Gastronomia

Pão integral caseiro de liquidificador

Hoje em dia, com o auxílio dos aparelhos elétricos, algumas receitas que antes eram difíceis se tornaram muito práticas. É o caso do pão integral caseiro de liquidificador.

De fato, com a ajuda do liquidificador é possível fazer um pão fofo e muito delicioso.

Além disso, o pão integral tem alguns benefícios que se destacam em relação ao pão branco e você saberá mais sobre isso mais tarde.

Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso pão integral caseiro de liquidificador. Quer saber mais? Continue lendo!

Veja também: Dicas de receitas com realçador de sabor

Receita de pão integral caseiro de liquidificador

Ingredientes

  • 400 gramas de farinha de trigo integral
  • 100 gramas de farinha comum
  • 50 gramas de fermento
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 300 ml de leite morno

Modo de preparo

  • Misture as farinhas, o sal e o açúcar em uma tigela.
  • Separadamente no liquidificador, coloque o fermento, o leite morno, o óleo e misture. Em seguida, adicione metade da mistura de farinha ao liquidificador e bata novamente até que tudo esteja bem integrado.
  • Despeje a mistura no recipiente com o resto da farinha e tente formar a massa que será um pouco pegajosa.
  • Polvilhe o balcão com um pouco de farinha e tente formar o pão.
  • Divida o pão em dois e coloque-os em moldes e, à vontade, polvilhe a superfície com sementes… deixe-o subir até o dobro do seu tamanho, isso levará um tempo, já que a farinha de trigo integral demora mais.
  • Uma vez fermentado, leve-o a um forno forte e cozinhe por cerca de 20 minutos até que o pão esteja pronto.

Informações adicionais

O pão integral é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

1. Pão integral de trigo é mais nutritivo

O pão integral é mais rico do que o pão branco em vários nutrientes, tais como: principalmente fibras, vitaminas do complexo B, E e alguns minerais, como magnésio, que tem sido associado a um melhor metabolismo da glicose e da insulina. 

A farinha não refinada preserva melhor suas qualidades nutricionais. Além disso, o pão integral contém mais riboflavina (um composto vitamínico muito importante para o nosso corpo) e mais zinco.

2. Pão de trigo integral, um remédio natural contra a constipação

O consumo diário de pão integral provou ser o melhor antídoto para problemas de constipação, tanto em jovens quanto em adultos. As propriedades laxantes deste tipo de pão foram demonstradas por especialistas em nutrição.

3. Pão de trigo integral favorece a digestão

Levedura, um ingrediente resultante da mistura de farinha não refinada com água, aumenta consideravelmente a digestibilidade do pão. 

O pão integral tem a qualidade extra de saciar mais do que o pão branco, já que em seu processo de fermentação são gerados gases que modificam a proteína do pão, o glúten bem conhecido.

4. Pão de trigo integral ajuda a controlar o peso

O pão integral fornece quase as mesmas calorias que o pão branco. No entanto, fornece três vezes mais fibra. A fibra tem um efeito saciante, por isso nos ajudará a comer menos.

5. O pão integral reduz o risco de câncer

O pão integral, sendo mais digestivo e tendo um efeito laxante pelas fibras, ajuda a eliminar muitas substâncias cancerígenas que vêm em muitos alimentos, reduzindo assim as chances de sofrer de câncer de cólon, reto e pâncreas. Este efeito colateral ajuda a manter a saúde do nosso sistema digestivo.

6. Isso ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico

Os nutrientes do pão integral fortalecem as defesas naturais do nosso corpo.

7. Protege seu coração

A fibra, um dos principais elementos do pão integral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL).

A incorporação de pão integral à dieta demonstrou proteger nosso sistema cardiovascular, reduzindo significativamente o risco de hipertensão e as chances de insuficiência cardíaca.

8. Pão integral de trigo ajuda a regular o açúcar

O consumo diário de fibras aumenta a secreção de insulina, que é responsável por controlar a quantidade de açúcar no sangue. Ao reduzir a demanda por insulina, esse tipo de pão é benéfico para pessoas com diabetes.

Gostou de saber mais sobre como fazer pão integral caseiro de liquidificador? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Lembrando que a receita de hoje foi postada com dicas do acervo do blog de receitas Naoca.