Como escolher o nome da empresa: 10 dicas essenciais
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Para montar um empreendimento, é necessário, inicialmente, criar um bom planejamento para a concepção do negócio. Existe um conjunto de informações burocráticas que fazem parte das etapas e dessa forma, a empresa começará a ser criada.
Em uma das fases de criação, o nome da empresa é um fator importante. Porém, vem a dúvida sobre qual título criar para batizar o negócio. Nesse momento, a mente fervilha com ideias, mas é importante criar uma marca que esteja envolvida com os produtos que você vai oferecer.
Por isso, desenvolvemos este tutorial para te ajudar sobre escolher o nome da empresa. Assim, você poderá ter melhores oportunidades para acertar na escolha e obter destaque para seu empreendimento. Por isso, continue na leitura e saiba mais sobre o tema. Vamos lá?
Como escolher o nome da empresa e surpreender seus clientes
Criar um nome para uma empresa não é tarefa tão simples e requer criatividade. A marca precisa conter a ideia sobre o negócio e os produtos que vai oferecer. Para que os clientes em potencial lembrem do negócio, o nome precisa gerar um impacto para que as pessoas possam recorrer ao empreendimento.
Após concluir o planejamento do negócio, vem o momento de criar o nome da empresa. Dessa forma, será possível criar o registro do empreendimento e iniciar o serviço. Para isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar. Continue lendo.
Crie um nome fácil
É importante que o nome da marca seja de fácil compreensão. Assim, os clientes lembrarão de você quando precisarem de algum produto. Para não confundir o público-alvo, sugerimos não usar termos genéricos e desenvolva um nome criativo para se destacar em meio à concorrência.
Exemplo: Suponhamos que pretenda montar um negócio para o público feminino, por exemplo. Escolha opções fáceis de pronunciar e de serem lembradas. Pronuncie a nome da sua loja feminina em voz alta e veja de ele se encaixa nesses requisitos básicos.
Misture informações simples
Essa tática funciona muito bem e traz a sensação de maior visibilidade para a empresa. Criando um nome composto, você pode obter um resultado que venha conquistar o público. Essa modalidade se chama “Mash-up” e vem sendo bastante utilizada no mercado.
Para dar um exemplo, a rede social Instagram mistura a ideia de imagens instantâneas com “telegramas”. Dessa forma, a empresa conquistou os internautas e pode não ser diferente com o seu negócio. Crie conceitos claros para surpreender seu público.
Crescimento da marca
O nome de uma empresa deve ser lembrado constantemente no mercado. Por exemplo, um supermercado chama atenção de seus clientes pelo tempo de atuação e pelas ofertas que cria para se destacar em meio à concorrência.
A marca precisa transmitir um significado para seu público-alvo e, para que dessa forma, conquiste a confiança, o respeito e tenha credibilidade em seu ramo de atuação.
Cuidado com nomes internacionais
Sobre como escolher o nome da empresa, existem regras simples que valem a pena respeitar. Uma delas é o uso de nomes internacionais para uma marca. Nesse ponto, a ideia sugere um nome simples e de fácil entendimento para os consumidores. Se você planeja batizar sua marca com esta modalidade, seja simples.
Não são todas as pessoas que dominam ou conhecem línguas estrangeiras. Por isso, crie algo fácil de decorar e que tenha produtos que chamem atenção além do nome do empreendimento.
Nomes que tragam credibilidade
Se você quer ver sua empresa crescer, é importante que o nome do negócio ajude. Por isso, é bom ter ideias que impactem na ascensão do empreendimento. Aqui, a sugestão é criar marcas que reúnam produtos que o público precise e que também possam despertar interesse das pessoas em outros itens.
Como exemplo, a marca internacional Vans, que é muito conhecida por sua linha esportiva, vende tênis, skates e outros acessórios que caíram no gosto popular. Dessa forma, você pode criar um nome que não limite sua empresa apenas a um produto.
Não seja tendencioso
Nessa dica, é importante não criar nomes que parem no tempo. O mercado sempre cresce e por isso, é bacana utilizar uma expressão que seja moderna e atemporal, e que permaneça na memória das pessoas. Para tanto, o nome da empresa deve ser simples, com conteúdo e que causem impacto aos clientes em potencial.
História da marca
Vale a pena criar ideias de nomes que expressem algum significado sobre sua empresa. Nessa questão, você pode reunir informações sobre o início da empresa, antes da consolidação no mercado.
Se você vendia produtos na forma “porta a porta”, consignações em outras marcas ou até mesmo se teve obstáculos no início, busque nomes que mostrem sua história. Como exemplo, se você antigamente transportava produtos em uma mala, veja como pode aproveitar essa opção.
Função do nome
Ao criar o nome de sua empresa, reveja se ele faz sentido. Leia quantas vezes for necessário e repita o nome em voz alta. Busque opiniões de outras pessoas e pesquise se as vogais, letras e expressões ajudarão a chamar a atenção de seu público.
Por isso, ressaltamos que você deve criar nomes que não sejam difíceis de interpretar e permaneça no imaginário popular. Assim, terá melhores oportunidades de se destacar na concorrência.
Nomes abreviados
Certamente, você já deve ter se deparado com marcas que possuem nomes curtos e fáceis de compreender. IBM, CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e LG, conquistaram posições significativas no mercado de forma direta, objetiva e contínua.
Usando nomes simples e abreviados, as chances de reconhecimento serão melhores e trará maior visibilidade para uma possível fidelização de clientes.
Pesquisa de nomes
Para concluir sua pesquisa sobre como escolher nomes de empresas, você precisa checar a disponibilidade do nome. Essa parte compreende a formalização e autorização para explorar o título.
Utilize mecanismos de busca como o Google e confira se sua ideia não está sendo utilizada por outra empresa. Em outro ponto, para lançar seu empreendimento na internet, confirme se o domínio está disponível para criar um site.
Também é possível pesquisar pelas redes sociais se o nome não está em uso e, com isso, poderá registrar sua ideia no INPI (Instituo Nacional de Propriedade Intelectual). Por fim, é hora de formalizar a marca, abrir o negócio e trabalhar para conquistar o público e o mercado.