Empreendedorismo

Como ser um empreendedor digital em 5 etapas fáceis

Há muitas pessoas que querem saber como ser um empreendedor digital. Isso ocorre porque os empreendimentos no mundo digital podem ser incrivelmente lucrativos.

Um canal do YouTube com 10.000 inscritos ganhará em média 200 dólares por vídeo. Isso significa que, se você enviar um vídeo todos os dias da semana durante um ano inteiro, ganhará aproximadamente 56.000 dólares por ano, e isso nem inclui a receita extra que você obterá com o crescimento do seu canal.

Embora possa parecer fácil lançar uma empresa digital de sucesso, exige muito trabalho. Você terá que encontrar uma boa ideia de negócio, desenvolver habilidades digitais e, eventualmente, ser forçado a sair da sua zona de conforto.

Em suma, ganhar dinheiro online é um longo caminho, mas vale a pena o esforço. Neste artigo, você aprenderá a elaborar um plano de negócios em apenas 5 passos simples.

Artigo Relacionado: As melhores formas para se tornar um empresário de sucesso

Veja agora 5 etapas de como ser um empreendedor digital:

5 etapas de como ser um empreendedor digital
5 etapas de como ser um empreendedor digital

1. Selecione um nicho específico pelo qual você é apaixonado

Muitos donos de empresas on-line dirão que seu mercado-alvo é “todos”. Eles acreditam que seu produto ou serviço atende a um público amplo e que todas as pessoas podem fazer uso de sua solução.

O que essa resposta geralmente significa é que eles não sabem quem é seu público. É perigoso ser muito confiante ao considerar quem é seu cliente.

Cada produto ou serviço atrai um tipo específico de cliente. Isso é algo que os empreendedores de sucesso entendem e que você também deve entender se quiser que sua ideia de negócio decole.

Em outras palavras, é importante que você entenda que as riquezas estão nos nichos. O primeiro passo para se tornar um empreendedor digital é selecionar um tópico específico pelo qual você é apaixonado. 

Quais são algumas das áreas em que você está querendo mergulhar nos últimos dois anos? Há algum assunto que você gostaria de ler e aprender mais? O que você já conhece?

2. Lance um site fácil de entender

Com uma ideia em mente, você pode passar para a segunda etapa e lançar seu site.  Como os visitantes do seu site provavelmente não se envolverão com sua empresa digital por telefone, vídeo ou pessoalmente, é crucial ter uma mensagem de marca clara.

Sugiro que veja o site do Ricardo Santos sobre marketing digital que fala a respeito do Robo Milionário e mostra diversas postagens de empreendedorismo digital e novidades em relação ao mundo digital, não deixem de conferir.

Um site deve exibir claramente sua própria mensagem comercial e responder à pergunta: “O que é este site?” nos primeiros 1 a 3 segundos de alguém chegar à sua página.

Um erro comum que os proprietários de negócios digitais cometem é que eles se concentram mais no serviço do que na marca. O serviço é apenas um subconjunto da marca, e os clientes querem saber de quem estão comprando.

Um negócio de sucesso tem uma mensagem de mercado que diz a seus clientes o que você é. Mais importante ainda, é curto e se adapta ao seu mercado-alvo.

3. Comece a postar nas redes sociais

As redes sociais desempenham um papel essencial ao considerar sua presença digital. É uma prática comum postar com frequência nos canais de mídia social para ficar no topo da mente das pessoas. Dito isto, o terceiro passo é iniciar pelo menos um canal de mídia social e postar nele com frequência.

Existem muitas plataformas de mídia social diferentes e focar em todas elas resultaria em você se sentir sobrecarregado. Comece com um canal e construa seu caminho a partir daí. Com qual plataforma você se sente mais confortável? Onde seu público-alvo se reuniria?

4. Projete seus produtos e serviços digitais

Agora que você tem uma ideia e uma maneira de obter tráfego, é hora de passar para a quarta etapa e projetar seus produtos ou serviços digitais.

Faça uma pesquisa de mercado e observe as diferentes ofertas que sua concorrência está vendendo. Talvez eles ofereçam um serviço de coaching ou vendam produtos de informação, como cursos online.

A chave para projetar seu produto ou serviço é garantir que haja interesse do mercado. Muitos empreendedores digitais caem na armadilha de projetar algo que ninguém vai comprar. Você pode verificar o interesse do mercado publicando pesquisas e coletando feedback dos visitantes do seu site e seguidores de mídia social.

5. Promova e aprenda sobre marketing digital

A etapa final de se tornar um empreendedor digital é algo que a maioria das pessoas esquece: você deve promover seu produto e serviço. Você não pode simplesmente lançar algo e esperar que ele venda sem fazer nenhum trabalho.

Aprenda a comercializar a si mesmo, sua empresa e sua ideia e invista muito do seu tempo na venda de sua oferta. Eduque-se em marketing de conteúdo, comércio digital e otimização de  mecanismos de pesquisa. Quanto mais você souber sobre como vender seu produto ou serviço na era digital, maiores serão suas chances de sucesso.

As chances são de que você se junte ao prestigiado clube de empreendedores digitais de sucesso se promover seus produtos em plataformas online de forma consistente.

Com esses 5 passos em mente, é hora de agir. Comece hoje e faça o trabalho necessário. O que você está esperando?