Carreira

Quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil

Quanto ganha um almirante da Marinha? É de muita honra e prestígio social pertencer a qualquer uma das três Forças Armadas do Brasil. No caso da Marinha, o cargo mais alto é o de almirante. Mas o que é necessário fazer para alcançar o privilégio de tal autarquia? Quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil? É o que vamos descobrir ao longo deste texto!

Veja também: Quanto ganha um enfermeiro da marinha?

Missão da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil é a mais antiga vertente das Forças Armadas e é a maior da América do Sul e da América Latina. E sua missão é preparar e empregar o poder Naval, para contribuir com a defesa da nossa Pátria, a fim de garantir os poderes constitucionais, da lei e da ordem; para o cumprimento de atribuições previstas nas Leis e para o apoio à Política Externa. E de seu surgimento até os dias atuais, houve muitas mudanças em quanto ganha um almirante da Marinha.

O que devo saber antes de me inscrever para o Concurso Público da Marinha do Brasil? 

Se seu objetivo é ser remunerado com quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil, você vai precisar primeiramente se dedicar bastante aos estudos!

O processo seletivo da Marinha do Brasil é dividido em três etapas. A primeira delas é a prova dissertativa, que é aplicada em dois dias subsequentes. No primeiro dia, num período de 05 horas, o candidato terá que responder 40 questões, sendo 22 de Matemática e 18 de Inglês, cada uma com o valor de 2,5 pontos, que somados chegam a um total de 100 pontos. No segundo dia, também no período de 5 horas, será necessário resolver 18 questões de Língua Portuguesa e 22 questões de Física, e ainda produzir uma redação.

Na segunda etapa, o candidato passará por uma Verificação de Dados Bibliográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i) – Natação e Corrida: nadar uma distância de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos para os homens e de um minuto para as mulheres, e correr um percurso de 2.400 metros em 16 minutos pelos homens e 17 minutos para as mulheres. Avaliação Psicológica (AP), Verificação de Documentos (VD) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Se aprovados em todos os requisitos exigidos, o candidato passará por um período de adaptação e iniciará o curso de graduação respectivo ao posto ou praça conquistado, e uma vez aprovado, é possível ser remunerado com quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil.

Relação de autoridades, Postos e Graduações 

Independentemente de quanto ganha um almirante da Marinha, assim como na Aeronáutica e no Exército, há uma hierarquia na MB, denominadas Postos e Praças. No grupo de Postos Oficiais, estão os Generais que, respectivamente, são: Almirante, Almirante da Esquadra, Vice-Almirante e Contra-Almirante. No grupo dos Superiores estão o Capitão de Mar e Guerra, Capitão de Fragata e Capitão de Corveta. Nos Intermediários está o Capitão Tenente. E os Subalternos são: Primeiro Tenente, Segundo Tenente e a Guarda Marinha (onde há divisões de praças especiais: Suboficial, Primeiro Sargento, Segundo Sargento, Terceiro Sargento, Cabo e Marinheiro).

Posto é o grau de hierarquia do oficial, que é outorgado pelo Ministro de Força Singular confirmado em carta patente ou por ato do Presidente da República, e será provido somente em tempo de guerra.

A graduação é conferida pela autoridade militar competente, e é o grau hierárquico da Praça. As praças especiais são os pertencentes à Guarda-Marinha, Aspirantes-a-Oficial e alunos de órgãos específicos de formação de militares. A autarquia e o privilégio de se beneficiar de quanto ganha um almirante da Marinha é uma dádiva reservada a poucos.

Quais são as atribuições de um Almirante e quais são os critérios de promoção na Marinha 

Ao Almirante é designada a responsabilidade de servir a Marinha, e principalmente pela defesa das áreas litorâneas e das plataformas continentais pertencentes ao país.

Existe um regulamento de promoções de praças da Marinha, que especifica algumas diretrizes, que dizem que a promoção é efetivada por ato administrativo a fim de preencher vagas de graus hierárquicos de forma seletiva. Tais promoções são efetuadas pelos critérios de antiguidade e merecimento, por bravura ou post-mortem (pós morte). A promoção por merecimento é baseada em qualidades que distinguem a Praça de seus iguais, observados e avaliados no decorrer da carreira e no desempenho de funções na graduação que ocupa. 

É possível alcançar o cargo e quanto ganha um almirante da Marinha através da promoção. A promoção por antiguidade é baseada na precedência hierárquica sobre os demais. E a promoção por bravura é resultado de atos incomuns de audácia e altruísmo que excedem os limites normais de cumprimento do dever e representam atos imprescindíveis e de grande utilidade às operações. Esta promoção é efetuada pelo Ministro da Marinha, pelos Comandantes dos Teatros de Operações e dos demais Comandos Operacionais e pelo Presidente da República, mas somente quando em operações de guerra.

A promoção post-mortem é uma expressão de reconhecimento da nação a servidores falecidos em exercício da atividade ou em consequência dela, ou um reconhecimento de direito à promoção não realizada por motivo de óbito. 

Almir Guarnier, atual Almirante de Esquadra e sua história na Marinha do Brasil

Almir Guarnier Santos, nascido no Rio de Janeiro no dia 22 de setembro de 1960, é o atual comandante da Marinha do Brasil, ocupando o cargo de almirante de esquadra.

Iniciou um curso denominado de Formação de Operários muito jovem, aos 10 anos – quando provavelmente não imaginava que se tornaria um almirante nem quanto ganha um almirante da Marinha nos dias de hoje – na escola Comandante Zenethilde Magno de Carvalho, que atualmente não existe mais. Concluiu sua graduação de Técnico em Estruturas Navais, numa escola muito renomada em sua cidade natal, a AMRJ (Escola Técnica do Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro) no ano de 1977. 

Por ter iniciado sua história na Marinha do Brasil ainda muito cedo, aos 24 anos foi promovido a Primeiro Tenente, na data de 31 de agosto de 1984. Logo após, iniciou um curso para aperfeiçoar seus conhecimentos em Eletrônica para Oficiais, concluindo-o como o primeiro da turma, em 1985.

Foi desenvolvendo habilidades operativas ao longo dos anos a bordo de navios modernos e sempre se destacando nos exercícios de suas funções. Chegou, inclusive, a ocupar os cargos de chefia e de encarregado, cargos de altíssima responsabilidade e mérito dentro das praças da Marinha, entre outros de igual prestígio.

Foi nomeado Contra-Almirante em março de 2010, e no último dia de março de 2014, Vice-Almirante. Entre meados de 2014 e novembro de 2017 atuou no Ministério da Defesa se tornando Assessor Especial do Ministro, e no dia 09 de abril de 2021 tornou-se o Almirante da Esquadra, o qual ocupa até os dias atuais, o cargo de maior prestígio e descobrindo assim quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil.

Afinal, quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil?

Após os reajustes sofridos na Reforma Previdenciária da categoria, o Governo Federal divulgou recentemente a nova tabela de salários dos militares para 2021. Então, se você busca ingressar nas Forças Armadas, esse é o valor oficial de quanto ganha um almirante da Marinha, até que haja outro reajuste na Previdência referente aos salários de militares.

A remuneração atual de um Almirante é de R$14.031,00. Vale ressaltar que a remuneração de militares pertencentes às Forças Armadas é composta por soldo mais gratificações, como adicional militar, adicional de habilitação, adicional de permanência, entre outros.

E então, gostou de saber quanto ganha um almirante da Marinha do Brasil? Envie esse texto para alguém que tenha interesse pela carreira militar, que ficará contente em saber das gratificações de um almirante no Brasil.