Educação

Nota de corte Fies

Ingressar em uma Universidade é o sonho de muitas pessoas. Algumas se preparam por anos para atingir esse objetivo, já outras são autodidatas e conseguem entrar na faculdade sem muito esforço. Mas independentemente da sua situação é importante saber mais sobre nota de corte Fies, pois essa pode ser a sua chance de ingressar em uma faculdade.

Há alguns anos, ingressar em uma faculdade era privilégio de poucas pessoas. Apenas os que tinham recursos suficientes para pagar uma faculdade conseguiam se formar no ensino superior.

Mas com o passar do tempo, as coisas se tornaram mais simples nesse sentido e hoje existem vários programas que ajudam uma pessoa a entrar em uma universidade.

Como saber a nota de corte Fies?

Alguns desses programas concedem bolsa parcial ou total para um curso em uma faculdade privada, já outros possibilitam o ingresso em uma universidade pública que geralmente é a mais disputada. Existe um programa também que concede um empréstimo estudantil, que pode ser pago após a conclusão do curso.

Como vimos, atualmente o que não falta são opções que facilitam o acesso a diversas faculdades. No entanto, apesar dessa facilidade, é necessário obter uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir qualquer um desses benefícios. Essa nota é chamada de nota de corte.

Nesse artigo vamos ver mais a respeito da nota de corte Fies e conhecer um pouco mais desse programa e como você pode obter uma boa nota para conquistar o seu sonho de cursar uma faculdade.

Como funciona a nota de corte Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil que concede empréstimo a estudantes com uma determinada renda, para que ingressem em faculdades privadas. O Fies é parecido com outros financiamentos, como o financiamento para comprar um carro ou uma casa.

No entanto, o financiamento estudantil é concedido pelo governo e o estudante só começa a pagar as parcelas depois de um determinado tempo, geralmente após o término do curso.

Mas existem alguns requisitos de renda para conseguir o Fies. A renda familiar do candidato não pode ser menor do que um salário mínimo e nem maior do que três salários mínimos.

É importante ressaltar que o Fies não se trata de uma bolsa de estudos, mas sim de um empréstimo no qual o estudante vai ter que pagar depois que encerrar o curso.

Qual a importância do Fies para ingressar em uma Universidade?

Como mencionado, existem várias formas de ingressar em uma Universidade, inclusive por meio de bolsas de estudo integrais. No entanto, é necessário obter notas muito boas para conseguir uma bolsa de estudo.

Infelizmente nem todo mundo consegue obter nota suficiente para conseguir uma bolsa de estudo, até porque o nosso sistema público de educação não é um dos melhores e muitos alunos não possuem recursos para se prepararem o suficiente a fim de conseguir uma bolsa de estudos.

Mas esses estudantes não devem deixar o seu sonho de lado, pois o Fies pode sim ser uma ótima opção para entrar em uma faculdade.

O que é a nota de corte Fies e como ela funciona?

Atualmente o Enem é a porta de acesso para conseguir uma vaga em qualquer Universidade. No caso do Fies, fazer o ENEM é um requisito, pois por meio da nota obtida por cada candidato, acontece a seleção para o empréstimo estudantil.

Visto que o empréstimo não pode ser concedido a todo mundo de uma só vez, existe um sistema de seleção chamado de nota de corte Fies. A nota de corte é a peneira para os candidatos que querem conseguir o empréstimo estudantil.

A nota de corte muda de acordo com cada curso disponível para inscrição e é caracterizada como a nota mínima para conseguir a vaga que está sendo disputada.

Por exemplo, digamos que você quer conseguir o Fies para determinada faculdade no curso de odontologia, então você se inscreve e no momento da inscrição, o site informa a nota de corte para essa opção com base na concorrência e na nota dos candidatos que se inscreveram para a mesma opção que você.

Com base na sua nota do Enem e na nota de corte atual do da sua opção de curso, você vai analisar as suas chances de conseguir o Fies. Uma boa dica é ficar atento durante o período de inscrição, pois a nota de corte Fies pode mudar nesse período e te deixar de fora. Nesse caso, você tem a possibilidade de escolher outra opção que esteja dentro da sua nota obtida do ENEM.

Conheça as notas de corte para os principais cursos

Se você tem interesse em conseguir o empréstimo estudantil, seria interessante ficar atento a nota de corte Fies para alguns cursos populares, para que você possa se preparar de forma compatível para realizar a prova do ENEM.

Como mencionamos, a nota de corte Fies pode variar de acordo com o número de candidatos e as notas obtidas por eles. É por isso que as notas de cortes variam a cada ano que passa. Sendo assim, vamos te dar uma média para que você possa se basear.

  • Arquitetura e Urbanismo: de 480 a 750
  • Direito: de 460 a 770
  • Educação Física: de 450 a 675
  • Enfermagem: de 460 a 670
  • Engenharia Elétrica: de 450 a 700
  • Farmácia: 450 a 700
  • Letras: 460 a 700
  • Medicina: 750 a 850
  • Odontologia: 550 a 760
  • Pedagogia: 450 a 700 

É importante ressaltar que a nota mínima para conseguir o Fies é 450 pontos. Uma nota abaixo de 450 te impossibilita de conseguir o empréstimo estudantil, independentemente do curso e da concorrência.

Saiba outras formas de ingressar na Universidade

Como mencionamos, além dos Fies existem outras formas de cursar o ensino superior. Algumas dessas formas podem até ser usadas junto com o Fies, que é o caso da bolsa parcial do PROUNI. Veja um pouco mais a seguir sobre outros programas que podem te ajudar a ingressar em uma faculdade.

SISU

Sisu
Sisu

O SISU é um programa que possibilita um acesso a universidades públicas. Para conseguir uma vaga pelo SISU também é necessário fazer a prova do ENEM e obter uma boa nota, visto que esse é um dos programas mais concorridos.

PROUNI

PROUNI
PROUNI

O PROUNI é um programa que concede bolsas de estudo em universidades privadas. A bolsa concedida pelo PROUNI pode ser parcial ou integral. A bolsa parcial concede 50 por cento de desconto na mensalidade da faculdade e os 50 por cento restantes podem ser pagos com o FIES ou de outra forma da sua preferência.

Já a bolsa integral é de 100 por cento do valor da mensalidade do curso escolhido, sem nenhum custo adicional.

Bolsas de estudo da própria faculdade

Além do FIES, SISU e PROUNI você pode tentar conseguir uma bolsa de estudo em determinadas faculdades para conseguir cursar o ensino superior. Algumas faculdades oferecem até 70 por cento de desconto no valor da mensalidade.

Mas mesmo nesses casos, algumas faculdades pedem uma nota do ENEM a partir de 2010 para ter uma base do desempenho do estudante e conceder a bolsa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a nota de corte Fies e também sobre outros programas que podem te ajudar a ter acesso ao ensino superior, continue correndo atrás do seu sonho de ingressar em uma faculdade que com certeza você vai conseguir!