Dicas de Negócios

Rótulos para cervejas artesanais: Quais são as principais normas?

O consumo de cerveja artesanal tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, oferecendo uma variedade de sabores e aromas únicos que diferem das cervejas comerciais tradicionais. E para ganhar novos consumidores, muitas estão investindo em rótulos para cervejas artesanais.

As cervejas artesanais são produzidas com ingredientes de alta qualidade e técnicas especiais de produção, resultando um produto final mais refinado e saboroso. Por isso, entender o perfil dos consumidores da bebida é uma informação significativa para aumentar as vendas e construir a identidade da marca.

E para definir um branding marcante é preciso compreender sobre a criação dos rótulos para cervejas artesanais, inclusive as principais informações que precisam estar presentes.

Como vender mais cervejas artesanais?

A cerveja é uma bebida fermentada muito antiga, na qual o álcool é obtido por meio da fermentação do amido sacarificado, geralmente vindo do malte de grãos como a cevada, o trigo ou o centeio.

A cerveja artesanal é produzida com processos semelhantes à da cerveja tradicional e industrial. Porém, a diferença é que na produção da cerveja artesanal não existe intervenções para acelerar etapas, principalmente nos processos de fermentação e maturação, respeitando o tempo natural de ação dos ingredientes.

As técnicas exclusivas utilizadas na produção desta bebida tornam a cerveja artesanal ainda mais saborosa, refinada e aromatizada. Além disso, também é possível incluir ingredientes diferentes para realçar ainda mais o sabor, a textura e a cor da cerveja, cativando os consumidores.

O primeiro passo para aumentar as vendas da cerveja artesanal é compreender o comportamento e a expectativa do público-alvo que consome a bebida, entregando uma experiência diferenciada para os clientes.

Para aumentar as vendas de cervejas artesanais, é importante investir em estratégias de marketing eficazes. E uma das principais formas de atrair novos consumidores é oferecendo degustações em:

  • Lojas especializadas;
  • Bares;
  • E eventos gastronômicos.

Além disso, a criação de uma presença forte nas mídias sociais é fundamental para divulgar a marca e criar um relacionamento com os clientes. Oferecer kits degustações e promoções especiais também podem ser formas eficientes de atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Os rótulos para cervejas artesanais são outra fonte para aumentar ainda mais as vendas. Eles são responsáveis por levar informações e credibilidade para os consumidores, impactando a reputação da marca.

Informações necessárias nos rótulos para cervejas artesanais

Os rótulos e embalagens são utilizados tanto para conter as informações necessárias do produto quanto para estratégia de marketing, permitindo uma divulgação da marca com excelente custo-benefício.

Mas antes de utilizar os rótulos para cervejas artesanais como estratégia de divulgação da bebida, é fundamental entender todas as informações exigidas pelos órgãos governamentais. Com isso, será possível prevenir riscos financeiros e judiciais, além de passar uma maior confiança para os futuros consumidores.

As principais normas dos rótulos para cervejas artesanais, de acordo com o INMETRO e ANVISA, são:

  • Teor alcoólico;
  • Data de fabricação e validade;
  • Ingredientes;
  • Denominação do produto;
  • Número de registro do produto no MAPA;
  • Endereço do produtor;
  • Identificação clara do endereço de fabricação, quando terceirizado;
  • Nome empresarial do produtor (antiga razão social);

Com essas informações impressas e organizadas no layout do rótulo, é possível estar em dia com as exigências legais e ainda construir um design diferenciado para a cerveja.

Dicas para criar rótulos para cervejas artesanais com excelência

Garantir uma boa experiência para o consumidor é o que faz a diferença para ele lembrar da marca com facilidade e positividade. E essa experiência se inicia a partir do momento em que o consumidor entra em contato com o produto, mesmo que esse contato seja apenas visual.

Os rótulos para cervejas artesanais são a primeira impressão que os futuros clientes terão com a bebida. Por isso, ela deve causar curiosidade e atrair a atenção da pessoa em meio a tantos outros produtos da gôndola.

Para criar rótulos para cervejas artesanais com excelência e conquistar a atenção do consumidor é preciso seguir dicas valiosas. Por exemplo:

  • Utilizar cores e elementos visuais que combinem com a identidade do produto;
  • Entender precisamente quem é o público-alvo, para que a comunicação visual e verbal do rótulo seja feita de maneira coerente e objetiva;
  • Evidenciar nos rótulos caso haja a adição de algum ingrediente especial, possibilitando chamar ainda mais a atenção do consumidor;
  • Utilizar tamanhos e formatos padrões que não causem desconforto visual;
  • Inserir todas as informações obrigatórias nos rótulos para credibilizar ainda mais a marca e o produto;
  • Com o design dos rótulos, criar um destaque para o produto para que ele se diferencie dos outros e ganhe maior visibilidade nas prateleiras;
  • Aderir aos rótulos personalizados em caso de datas comemorativas (somente se for adequado ao público-alvo).

Assim, os rótulos para cervejas artesanais podem e devem ser utilizados como uma estratégia eficiente e de excelente custo-benefício em relação ao investimento para atrair mais clientes e alavancar o faturamento da marca.