Mobilidade

Melhores Carros Elétricos – 5 dicas de como escolher o seu!

Entre os melhores carros elétricos, como podemos optar pela melhor escolha? De que forma podemos distinguir o que realmente é bom?

A oferta de veículos elétricos continua crescendo e essa tendência se tornará ainda mais acentuada nos próximos anos. Por isso, muitos se perguntam qual é a escolha certa entre os melhores carros elétricos que se podem comprar.

Para isso, nós te auxiliamos, com ajuda do pessoal da Energizando Tech, especialistas em energia renovável e tecnologias energéticas, assessorando nos pontos que precisam ser levados em conta na hora da escolha de seu carro, para que o veículo elétrico que mais lhe chamar atenção seja também o mais limpo.

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que não existe um carro elétrico que seja o melhor para todos os casos. Para a escolha correta, você deve considerar sua situação pessoal e considerar 5 fatores principais ao decidir algum dos melhores carros elétricos. Leia!

1. Qual é o orçamento que você tem para escolher entre os melhores carros elétricos?

Melhores carros elétricos
O orçamento pode pesar

A primeira coisa que você deve calcular ao escolher um entre algum dos melhores carros elétricos é o seu orçamento.

Não importa o quão bom é o veículo, ou quão alto ele pontua na próxima coisa que veremos, se não pudermos pagá-lo. Para economizar trabalho e falsas ilusões, a primeira coisa é saber bem quanto dinheiro você tem.

2. O lugar onde você mora

A escolha de apenas um entre todos os melhores carros elétricos vai depender, sobretudo, de onde você mora. O principal fator a levar em consideração é a proximidade e a frequência dos pontos de carregamento.

Se você mora em uma cidade pequena, longe da cidade, essa tranquilidade também geralmente significa que não haverá muitos pontos de recarga nas proximidades. É importante que você dê uma boa olhada onde eles estão e a que distância estão, a fim de escolher um carro que cubra essas distâncias de sobra.

Em outras palavras, o fator chave é a autonomia. E vamos combinar que aqui no Brasil você não encontra nenhum ponto de carregamento, sendo mais fácil carregar na sua própria casa.

Se, por outro lado, vive num centro urbano com inúmeros pontos de carregamento e até vantagens de circulação (como acesso e estacionamento em zonas restritas ao trânsito), o melhor carro elétrico para o seu caso será muito diferente (levando em conta que você mora no exterior e possui vários pontos de carregamento perto de sua casa).

Nesse caso, você vai querer olhar para modelos menores e com menos autonomia, mas também mais baratos, fáceis de estacionar e se locomover pela cidade.

3. Quais são as suas necessidades de viagem?

O próximo grande fator dos melhores carros elétricos é como você os usa e quais são as suas necessidades de viagem. Se você mora na cidade, mas vai trabalhar todos os dias nas cidades vizinhas, o melhor carro elétrico para você será muito diferente do que se você tivesse um escritório no centro.

Novamente, neste caso, a chave é a autonomia. Parece que insistimos muito neste ponto, mas é o que vai fazer a maior diferença na sua experiência com o carro elétrico. Você não vai pensar em mais nada se a preocupação for sempre “onde vou encontrar a próxima saída?”.

Da mesma forma, você terá que ver se essas viagens são comuns, se leva bagagem, se tem família e precisa de espaço. Nesse caso, outros fatores deveriam pesar mais.

4. Quanto tempo dura a bateria e que garantia o fabricante oferece?

Melhores carros elétricos
Pense nos pontos de carregamento

Os carros elétricos requerem menos manutenção e serviços do que os carros movidos a combustível fóssil. Em contrapartida, é importante dar uma boa olhada na vida útil da bateria na sua lista de melhores carros elétricos.

Este componente do veículo vai ser o principal e queremos que o fabricante ofereça uma longa vida útil e uma boa garantia. Em caso de dúvida entre vários veículos elétricos, recomendamos aquele que garante a maior autonomia da bateria.

Lembre-se de que seu carro elétrico deve funcionar bem por um longo tempo, mas durante esse tempo você terá que trocar a bateria várias vezes. Quanto menos houver, melhor será o veículo.

5. Que tarifa de eletricidade você vai escolher?

Existem muitas razões para escolher um carro elétrico, mas duas se destacam das demais:

  1. A economia de combustível, já que o quilowatt/hora é muito mais barato que o litro de gasolina ou diesel;
  2. A luta contra a poluição e as alterações climáticas. Para que nosso carro elétrico não contribua emitindo gases poluentes, potencializando o efeito estufa ou contribuindo para a poluição sonora.

Com esses dois motivos em mente, os que se encaixam como melhores carros elétricos também dependem da escolha do melhor preço.

Por outro lado, se for muito caro e não for otimizado para o nosso veículo, não economizaremos tanto quanto possível. Por outro lado, se escolhemos um carro elétrico, mas a energia com que o recarregamos não é renovável, estamos desfazendo o benefício ecológico.

Então, agora que você sabe, dê uma boa olhada em onde você mora, os pontos de carregamento, como você se locomove, a vida útil da bateria e o orçamento que você tem. Seguindo os conselhos que lhe demos em cada ponto, saberá escolher o melhor automóvel elétrico para o seu caso pessoal.