Finanças

Controle de Entrada e Saída de Dinheiro

Ter o Controle de Entrada e Saída de Dinheiro em seu cotidiano é essencial. Afinal, todos nós buscamos ter um nome limpo e conseguir economizar parte do salário em alguns investimentos.

Mas, e como podemos ter um maior controle de nosso salário mensalmente? Quais são os métodos de organização financeira que possuímos disponíveis? Hoje falaremos um pouco mais sobre eles.

Dessa forma, será mais fácil para você ter Controle de Entrada e Saída de Dinheiro. Leia aqui no Plataforma Brasil!

Importância do Controle de Entrada e Saída de Dinheiro

Mas afinal, qual a importância do controle de entrada e saída de dinheiro em nosso cotidiano? A resposta é: alta.

Ter controle financeiro em nosso cotidiano possui alta importância, principalmente para quem busca sua liberdade financeira ou então quitar suas dívidas de uma vez por todas.

Leia Mais: Como Fazer Reserva de Emergência

Aqui em nosso blog já trouxemos um conteúdo exclusivo que trata sobre dicas essenciais para quem busca quitar suas dívidas, vale a pena conferir!

Portanto, a importância de ter controle de seu dinheiro tem ligação direta com sua qualidade de vida, ou seja, de estar estabilizado mesmo em momentos de crise como o que estamos passando.

Ter controle de entrada e saída de dinheiro lhe garante que você terá dinheiro mês que vem para pagar suas contas, para limpar seu nome e garantir o essencial.

Além disso, caso você planeje seu futuro, a organização financeira é essencial para que seus projetos e sonhos realmente se concretizem. Continue lendo conosco!

Métodos de Controle Financeiro

Métodos de Controle Financeiro
Métodos de Controle Financeiro

Agora que você já sabe um pouco sobre a importância de ter esse controle financeiro, vamos adentrar um pouco mais o assunto com alguns métodos essenciais na vida de uma pessoa.

Seja você solteiro, casado e com filhos ou dono de uma empresa, é essencial saber para onde vai seu dinheiro.

Portanto, abaixo deixamos alguns métodos de controle e organização financeira. Leia conosco:

Planilha de Controle de Gastos

Uma planilha de controle de gastos pode mudar totalmente a sua vida, pois ela lhe dá total controle do que entra e sai do seu bolso mensalmente.

A mesma pode e deve ser subdividida entre os gastos de seu cotidiano, geralmente oscilando entre gastos essenciais, investimentos e lazer. Veja um exemplo de método 50-35-15:

  • 50% do seu dinheiro ficam nos gastos essenciais, como contas de água, luz, aluguel e alimentação;
  • 35% são destinados a investimentos de curto e longo prazo, como a aquisição de um novo carro ou investimentos em ações buscando sua liberdade financeira;
  • E 15% do todo são destinados ao seu lazer, como fast foods, cervejas e outras coisas que gosta de fazer.

Aqui em nosso blog já trouxemos diversas dicas de planilhas de controle de gastos, dê uma olhada e monte a sua pessoal!

Softwares de Controle Empresarial

Existem também diversos softwares que lhe ajudam a ter controle de entrada e saída de dinheiro em sua empresa, caso esteja buscando por algo do tipo.

Você pode contratar analistas financeiros para lhe ajudar a pôr ordem na casa por um mês, e logo após continuar de maneira solo utilizando esses softwares, que lhe mostram de maneira detalhada o que mais está vendendo e o que não está.

Dessa forma, você tem maior noção de onde deve investir o lucro de sua empresa, e onde deve parar de injetar investimentos.

Aplicativos de Controle Financeiro

Aplicativos de Controle Financeiro
Aplicativos de Controle Financeiro

Mas, caso você busque maior praticidade, então pode escolher pelos aplicativos de controle financeiro, que vem sendo muito utilizados pelos brasileiros.

Os mesmos já receberam uma publicação especial aqui em nosso conteúdo que você merece ler, pois fala sobre as melhores opções de aplicativos para controle financeiro.

O principal diferencial desses aplicativos é a praticidade que os mesmos trazem ao nosso cotidiano.

Isso porque assim como as planilhas, podemos colocar nossos recebimentos e gastos, e inclusive colocarmos um teto de gastos por setor, assim o aplicativo nos avisa quando passarmos.

Alguns ainda oferecem sistema de comparação, como é o caso do GuiaBolso, que também já recebeu sua publicação exclusiva aqui no site.

Através desse sistema você compara seus gráficos de desempenho, economia e investimentos de acordo com o perfil de outra pessoa que seja semelhante ao seu.

Vale a pena utilizar!

Vai usar algum dos métodos que trouxemos? De qualquer forma, todos eles trazem alguma maneira de controle de entrada e saída de dinheiro, escolha o seu e ponha em prática!