Educação

Notas de corte Fies 2021 medicina

Como funcionam as notas de corte fies 2021 medicina? Quando crianças e mais jovens, muitas pessoas sonham em ter grandes e importantes profissões quando crescerem! Essas profissões tão sonhadas podem variar muito, mas uma das mais amadas e almejadas profissões certamente é a carreira de medicina, e dada a importância e desejo desse meio, no artigo de hoje falaremos sobre as notas de corte fies 2021 medicina com mais detalhes. 

Atualmente, o sonho de cursar uma faculdade é muito mais possível do que nunca fora antes! Até muito pouco tempo atrás, estudar para uma carreira na medicina, ainda mesmo para apenas entrar no curso de medicina, era algo muito caro e muito mais possível para as pessoas mais abastadas da sociedade, que pertencem a classe média ou a elite.

Como funcionam as Notas de corte Fies 2021 medicina

Mas as coisas mudaram, e isso de uma forma muito positiva! E nos dias de hoje muitos programas incluem as pessoas de todas as classes sociais na faculdade, programas como o FIES, o Prouni e também o Sisu, que tem como intenção inserir mais pessoas na faculdade de Medicina, como das diversas outras existentes.

Nos tópicos abaixo, falaremos sobre as notas de corte fies 2021 medicina e sobre a nota de corte do Fies como um todo, entendendo como a mesma funciona de forma mais prática.

Veja outras notas de corte do Fies de outros anos

Notas de corte Fies 2021 medicina – Programa do Fies?

O Fies, também conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa fundado pelo Ministério da Educação do Brasil com a intenção de financiar cursos superiores de graduação para estudantes com uma renda menor, que desejam estudar em faculdades privadas de todo o Brasil.  

Para poder contar com esse financiamento concedido pelo governo, o estudante deve ter uma boa avaliação de notas no ENEM, que é o processo feito pelo Ministério da Educação do Brasil. 

Relacionado: Nota de corte medicina UFRJ 2018

Como funcionam as taxas de financiamento do Fies?

As taxas atuais do financiamento concedido pelo Fies, são: 

  • Taxa de juros do financiamento: 6,5%
  • Período de carência para o início do pagamento da dívida: 18 meses
  • Período de amortização: 3x o tempo que o curso durar (+ 12 meses); 

O valor do curso pode ser 100% financiado e as inscrições para o programa podem ser feitas a qualquer momento, dando uma maior liberdade para o estudante solicitar o seu financiamento quando desejar ao decorrer do curso.

Vale ressaltar que o Fies conta com diferentes maneiras de conceder o financiamento, variando muito com o perfil e renda do candidato, que passa a ter algumas vantagens se possuir uma renda mais baixa. 

Como a nota do Fies é usada para dar acesso às universidades?

O Fies, assim como o Prouni e o Sisu, utiliza as notas do Enem para conceder para os estudantes o financiamento estudantil. Podem se cadastrar no Fies todos os alunos que tiveram uma média acima de 450 pontos no Enem e não tenham zerado a sua redação na prova. Mas apenas isso não garante o financiamento estudantil, dado que somente as melhores notas é que poderão contar com o financiamento do Fies.

Vale lembrar que o financiamento estudantil pode ser usado somente para o ingresso dos estudantes nas faculdades privadas que possuem uma avaliação de bom nível no MEC (Ministério da Educação). 

Relacionado: Nota de corte medicina UFRJ 2018

Como funcionam as notas de corte fies 2021 medicina 

O curso de medicina é um dos cursos mais concorridos, tanto nas faculdades públicas, quanto nas faculdades privadas. As notas de corte fies 2021 medicina variam de 720 a 830 pontos adquiridos na prova do Enem. 

Essa pontuação é mais baixa do que as solicitadas pelo Sisu e pelo Prouni, mas ainda são bem elevadas em relação aos demais cursos. 

É muito difícil conseguir um financiamento do Fies para o curso de Medicina?

O curso de medicina é um dos mais difíceis para se ingressar aqui no Brasil, isso porque são poucas vagas para muitos alunos que sonham em estudar medicina! 

As notas de corte fies 2021 medicina são consideradas bem altas, dado que acertar mais de 700 pontos no ENEM é uma missão bem difícil de ser realizada.

Uma dica importante é que o aluno se dedique muito nos últimos três anos do ensino médio para conseguir atingir essa média.

Se a pessoa que deseja concorrer ao curso de medicina por meio das notas de corte fies 2021 medicina é recomendado que ela estude por conta própria ou faça um curso pré-vestibular. 

O investimento feito em um curso pré-vestibular é compensador quando o assunto são as notas de corte fies 2021 medicina, isso porque o pré-vestibular em Medicina possui um valor bem mais acessível do que seria se a pessoa tivesse que pagar naquele momento o curso de medicina e também porque o pré-vestibular de Medicina conta com estudos voltados para o que cai exclusivamente no ENEM.

Entrando no curso de Medicina por meio das notas de corte fies 2021 medicina o aluno pode gastar as suas reservas de dinheiro com os materiais e livros que o curso solicita de imediato, tendo que se preocupar com o pagamento das parcelas apenas quando finalizar o seu curso.

Qual a diferença entre o programa do Fies, do Prouni e do Sisu?

O Fies, o Prouni e o Sisu possuem algo em comum, todos possibilitam que estudantes de todo o Brasil possam ter acesso às universidades por aqui. A principal diferença entre eles é que o Sisu faz um processo seletivo apenas para a entrada de alunos nas instituições públicas, o Prouni já é um programa que oferece bolsas gratuitamente de forma integral ou parcial para os alunos e o Fies oferece um financiamento estudantil, que contém muitas vantagens! 

Programa do Sisu

O Sisu é um sistema que oferece vagas nas instituições públicas de ensino de todo o país, isso nas famosas faculdades públicas e federais. Para participar do Sisu, o estudante precisa ter feito o ENEM do ano anterior à inscrição e ter concluído o seu ensino médio. 

Como o FIES, os alunos que obtiverem as melhores notas são selecionados para entrar nas vagas da faculdade pública, que são bem limitadas.

Programa do Prouni

Já o Prouni oferece bolsas para os alunos, bolsas essas que podem ser integrais ou mesmo parciais, nas faculdades privadas de todo o país. O PROUNI tem como foco estudantes que fizeram o ensino médio na escola pública ou que já contavam com bolsas de estudos integrais nas escolas particulares do ensino médio.

Ele atende apenas estudantes que tenham uma renda familiar de até três salários mínimos per capita. 

O processo do Prouni também leva em consideração a nota do ENEM e além da nota, solicita a comprovação financeira da situação econômica do estudante. 

Conclusão final

Com o auxílio das notas de corte fies 2021 medicina fica muito mais fácil para que os estudantes de todo o Brasil possam ter acesso ao curso de medicina, realizando assim, o sonho de possuir uma carreira nesse meio que é muito rico e que também oferece um dos maiores salários que existem no Brasil, além de salvar vidas e também promover assuntos relacionados à boa saúde.

Não se esqueça de estudar muito para atingir boas notas de corte fies 2021 medicina  seguindo assim, esse caminho, mesmo que mais difícil no começo, trará muitos bons frutos para os estudantes no futuro da sua profissão.