CarreiraDicas de Negócios

Saiba o que é preciso para ser um executivo de vendas

Um executivo de vendas é um profissional que deve estar presente em qualquer tipo de empresa que busca obter sucesso no mercado. Essa profissão tem ganho cada vez mais popularidade e despertado o interesse das pessoas sobre o que devem fazer para se tornar um bom executivo em uma empresa de sucesso. 

O caminho para se tornar um executivo é longo e exige esforço, mas não é nada que não possa ser feito com muita disciplina e dedicação. Acompanhe este post e entenda melhor o que faz um executivo de vendas e o que fazer para se tornar um.

O que faz um executivo de vendas?

Este profissional é o responsável por garantir o sucesso comercial de uma empresa, integrando a equipe comercial e possuindo muita experiência no mercado. O executivo de vendas também deve ter total conhecimento dos clientes de uma empresa e conhecer os interesses e necessidades de cada um deles. Um executivo possui as seguintes funções:

●     Pesquisar o mercado

●     Contatar o cliente pela primeira vez

●     Qualificar os leads

●     Visitar clientes

●     Apresentar os produtos

●     Fazer orçamentos

●     Enviar propostas

●     Fechar vendas

●     Cuidar do pós-vendas

●     Networking comercial

Podemos notar que o executivo está presente em todas as etapas do funil de vendas, já que é ele o responsável por entrar em contato com o cliente, estudar as suas necessidades, apresentar soluções e manter o contato para que ele fique satisfeito com a compra e a empresa em geral. Portanto, ser um executivo de vendas exige imensa responsabilidade.

Qual o salário de um executivo de vendas?

Isso pode variar bastante conforme o local e a empresa onde atua o executivo. A média salarial do mercado é de R$4.200,00. Porém, em empresas maiores, um executivo mais experiente pode ganhar até mais de R$10.000. Além do salário fixo, a maioria dos executivos também costuma ganhar uma comissão atrelada a suas vendas.

O que é preciso para ser um executivo de vendas?

O principal requisito para ser um executivo é ser um vendedor que já possua uma boa experiência no mercado. Além disso, é preciso cultivar algumas qualidades, como a empatia. O executivo deve se importar de verdade com o cliente e isso fará com que ele se dedique mais em buscar e propor soluções que possam ajudá-lo. 

É importante que o executivo seja proativo, com a capacidade de prever as possíveis necessidades e dúvidas que o cliente possa ter e tomar atitudes imediatas para solucioná-las. Também é preciso desenvolver uma forte inteligência emocional, já que será preciso lidar com clientes de diferentes personalidades e situações. 

Além disso, mesmo que o executivo seja um profissional com uma boa experiência no mercado, é preciso ter disposição para continuar aprendendo, já que o mercado está sempre mudando e as empresas devem se adaptar a isso.

Como se tornar um executivo de vendas?

Não existe nenhum tipo de curso ou faculdade que forme um executivo. Portanto, se você almeja conquistar esse cargo, precisa ser um vendedor atento ao mercado para aprender sobre tudo que o compõem, como as legislações, a concorrência, as tecnologias e as negociações. 

Apesar de não existir um curso específico para um executivo, alguns como ciências contábeis, administração de empresas, gestão comercial e gestão de recursos humanos podem contribuir para fornecer o conhecimento necessário para ocupar o cargo. Também é importante contar com bons contatos e empresas como a Receita Previsível, que lhe ajudam a adquirir mais informações e oportunidades de colocá-las em prática. Portanto, se deseja se tornar um executivo de vendas, não meça esforços para adquirir conhecimento e mostrar para sua empresa a sua habilidade em lidar com os clientes e melhorar os seus resultados.