Saúde e Bem-estar

Machucado na gengiva pode ser grave?

Existem algumas doenças que podem ocasionar um machucado na gengiva. Quando essas feridas aparecem, é o indicativo de que algo os tecidos gengivais não estão saudáveis. 

Portanto, é importante ir até o dentista para que ele possa identificar o problema. Na maioria das vezes, quando visto inicialmente, pode ser logo tratado o machucado na gengiva

Quando esse machucado na gengiva passa para o lado infeccioso, é bem possível que o dentista da clínica odontologica faça uso de antibióticos como tratamento.

Desses machucados na gengiva existem alguns que são os mais comuns, como a gengivite, doenças periodontais e o abscesso dental.

A gengivite, causa alguns sintomas na gengiva, como:

  • Sangramento na gengiva;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Mau hálito.

Por muita das vezes, a gengivite é causada pela higienização que não é feita da forma correta. Essa sujeira acumulada, ao longo do tempo, pode inflamar toda e causando machucado na gengiva.

Sendo assim, a gengiva começa a sangrar perto da base do dente, além de ficar com um aspecto avermelhado.

Dentre as possíveis formas de identificar, é recomendável usar o fio dental. Geralmente, quando ele é passado, vai ter um sangramento. 

Além de que a gengivite dificilmente ocorre em um só dente, então é comum que tenham vários sangrando. 

Caso a gengivite não seja bem tratada em seu estágio inicial, é possível que ela se desenvolva para uma doença periodontal ou um machucado na gengiva.

Essa doença, nem sempre apresenta sintomas, por conta disso, é importante se atentar aos sintomas da gengivite, então é essencial ir até uma clínica especializada em periodontia.

Quando o paciente desenvolve as doenças periodontais, é porque as placas bacterianas se aderiram aos dentes. O tratamento poderá ser realizado por meio de uma raspagem no dentista.

Algumas pessoas que possuem os dentes tortos, podem ter dificuldades ao higienizar as extremidades deles, tanto no momento de passar a escova, quanto com o uso do fio dental.

Quando isso acontece, auxilia no acúmulo de placas bacterianas e com isso, passa a desenvolver algumas doenças gengivais ou machucado na gengiva.

Por isso, se o paciente possui uma arcada dentária torta, é importante que ele inicie um  tratamento com o aparelho de dente invisível. Assim, os seus elementos dentários ficarão alinhados, facilitando todo o processo de higienização. 

Além das doenças periodontais, os machucados nas gengivas, podem acontecer por conta dos abcessos na gengiva. 

O que são os abcessos na gengiva?

Quando o paciente possui uma cárie, ela pode atingir três níveis dos dentes. O primeiro é na parte exterior que perfura a dentina, a parte mais interna e pode até mesmo atingir a polpa. 

Essa polpa é a parte viva do dente. Quando você precisa realizar um tratamento em um dentista para canal, é porque a cárie já atingiu essa parte viva do dente.

Por isso, quando possuir uma cárie, ainda que esteja em seu estágio inicial, é importante realizar o seu tratamento de forma imediata para que ela não se desenvolva. 

Então, quando você tem um abscesso, existe uma infecção no dente e pode ser por uma cárie, ou até mesmo pelas doenças periodontais. Então, o paciente pode estar com alguma infecção na raiz do elemento dentário.

É possível, então, identificar o abscesso por meio de uma avaliação clínica e até mesmo com uma radiografia.

Com tudo isso, a bactéria em conjunto com a infecção causa uma bolinha na gengiva, causando um machucado.

Junto com essas bactérias, vão aparecer vários produtos de infecção. Então, o seu organismo tentará combater, além dos próprios produtos que a bactéria produz.

Com isso, ocorre a formação de um líquido que irá consumir o osso ao redor da raiz. Caso chegue perto da gengiva, esse líquido sairá por ela por meio de um abscesso. 

Por conta disso, é tão importante ir sempre ao dentista urgente para verificar qualquer tipo de lesão que ocorrer na gengiva.  

Essas doenças na gengiva são graves?

Todas essas doenças não são extremamente graves, mas também não são bons indicativos. Caso não sejam bem tratadas, vai continuar ocorrendo a progressão. 

O problema está exatamente nessa progressão, porque pode atingir o dente do lado, causando algum problema na sua saúde de forma sistêmica, e pode gerar até mesmo a perda do elemento dentário. 

Caso alguém esteja com a imunidade baixa e tiver alguns problemas específicos, como problemas no coração, essa bactéria da infecção do dente pode ficar alojada no coração e dá o que se chama de endocardite. 

Então, essa progressão pode trazer grandes consequências e deve ser tratada para que não tenha mais problema. 

Por conta disso, se for tratada, é simples de se resolver e de forma rápida, se não poderá se tornar algo extremamente complicado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.