Notícias

Melhores tábuas para fazer um ótimo churrasco em 2022

Pode não parecer, mas as tábuas de churrasco são utensílios muito práticos para a preparação do churrasco. Em 2022, com tantas mudanças, os itens para churrasco também se modernizam para atender a necessidade de todos os churrasqueiros e do público que não nega uma boa carne.

Veremos abaixo quais as melhores tábuas para churrasco, um dos utensílios mais importantes para churrasqueiros.

Madeira para tábuas de carne para churrasco: qual importância na sua escolha

Escolher tábuas para churrasco pode parecer uma tarefa simples, porém, existem inúmeros pormenores que caso sejam ignorados pode acabar gerando algum arrependimento na compra.

As pessoas não percebem que devem levar em conta a dureza do produto, por exemplo, uma tábua de vidro que provavelmente será mais dura e resistente. Caso seja de madeira, a tábua necessariamente precisa de mais cuidado na higienização. As de plástico, infelizmente, não são tão resistentes, etc. Tudo isso deve ser notado antes da compra.

Quais são as melhores madeiras para tábua de corte

Vejamos quais as melhores madeiras para sua tábua de churrasco:

  •     Roxinho
  •     Muirapiranga
  •     Jatobá
  •     Pequiarana
  •     Aroeira
  •     Angico
  •     Muiracatiara
  •     Garapeira

Não só a madeira é importante, mas a forma como ela é feita também. A seguir entenderemos o que se considerar na hora de escolher suas tábuas para churrasco.

Tábua de madeira entre os utensílios de churrasqueiros: conheça algumas dicas essenciais para a escolha e cuidados

Uma escolha de uma boa tábua e qualquer outro utensílio para churrasco necessita que o comprador olhe para suas necessidades e possibilidades. Aqui vão alguns pontos dignos de nota para uma boa escolha de tábua madeira:

As tábuas para churrasco devem ser duras o suficiente para resistir ao tempo e uso, porém ainda deve ter cuidado para não danificar os itens de churrasco, como faca e outros que vão entrar em contato direto com a superfície da tábua.

É importante que a tábua seja densa – não necessariamente dura – porque isso significa que ela tem poucos poros e é menos oca, dessa forma, é menos suscetível ao ataque de fungos e bactérias que se alojam na madeira.

Se a madeira for de má qualidade ou não passou pelos processos adequados, o seu gosto e seu cheiro podem impregnar na carne, por exemplo. O mesmo sobre a toxicidade, algumas madeiras podem causar alergias ou irritação em certas pessoas.

Como cuidar das suas tábuas?

Vejamos algumas dicas de como higienizar bem sua tábua:

  •     Evite usar as mesmas tábuas para legumes e carnes. Tente deixar apenas uma para cada um dos tipos de alimentos.
  •     Use óleo de madeira em suas tábuas. Para uma placa nova o ideal é aplicar diariamente durante 5 dias e depois uma vez por mês pelo menos.
  •     Não usar cloro e outros produtos químicos. Eles atrapalham a ação do óleo e podem danificar a madeira.
  •     Não lavar a tábua em uma máquina de lavar louças. Ela também pode danificar a madeira com a temperatura.

As tábuas de madeira necessitam de uma higienização bastante caprichosa, para que não ofereçam riscos aos alimentos cortados nela.

Densidade da madeira e suas vantagens como utensílio de churrasqueiro

A densidade para a tábua é muito importante, porque mesmo algumas tábuas duras ainda podem ter pouca densidade, que é medida pelo peso. Uma boa densidade evita que a tábua acumule bactérias em seu interior.

Gosto ou cheiro da madeira: porque analisar esse aspecto?

Muitas vezes o processo de selamento da tábua e a forma como ela foi produzida podem deixar a madeira da tábua com gosto e cheiro, que é transferido à carne no momento do corte. Na hora da compra, se deve estar atento ao cheiro do produto e se for muito forte optar por um que apresente menos odor.

Toxicidade na madeira da tábua de churrasco: o que é e como evitar

É importante se atentar sempre à origem da madeira, para que não seja utilizada uma achada na caçamba ou no mato, por exemplo. Esse tipo de coisa pode trazer algum produto químico ou algum resíduo que cause problemas como irritação ou contaminação nas pessoas.

Algumas madeiras têm também propensão a causar alergias, como Jacarandá-da-Bahia e Cedroanara.

Essas foram as dicas para compra e manutenção de suas tábuas para churrasco. Apesar de ser negligenciada por muitas pessoas, ter atenção e cuidado com suas tábuas são importantes para o sucesso do seu churrasco.