Principais problemas com uma equipe desmotivada

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre equipe desmotivada e como isso pode gerar um problemão no longo prazo. Porém, por aqui, vamos entender um pouco mais sobre algumas situações que podem gerar desmotivação e o que fazer para levantar a galera de novo.

Não é algo simples e nem fácil. Porém, é possível construir uma equipe motivada de maneira estratégica. E uma das primeiras coisas que você deve fazer é entender que ninguém é um robô.

Ou seja, não adianta nada querer criar regras, gincanas e dinâmicas para “fortalecer” a motivação do pessoal. Não é assim que funciona. A motivação empresarial deve ser genuína e não apenas projetada – afinal, é isso que fará com que os resultados também sejam genuínos, e não apenas um “número de planilha”.

Continue lendo e saiba mais.

Equipe desmotivada com o trabalho

A equipe desmotivada com o trabalho é um reflexo do que está acontecendo no dia a dia. No entanto, pode ser também um reflexo de algo maior. Afinal, pode ser que as pessoas não gostem de fazer o que estão fazendo e, portanto, buscar motivação é algo mais difícil.

Porém, algo muito importante que precisa ser considerado, é o fator humano. Não é sempre que a motivação é encontrada e não são todos os dias que a motivação estará lá em cima. Saber conviver com isso é muito mais importante e saudável do que buscar a motivação eterna para a equipe. Não existe motivação eterna. O que existe, são picos de motivação e retorno à média. Observe isso na sua equipe. O mais importante é estar concentrado em prol de um objetivo.

Equipe desmotivada com os resultados

Se a sua equipe está desanimada e desmotivada por causa dos resultados, isso é um bom sinal. Afinal, você conseguiu diagnosticar um problema que pode ser corrigido no longo prazo, com ações e estratégias para “voltar ao normal”.

No entanto, é importante deixar a sensação de desânimo fazer parte do dia a dia da equipe para que eles saibam conviver com isso. Se frustrar por causa de um resultado negativo ou de algo que deu errado, é importante. Isso vai ajudar a construir motivação para buscar melhorar.

Portanto, lidere sua equipe nesse sentido. Mostre que errar ou ter um resultado negativo faz parte. É normal. Acontece. E não é isso que vai “acabar” com o objetivo maior. Essas ações ajudam a deixar as pessoas mais soltas e tranquilas para entregarem o melhor.

Dica de empreendedor: Como Montar uma Construtora?

Equipe desmotivada com o chefe

Se a sua equipe está desanimada com o chefe, é fundamental checar o motivo disso. Muitas vezes, a resposta está justamente nisso. Ao invés de ser “chefe”, é muito melhor ser “líder”. O líder é quem constrói motivação e faz as pessoas se sentirem ainda mais importantes dentro da empresa. O chefe manda as pessoas fazerem e, se der errado, será culpa delas.

Se a sua equipe tem um chefe, é importante conversar com essa pessoa e buscar novas alternativas de gestão. Uma equipe precisa de regras e limites, sem dúvida. No entanto, isso não diz respeito à falta de humanização.

É justamente esse tipo de gestão, com “chefia”, que busca, depois, palestrantes e profissionais de dinâmica de grupo para fortalecer a motivação. Mas aí, as coisas já desandaram.

Equipe desmotivada com as metas

E por fim, a equipe desmotivada ainda pode estar se sentindo assim por conta das metas não esclarecidas. Um objetivo que não é bem entendido, é um objetivo falho. As pessoas não saberão para onde ir e nem como fazer. E mesmo que “cheguem lá”, não terão essa sensação de conquista.

Portanto, defina metas bem estabelecidas. Seja transparente e busque mostrar para onde a empresa está indo. Faça com que aquelas tarefas chatas do dia a dia sejam interpretadas como parte do percurso para o objetivo final.

Criar um escritório confortável, aromatizado, com bem-estar para todos, ajuda nisso. Experimente comprar óleos essenciais online para trazer mais motivação para o espaço e deixe as pessoas confortáveis para trabalhar.

Mãos à obra!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *