Gastronomia

Dicas de receitas com realçador de sabor

Várias pessoas fazem receitas com realçador de sabor em suas receitas todos os dias. Isso é, até mesmo sem perceberem que sua presença é importante para seu prato. Esse aditivo alimentar é uma adição muito comum dentro da indústria alimentícia, pois ajuda a melhorar produtos em diversos pontos, como seu sabor e também sua qualidade.

Seu uso é feito principalmente na culinária asiática e na produção de diversos molhos e caldos que podem ser adicionados nos alimentos. Muitas pessoas não fazem a mínima ideia de sua presença em grande parte de seus alimentos.

Mas muitos não entendem do que se trata este aditivo alimentar popular, afinal o que seria receitas com realçador de sabor de forma científica e como usar ele em suas receitas diárias? Há como adicionar ele de forma saudável? São questões pertinentes na mente de muitas pessoas que desejam continuar usando esse aditivo alimentar que provém um sabor marcante e delicioso nos alimentos.

Como fazer receitas com realçador de sabor?

Podemos chamar, de forma científica, o realçador de sabor de glutamato monossódico, ou GMS ou MSG em abreviação popular. Esse é um aditivo alimentar que também pode ser considerado um ativador de sabor. Ele também é determinado como umami e se encontra como um sabor do paladar dos humanos que é mais forte do que aqueles comuns, ou seja, doce, azedo, salgado e amargo. 

O umami provém de um sabor delicioso ou saboroso ou também conhecido como sabor de carne. Ele não depende do doce, azedo, salgado ou amargo para conseguir oferecer sabor na boca do ser humano. Apesar de ser muito reconhecido por ser um elemento industrializado e artificial, existe também o glutamato natural, vindo do queijo e do tomate.

Porém, o corpo humano não consegue identificar a diferença entre o glutamato monossódico usado para realçar sabores e o glutamato natural. Sendo assim, o realçador de sabor é uma maneira pura de adicionar o sabor umami, o sabor de carne, para os alimentos.

Onde usar o realçador de sabor?

Sabendo que seu sabor é muito parecido com aquele de uma carne, queijo ou tomate, o umami pode ser utilizado para realçar o sabor e aproveitar a qualidade de diversos produtos. Entre estes, podemos mencionar que alguns produtos muito comuns no dia-a-dia da população contém o sabor do umami:

  • Molho shoyu;
  • Caldo de carnes pronto;
  • Caldo de frango pronto;
  • Refrigerantes;
  • Biscoitos e cereais;
  • Sachê de sabor para miojo e outros macarrões instantâneos;
  • Salgadinhos artificiais.

Ou seja, o uso desse aditivo alimentar artificial é muito comum e presente na indústria alimentícia como forma de aumentar a palatabilidade de seus produtos. Porém, em quais receitas o GMS ou MSG pode ser utilizado?

Quais receitas podem usar realçador de sabor?

Sabendo quais produtos contém o realçador de sabor, é possível fazer algumas receitas caseiras contendo esse elemento. Ele está presente não apenas em alimentos industrializados, mas também em baixos níveis dentro do corpo humano. Portanto, consumir um alimento com sabor umami de vez em quando não é algo maléfico.

Entre as receitas que podemos citar o uso do realçador de sabor, existem muitas, mas as principais a notar seriam essas:

  • Macarrão Yakissoba caseiro;
  • Salgadinho caseiro;
  • Carne de panela;
  • Frango de panela;
  • Peixe assado ou frito;
  • Biscoitos caseiros.

O uso do realçador de sabor é normalmente recomendado em pratos salgados, contendo carnes de diferentes tipos, já que seu sabor umami ajuda com que o paladar humano reconheça o sabor similar da carne de boi. Porém, é possível também encontrar ele em biscoitos e bolachas caseiras, além de usar ele em receitas de cereais, por exemplo.

Quais os riscos do realçador de sabor?

Enquanto tudo em excesso pode fazer mal, isso pode valer em dobro para o realçador de sabor. É comum que ele seja usado como forma de mudar o sabor da comida e deixá-la mais saborosa ou para substituir o sal. Porém, é preciso lembrar-se que o realçador de sabor em excesso pode até mesmo ser viciante e causar os seguintes malefícios no corpo humano:

  • Dores de cabeça;
  • Tontura e mal-estar;
  • O fígado é prejudicado, podendo ficar intoxicado;
  • Pode conter um excesso de hormônio do tipo ocitocina, que mata os neurônios do cérebro.

Portanto, a presença desse aditivo alimentar pode ser uma ótima opção para quem deseja melhorar seus pratos, mas deve ser uma escolha feita com cuidado. Nos dias de hoje, já existem refrigerantes, molho shoyu e diversos biscoitos que não dependem da adição do sabor umami em seu preparo.

Mesmo sendo um sabor delicioso que não pode ser encontrado em muitos alimentos naturais, vale lembrar que todo realçador de sabor é feito de forma artificial e que o organismo humano não pode suportar grandes níveis de substâncias artificiais. Sendo assim, é possível usar esse elemento em receitas, mas sempre mantendo cuidado e responsabilidade para não exagerar.