TecnologiaTutoriais

Como escolher um celular para gravar vídeos para o YouTube?

Como escolher um celular para gravar vídeos para o YouTube? Hoje em dia, a gente sabe que você não necessariamente precisa ter uma câmera de vídeo para criar um canal no YouTube para produzir conteúdo. Muito embora que, em um passo mais profissional e qualificado, a câmera faz toda a diferença. No entanto, para quem está começando, o celular ajuda e ajuda muito.

Então, para unir o útil ao agradável, adquirir um celular melhorzinho e com uma qualidade de captação superior, faz com que você possa começar seus primeiros vídeos ainda hoje. E ainda, terá um celular super bom para as outras atividades do dia-a-dia.

Mas, quais são os critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor modelo? Existe um modelo ideal? É o que descobriremos a partir de agora, neste artigo. Então, continue a sua leitura por aqui.

Como escolher um celular para gravar vídeos para o YouTube?

Como escolher um celular para gravar vídeos para o YouTube
Como escolher um celular para gravar vídeos para o YouTube

Para escolher o melhor celular para gravar vídeos para o YouTube, você precisa ter em mente que nem todos os aparelhos são bons, mas quase todos são úteis. Com um celular bem antigo e com uma câmera que capta vídeos e áudios, você já consegue gravar seus primeiros conteúdos.

Hoje em dia, com um celular de entrada, na faixa de R$800, você já consegue ter uma qualidade de captação bem interessante, principalmente se você vai captar vídeos apenas em locais internos, como estúdios ou com suporte de iluminação.

Isto acontece pois as empresas que fabricam celulares estão cada vez mais entendendo a necessidade de boas lentes. Poucas coisas no mundo, hoje, não são filmadas. Antigamente, quando um fato acontecia, dificilmente havia registros se não houvesse uma câmera de segurança observando tudo. Hoje, praticamente tudo é filmado. E todos nós somos pequenos produtores de conteúdo, independentemente do estilo de vídeo que postamos – afinal, conteúdo é conteúdo.

E isso, claro, gera demanda no mercado, fazendo com que as empresas agilizem e aperfeiçoem as câmeras cada vez mais. Então, para quem quer começar a produzir um conteúdo um pouco mais pensado e trabalhado, um celular já consegue suprir esta necessidade.

Modelos recentes da Apple, da Samsung e principalmente da Xiaomi, oferecem uma qualidade de câmera superior, muitas vezes, às câmeras semi-profissionais. A única coisa que ainda não está tão avançada assim e talvez nunca “chegue lá”, é o microfone. Afinal, captar áudio é um desafio bem grande e não é tão simples.

Mas, vamos entender tudo isso a partir de agora. Veja nossas dicas para não errar na compra do seu smartphone com uma boa câmera para vídeos. Acompanhe.

Procure por modelos com uma câmera que capta bastante luz

Da mesma forma que alguém busca uma loja de produtos naturais online confiável para comprar cosméticos veganos, alguém que busca uma boa câmera, vai buscar uma loja especializada em câmeras.

Isto parece óbvio, mas não é tão óbvio assim. Afinal, hoje em dia é bem comum encontrar lentes e celulares nas mais diferentes lojinhas de variedades. Não seria surpresa daqui há mais algum tempo, celulares serem vendidos em lojas de conveniência. 

No entanto, você precisa tomar bastante cuidado para escolher um local que possa oferecer produtos realmente de qualidade e para a sua necessidade. Um celular com uma câmera que capta bastante luz, por exemplo, é um atributo óbvio para quem entende do assunto. Mas para quem não entende nada, é algo que passa facilmente despercebido.

Um celular com uma boa iluminação ajuda não só na hora de editar o material, como na produção em si, pois você não precisa fazer mil e uma configurações na lente do aparelho para que ela capte bem a imagem.

Um celular que consiga atingir um nível de ISO bem baixo e com o máximo de iluminação possível, é o mais indicado. Afinal, quanto mais ISO, maior é a luz captada. Mas também, pior é a imagem – ela fica toda granulada. Então, a lente precisa captar luz, só que sem que o ISO precise ficar alto.

Observe isso antes da compra, ok?

Observe a durabilidade da bateria

Outro ponto bem importante que você precisa observar antes de comprar um celular para gravar vídeos para o YouTube, é a bateria. Ou melhor, a durabilidade da bateria. Por mais que os aparelhos, hoje em dia, tenham um consumo baixo de bateria, você não deve optar por aqueles modelos que não são pensados para otimizar o uso da câmera.

Artigo recomendado: Como mudar o idioma do WhatsApp

Celular de baixo custo e que tem câmera, pode até gravar, mas a bateria pode acabar mais rapidamente do que um celular que saiba otimizar melhor este gasto. E você não quer que o seu vídeo seja cortado (e corrompido) durante as gravações, não é mesmo?

Além da bateria, algumas dicas extras: opte por um modelo que tenha uma boa memória interna (algo como 64gb), sem que haja necessidade de ficar colocando cartões de memória. Afinal, o armazenamento nativo do aparelho faz ele ser muito mais rápido e otimizado, enquanto que com o cartão de memória, o trabalho fica mais complexo para o processador do aparelho – e ele pode travar.

Opte por um modelo com uma boa câmera frontal para backup

Modelos com uma câmera de celular para gravar vídeos para o YouTube
Modelos com uma câmera de celular para gravar vídeos para o YouTube

A câmera frontal é pouco considerada para quem pensa em fazer vídeos mais produzidos e profissionais. Afinal, as marcas de celulares colocam, sempre, a melhor câmera na parte de trás do aparelho. 

Mas você, claro, vai sempre preferir um aparelho com uma boa câmera frontal. Por mais que você não pense em usá-la de forma oficial, ela estará lá, para quando você mais precisar. E este momento, claro, pode chegar.

Modelos com entrada P2 podem ajudar para captação de áudio externo

E por fim, não compre um aparelho que não tenha uma entrada P2 para captação de áudio. Mesmo que esta entrada seja feita com adaptador ou outro tipo de conexão, é muito importante que o aparelho em si consiga captar áudios externos a partir do plug de um microfone, como os de lapela.

Diferente do que muita gente pensa, o áudio de um vídeo muitas vezes é mais importante do que o próprio vídeo, pois as questões sensoriais fazem com que nós queiramos, sempre, um áudio impecável e que dê para ouvir sem ruídos ou ecos.

Com estas dicas, certamente você conseguirá comprar um excelente aparelho de celular para as suas primeiras captações de vídeo para o YouTube!