Educação

Nota de corte medicina UFRJ 2018

Muitas pessoas procuram saber a nota de corte medicina UFRJ 2018, com o objetivo de se preparar melhor para provas futuras, com base na nota de corte dos anos anteriores. Essa é uma prática comum também para estudantes que desejam fazer outros cursos em Universidades.

Ingressar em uma Universidade pública é o sonho de muitas pessoas. Alguns se preparam a vida toda para conseguir uma vaga nessas instituições, pois quando se trata de Universidade o ensino público é referência.

Mesmo as pessoas que podem custear uma faculdade se empenham em tirar uma nota boa no Enem para ingressar em uma universidade pública, devido a qualidade do ensino que essas instituições oferecem.

Qual a nota de corte medicina UFRJ 2018 – SISU

Quando se trata do curso de medicina, podemos dizer que esse é um dos cursos mais concorridos em uma universidade, seja ela pública ou privada. Sendo assim a concorrência para esse curso não seria diferente na UFRJ.

Se você deseja cursar medicina em uma Universidade pública, precisa estar atento a nota de corte medicina UFRJ 2018, pois as notas de corte dos anos anteriores podem te ajudar a manter um nível específico durante a prova atual.

Para te ajudar a ter essa base, preparamos esse artigo que vai te mostrar alguns detalhes interessantes da UFRJ, bem como informações pertinentes ao curso de medicina. Além disso, vamos te ajudar a saber a nota de corte medicina UFRJ 2018

O que a UFRJ tem de tão especial?

Podemos dizer que a UFRJ é uma das Universidades públicas mais importantes do país. Na verdade, talvez seja até mesmo a mais importante, pois foi a primeira Universidade federal a ser criada em 1920 no país.

Essa Universidade Federal do Rio de Janeiro é referência no mundo todo, mas principalmente na América Latina, sendo a primeira Universidade com o curso de engenharia nesta região do mundo.

A UFRJ é uma Universidade imensa, tanto em estrutura como em reputação. O campus principal da universidade possui o tamanho de um município médio.

Vários nomes da arte e da música estudaram na UFRJ. Alguns deles foram Jorge Amado, Vinicius de Morais, Candido Portinari, Oscar Niemeyer e Clarice Lispector.

Quando o assunto é medicina e ciência, a UFRJ é a quarta instituição que mais produz pesquisas no país. Além disso, a Universidade possui 9 hospitais e outros espaços de atenção à saúde.

Esses são apenas alguns fatos e curiosidades a respeito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas apenas por esses poucos fatos já conseguimos notar por que essa universidade é tão especial.

Estudantes do país inteiro se empenham para conseguir uma vaga nessa instituição de ensino. Mas como alguém pode entrar em uma universidade tão grandiosa? Veja no tópico a seguir as opções de acesso para a UFRJ.

Como um candidato consegue uma vaga na UFRJ?

Existem pelo menos duas formas de ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No entanto, as duas formas dependem do Enem para o ingresso.

A primeira forma é pelo Enem, junto com outro sistema de avaliação que chama THE (teste de habilidade específica) O THE é um sistema de avaliação usado para testar a aptidão do candidato para realizar o curso de interesse.

Nesse teste várias provas são realizadas com o objetivo de realmente avaliar as habilidades do candidato e suas aptidões de destaque.

A outra forma de ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro também é por meio do Enem, mas usando o SISU como sistema de acesso.

O SISU é um programa do governo usado para ajudar estudantes de todo o país a ingressar em uma Universidade pública. Tanto que a sigla “SISU”, significa Sistema de Seleção Unificada.

Tirando uma boa nota no Enem, você pode se inscrever no SISU para tentar o acesso à UFRJ. Mas assim como o FIES e o PROUNI, o SISU também possui nota de corte para todos os cursos e instituições.

As notas de corte podem variar durante todo o período de inscrição e o quesito para essa variação é a concorrência para as vagas do curso e também envolve a nota dos outros candidatos.

A boa notícia é que você pode mudar a opção de curso ou a universidade durante o período de inscrição, se a sua nota de corte não for suficiente. No entanto, se você deseja ingressar no curso de medicina da UFRJ, a melhor opção é estudar bastante.

Por que medicina é um dos cursos mais concorridos nesta Universidade?

Como mencionamos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro é referência em vários aspectos. Uma das referências na UFRJ é o seu curso de medicina. O curso de medicina dessa instituição está no ranking dos 5 melhores cursos de medicina do país.

Além disso, a UFRJ possui 9 hospitais e instituições de saúde, nas quais os alunos do curso de medicina podem fazer estágios e colocar em prática o que estão aprendendo.

Mas não precisa ficar desanimado por causa da grande concorrência que a instituição possui. Com dedicação e muito estudo você pode conseguir ingressar nessa Universidade.

Saiba qual foi a nota de corte medicina UFRJ 2018

Uma forma de conseguir acessar uma instituição pública de ensino como a UFRJ é pesquisando mais a respeito do desempenho dos candidatos nas provas de anos anteriores. 

Quando se trata do SISU, todos os anos as notas de corte mudam de acordo com cada curso. Essa nota de corte pode alterar durante o período de inscrição, que geralmente é de 3 dias.

A nota de corte medicina UFRJ 2018 foi de 816 pontos no primeiro dia. Já no segundo dia essa nota subiu para 821 pontos e no terceiro dia subiu para 823.

Como vimos, é necessário obter uma boa nota no Enem para conseguir atingir a nota de corte para o curso de medicina. A nota de corte medicina UFRJ 2018 é apenas um exemplo disso.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de estudo que podem ser muito úteis para você.  

Dicas para estudar e passar em medicina em uma Universidade pública

Apesar da concorrência, uma rotina de estudos adequada é a chave para conseguir uma boa nota no Enem, para conseguir ingressar em uma Universidade pública por meio do SISU. Veja a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.

Reserve um tempo específico para estudar

É muito importante organizar a sua rotina geral e separar um tempo específico todos os dias para estudar. É essencial cumprir com o horário destinado aos estudos, pois a rotina pode tornar a absorção de conhecimento mais fácil.

Organize seu espaço de estudo

Além de reservar um horário, também é muito importante organizar um espaço para que você possa estudar. Esse espaço deve estar sempre muito bem organizado, com luz adequada e silêncio constante para não tirar a sua concentração.

Pratique em exames antigos

Resolver provas antigas do Enem pode também te ajudar a obter uma boa nota, principalmente se você nunca realizou o exame. Isso é necessário para que você se familiarize com o padrão da prova.

Além disso, realizar provas antigas pode te ajudar a fixar bem os assuntos na sua mente, tornando o estudo mais proveitoso.

Agora que você já sabe a nota de corte medicina UFRJ 2018 e também viu algumas dicas de como tirar uma boa nota, continue estudando para garantir a sua vaga!