Notícias

Como Funciona o Tratamento com Ibogaína?

Se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre tratamento com ibogaína, saiba que já faz parte da abordagem de muitas clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcóolicos.

Isso porque, é um tratamento mais rápido, comparando com os métodos tradicionais, e com resultados muito satisfatórios, particularmente no período de abstinência.

Justamente por isso vem chamando a atenção não só de profissionais de saúde, mas também por parte dos próprios dependentes e suas famílias.

Então, como se trata de um tratamento ainda pouco conhecido, reunimos aqui a principais informações sobre o tratamento usando a ibogaína.

Quais as propriedades da ibogaína e como funciona?

A ibogaína é uma substância derivada de uma espécie de arbusto, originário da África Ocidental, cujo nome científico é Tabermanthe iboga, mais comumente chamada de iboga.

É um alcalóide natural utilizado pela tribos africanas há séculos em seus ritos e cerimônias espirituais.

Quanto às suas propriedades, a ibogaína tem a capacidade de reinicializar completamente o cérebro.

As pessoas tornam-se dependentes de drogas porque elas usam as drogas para preencher os receptores químicos no cérebro.

O corpo se acostuma a essas substâncias químicas que ele para de produzi-las naturalmente. 

Dessa forma, quando a pessoa dependente tenta parar de usar a droga, ela se vê privada dessa abundância química e começa a sentir dores físicas.

A ibogaína, se liga a esses receptores e os leva ao seu estado normal, por sua vez, promove o equilíbrio químico e restaura a função dos neurotransmissores, que foi prejudicada pelo uso da droga.

Vale lembrar que será necessário alguns dias para que o cérebro restabeleça esse equilíbrio, enquanto que a ibogaína pode fazê-lo em algumas horas.

Quais os benefícios psicológicos da ibogaína?

Sendo uma substância psicoativa, a ibogaína age estimulando um estado semelhante ao sono, que muda o estado de consciência.

Muitas pessoas descrevem esse estado como uma real compreensão de sua vida pela primeira vez.

Essa clareza faz parte da maneira como a ibogaína funciona e influencia a perspectiva das pessoas dependentes.

Isso cria um sentimento de segurança, porque a pessoa é mentalmente confrontada com seu problema.

Dessa forma, a ibogaína auxilia na introspecção e reflexão, que permite ao paciente enxergar a vida sob uma nova perspectiva.

E é justamente por isso que o tratamento com ibogaína tem mostrado resultados tão eficazes.

Como funciona o tratamento com ibogaína

Em primeiro lugar, saiba que o tratamento usando a ibogaína deve ser feito em uma clínica de ibogaína especializada e acompanhado por um profissional habilitado.

Antes do tratamento, um diagnóstico completo é necessário, assim como uma avaliação física e psíquica do paciente.

Essa avaliação permite à equipe médica determinar o melhor plano de tratamento para cada paciente individualmente.

Assim como qualquer tratamento para dependência química, a chave está na vontade do paciente querer se livrar do vício, por consequência,  mudar essa situação.

Ao contrário dos métodos convencionais, o tratamento fazendo uso da ibogaína tem a duração de 5 dias, de segunda a sexta.

No início, é prescrita uma dose mais baixa, e progressivamente aumentada, cujo principal objetivo é fazer a pessoa se livrar das drogas.

Ao final do tratamento, recomenda-se que o paciente continue com um acompanhamento terapêutico, e se possível, participe de um grupo de apoio.