Arduino

O que é Arduino

O que é Arduino? Hoje vamos explicar o que é exatamente o projeto Arduino, bem como as principais características que o definem. É um dos tipos de placas mais populares no mundo dos fabricantes , mas, ao contrário da Raspberry Pi, não possui um único modelo, mas oferece bases de hardware abertas para que outros fabricantes possam criar suas próprias placas.

Para fazer isso, vamos começar explicando o que é Arduino, falando sobre seu conceito, o que torna o projeto diferente e o que você deseja alcançar com ele. Em seguida, examinaremos como funcionam essas placas , para finalizar mostrando alguns exemplos de projetos que podem ser realizados com elas.

O que é Arduino?

O que é arduino?
O que é arduino?

Arduino é uma plataforma de criação de eletrônicos de código aberto , que é baseada em hardware e software gratuitos, flexível e fácil de usar para criadores e desenvolvedores. Esta plataforma permite a criação de diferentes tipos de microcomputadores de placa única que a comunidade de criadores pode dar diferentes tipos de uso.

Para entender este conceito, primeiro você terá que entender os conceitos de hardware e software livre. Hardware livre são os dispositivos cujas especificações e diagramas são acessíveis ao público, para que qualquer pessoa possa reproduzi-los. Isso significa que Arduino oferece as bases para que qualquer outra pessoa ou empresa possa criar suas próprias placas, podendo ser diferentes entre si, mas igualmente funcionais ao partir da mesma base.

Software livre são programas de computador cujo código pode ser acessado por qualquer pessoa para que qualquer pessoa que queira pode usá-lo e modificá-lo. Arduino oferece a plataforma Arduino IDE (Integrated Development Environment), que é um ambiente de programação com o qual qualquer pessoa pode criar aplicativos para placas Arduino, de modo que possam receber todos os tipos de utilitários.

O projeto nasceu em 2003, quando vários alunos do Instituto de Design Interativo de Ivrea, Itália, com o objetivo de facilitar o acesso e uso da eletrônica e da programação. Fizeram isso para que os estudantes de eletrônica tivessem uma alternativa mais barata aos populares BASIC Stamps , placas que valiam mais de cem dólares na época e que nem todos podiam pagar.

O resultado foi o Arduino, uma placa com todos os elementos necessários para conectar periféricos às entradas e saídas de um microcontrolador , e que pode ser programada em Windows, macOS e GNU / Linux. Um projeto que promove a filosofia ‘aprender fazendo’, o que significa que a melhor forma de aprender sobre o que é Arduino, é mexendo.

Como funciona o Arduino?

Agora que você ja sabe o que é Arduino, vamos te contar como ele funciona.

arduino uno

O Arduino é uma placa baseada em um microcontrolador ATMEL. Microcontroladores são circuitos integrados nos quais as instruções podem ser gravadas, que você escreve com a linguagem de programação que pode ser usada no ambiente IDE do Arduino. Essas instruções permitem criar programas que interagem com os circuitos da placa.

O microcontrolador Arduino possui o que se chama de interface de entrada , que é uma conexão na qual podemos conectar diferentes tipos de periféricos na placa. As informações desses periféricos que você conecta serão transferidas para o microcontrolador, que se encarregará de processar os dados que passam por eles.

O tipo de periférico que você pode usar para enviar dados ao microcontrolador depende muito do uso que você está considerando. Eles podem ser câmeras para obter imagens, teclados para inserir dados ou diferentes tipos de sensores.

Ele também possui uma interface de saída, que é responsável por transportar as informações que foram processadas no Arduino para outros periféricos. Esses periféricos podem ser telas ou alto-falantes para reproduzir os dados processados, mas também podem ser outras placas ou controladores.

placas arduino 1

O Arduino é um projeto e não um modelo de placa específico, o que significa que, compartilhando seu design básico, você pode encontrar diferentes tipos de placas . Eles vêm em vários formatos, tamanhos e cores para atender as necessidades do projeto que você está trabalhando, sejam simples ou com recursos aprimorados, Arduinos voltados para a Internet das Coisas ou impressão 3D e, claro, dependendo dessas características você você encontrará todos os tipos de preços.

placas arduino 1

Além disso, as placas Arduino também possuem outros tipos de componentes chamados Shields ou mochilas. É um tipo de placa que é conectada à placa principal para adicionar uma infinidade de funções, como GPS, relógios em tempo real, conectividade de rádio, telas de toque de LCD, placas de desenvolvimento e uma grande quantidade de elementos etc. Existem até lojas com seções especializadas nesses elementos.

E então, o que achou de ler sobre o que é Arduino? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje sobre tecnologia na Plataforma Brasil? Conte a nós, comente abaixo!