Navegadores

Como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome

Como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome | Vários dos aplicativos do Google para Android têm um modo oculto para desenvolvedores que ativa funções ocultas, como o próprio Android . E o Google Chrome é outro desses aplicativos : através das opções de desenvolvimento você pode acessar atualmente o log de rastreamento no navegador.

A escolha de um navegador móvel não é obrigatória porque cada telefone é padrão. Por padrão, os Android certificados pelo Google contam com o onipresente Chrome, um aplicativo que, apesar de seu consumo, oferece uma ótima experiência de navegação. Confira mais detalhes de como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome em nosso site.

Como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome

como encontrar configurações escondidas no chrome
como encontrar configurações escondidas no chrome

Este navegador também possui uma infinidade de configurações em desenvolvimento, conhecidas como ‘sinalizadores’ . E ele abriga um menu oculto que pode ser ativado por um antigo truque do Android.

Pressione repetidamente para revelar o menu oculto

Para acessar as opções de desenvolvimento no Android é necessário pressionar dez vezes seguidas o número de compilação , número que se encontra nas informações do software instalado no celular, em suas configurações. E com o Google Chrome acontece a mesma coisa; embora o modo de desenvolvimento implantado tenha apenas uma opção atualmente.

O Google esconde no Chrome um modo de desenvolvimento herdado do Chromium , a versão de código aberto que o Google mantém em constante movimento. E é extremamente fácil acessar este modo:

  • Abra o Google Chrome em seu navegador Android.
  • Vá para os três principais pontos do menu e entre em ‘Configurações’.
  • Role para baixo até ‘Informações do Chrome’ e entre no menu.
  • Pressione repetidamente (sete) em ‘ Versão do aplicativo‘ até que as opções do desenvolvedor (‘Opções do desenvolvedor’) sejam ativadas.
  • Depois de ativado, você pode navegar por essas opções. No momento, o registro das ações que o Chrome executa em segundo plano ao carregar páginas da web está ativo.
  • Se você quiser remover o acesso às opções do desenvolvedor, terá que excluir os dados do Chrome. Certifique-se de que sincronizou os dados com a sua conta Google e vá às definições do seu telemóvel e, em seguida, a ‘Aplicações’. Procure o Chrome, entre em seu menu e vá em ‘Armazenamento’. Exclua-o e você restaurou o Chrome. Os dados salvos (navegação, cache, configurações …) são excluídos.

Com a opção em desenvolvimento de ‘Tracing’ é possível acompanhar todas as ações realizadas pelo navegador em segundo plano . Desta forma, são capturados possíveis erros em páginas web, uma opção muito útil para webmasters. Para isso, basta iniciar um novo rastreamento (‘Gravar rastreamento’) e, uma vez concluído, compartilhar o arquivo e analisá-lo no computador.

As opções de desenvolvimento do Google Chrome estão ocultas em todas as versões do aplicativo. Assim como no Android, essas não são ações que interessam ao usuário comum , mas nunca é demais saber como o menu é acessado e para que serve.