Navegadores

Como acessar funções secretas do Google Chrome

Como acessar funções secretas do Google Chrome | Todas as versões do navegador Google possuem funções ocultas no código que podem ser ativadas com uma espécie de botão . São as chamadas ‘flags’, funções ainda em desenvolvimento. Quer saber como ativá-los e quais são os melhores? É muito simples, nós da Plataforma Brasil explicamos para você como acessar funções secretas do Google Chrome.

Como acessar funções secretas do Google Chrome

Como acessar funções ocultas do Google Chrome
Como acessar funções ocultas do Google Chrome

O Google Chrome é um aplicativo que é atualizado com muita frequência. É baseado no Chromium , o projeto de navegador de código aberto que o Google mantém em constante evolução. E, à medida que os desenvolvedores criam continuamente novos recursos, o navegador os integra ao código para que apenas aqueles que desejam testá-los os ativem. E você pode fazer: basta acessar as chamadas ‘bandeiras’ e ativar (ou desativar) as que desejar.

Ative os ‘sinalizadores’ na barra de endereço

As configurações em desenvolvimento são fáceis de ativar, pois você só precisa procurá-las no código do Google Chrome.  Mas não pense que terá que realizar etapas complicadas já que esse acesso é feito a partir da barra de endereço e apenas digitando uma URL específica . Claro, outra música é a ativação de funções secretas, já que são tantas que, literalmente, você pode ficar entediado.

O processo para inserir as ‘sinalizações’ do Google Chrome é simples: basta digitar o seguinte na barra de endereços do navegador:

chrome: // flags

Depois de aceitar, você entrará na lista de opções ocultas no navegador. Você verá que existem inúmeras ‘bandeiras’, todas com a promessa de ativar ou desativar uma função específica (você tem todas as da coluna ‘Disponível’ disponíveis).

Para fazer isso você deve clicar na caixa de cada um e alterar o status para ‘Ativado’ (ativado); ou defina-o como ‘Desativado’ caso a função já esteja em execução. Aceite com o botão azul ‘Reiniciar’ (canto inferior direito) e o Chrome será reiniciado com o que você selecionou. E você pode selecionar a mudança de várias ‘bandeiras’ ao mesmo tempo: escolha seu estado e clique em ‘Reiniciar’.

A ativação e desativação de funções ocultas é super fácil, mas você deve ter em mente que brincar com as ‘bandeiras’ pode tornar seu navegador instável. Não há nenhum grande problema, pois as mudanças afetam apenas o Google Chrome, não outros aplicativos do telefone. E se parar de funcionar corretamente, basta seguir os seguintes passos:

  • Entre na seção ‘sinalizadores’ novamente e selecione ‘Redefinir tudo para o padrão’. Isso irá restaurar o estado de todas as funções ocultas. * Caso você não consiga inserir os sinalizadores do Chrome, certifique-se de estar conectado ao Google Chrome para não perder nenhuma senha, favorito ou outros dados.
  • Vá para as configurações do seu celular e entre em ‘Aplicativos’.
  • Procure o menu do Chrome.
  • Vá para ‘Armazenamento’ e clique em ‘Excluir armazenamento’.
  • O Google Chrome terá sido restaurado para a condição de fábrica. Depois de fazer login com sua conta do Google você irá recuperar os dados que você tinha sem os ‘sinalizadores’ que você escolheu ainda estão ativados.

O exposto acima é válido para descobrir todas as opções secretas do Google Chrome, também para restaurar o navegador ao seu estado inicial caso você tenha gasto ativando ‘sinalizadores’. Dado o desenvolvimento contínuo do Chrome, essas ‘bandeiras’ estão mudando dia a dia, por isso é difícil recomendar algumas: na próxima versão elas podem desaparecer .

Portanto, nossa recomendação é que você mergulhe no menu de opções disponíveis e experimente as que mais te atraem: seu nome em inglês define sua função . Sempre tome cuidado, especialmente se você usa muito o navegador no telefone. Agora que você sabe como acessar funções secretas do Google Chrome, deixe seu comentário!

Como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome