umidade. Se a sua casa for propensa a alta umidade, a melhor opção são as lâmpadas LED com classificação IP65-IP68 contra água e condições úmidas.
  • Eficiência : você deve ter em mente que os LEDs são normalmente fabricados para uma classe específica de corrente elétrica. Aquelas luminárias que têm mais LEDs e são usadas com uma corrente mais baixa durarão mais.
  • Químicos : ambientes como os do litoral, com alto teor de sal, podem afetar negativamente a vida útil dos LEDs, assim como produtos químicos como o cloro, por exemplo.
  • Efeitos mecânicos – O estresse mecânico pode destruir os LEDs. Uma forte descarga eletrostática pode danificá-los, por isso é melhor que os LEDs que você decidir comprar sejam de uma marca de qualidade que teste seus produtos por pelo menos 24 horas.

Que níveis de iluminação são recomendados por área da casa?

Ter iluminação adequada em sua casa é essencial, pois uma quantidade insuficiente de luz pode causar dores de cabeça, cansaço, fadiga ocular e estresse, além de danos permanentes aos olhos.

Dependendo da sala e das tarefas que normalmente são realizadas nelas, existem níveis recomendados de brilho ou lux, a unidade na qual a iluminação é medida:

  • Entre 50 e 200 lx : recomendado para áreas de trânsito como corredores, halls, armazéns ou copas.
  • Entre 200 e 1.000 lx : recomendado para áreas de uso frequente, como cozinha ou quarto.
  • Mais de 1.000 lx : recomendado para áreas de trabalho ou onde se realizam tarefas que requerem maior grau de visualização, como escritórios ou áreas de trabalho habituais.

Localização, quantidade e tipo de lâmpadas

Uma maneira simples de obter uma iluminação mais eficiente em sua casa é localizar corretamente cada ponto de luz . Os tetos com um grande número de focos são cada vez mais frequentes, algo desnecessário e que supõe uma maior despesa para o nosso bolso. Por isso, procure localizar as luminárias em locais-chave, como acima da mesa no caso da sala de jantar. Em pequenas salas ou halls, você pode optar por lâmpadas auxiliares com as quais você pode direcionar a luz de acordo com suas necessidades em todos os momentos.

Além disso, você deve ter em mente que, dependendo da sala, o tipo de luz necessária muda . Por exemplo, para o seu quarto, a opção mais aconselhável é usar lâmpadas quentes e lâmpadas auxiliares para tarefas como ler ou checar seu celular ou tablet da cama. Por outro lado, para salas como a cozinha ou o banheiro, você precisará de uma iluminação mais fria e mais potente. Esse tipo de distribuição, vai deixar sua iluminação mais eficiente, além de decorar sua residência.

Uso de sensores e temporizadores

Outra boa opção que vai te ajudar a otimizar o uso das luzes da sua casa é usar sensores e temporizadores . Dispositivos de automação residencial que automatizam suas luzes são um bom investimento que afetará positivamente sua conta . Além disso, eles estão se tornando mais baratos.

Aumenta a entrada de luz natural

Claro, você não pode esquecer de aproveitar a luz natural e as condições atmosféricas tanto quanto sua casa permitir. O mais aconselhável é fechar as persianas e as cortinas apenas quando já estiver escuro, para aproveitar todas as horas de sol.