NotíciasSaúde e Bem-estar

Quais os principais cuidados que se deve ter com tesouras cirúrgicas? 

As tesouras cirúrgicas são instrumentos essenciais para a realização de procedimentos médicos, oferecendo precisão, controle e a possibilidade de melhor cortar e separar os tecidos do corpo. 

Neste texto, iremos apresentar os diferentes tipos de tesouras disponíveis, os principais cuidados necessários ao utilizá-las e também onde encontrá-las. Descubra mais sobre esses instrumentos tão importantes para as práticas médicas!

Tipos de tesouras cirúrgicas 

São diversos os tipos de tesouras, cada uma com características específicas para atender às necessidades de diferentes procedimentos. Entre os principais tipos estão as tesouras de Mayo, que sendo mais pesadas e maiores, são utilizadas para cortar tecidos mais resistentes, como, por exemplo, os músculos. Esse instrumento costuma possuir pontas arredondadas e lâmina reta. 

As tesouras de Metzenbaum, por sua vez, costumam possuir a ponta mais afinada e lâmina curva, e são mais utilizadas para trabalhos onde precisão e delicadeza são necessárias, mas de uma forma diferente das pinças cirúrgicas, por exemplo, no corte de vasos sanguíneos ou órgãos internos. Também não é incomum vê-las sendo utilizadas em cirurgias plásticas, onde a precisão no trato com a pele é imprescindível. 

As tesouras de Isis são ainda menores e mais delicadas que as de Metzenbaum, e diferentemente das de Metzenbaum, podem possuir lâmina reta ou curva, mas também possuem ponta fina. Estas tesouras são comumente utilizadas em cirurgias de oftalmologia, uma vez que sua estrutura menor permite cortes mais precisos e delicados do que outros tipos de tesouras. 

Tesouras cirúrgicas: quais os principais cuidados?

Ao utilizar tesouras cirúrgicas, é essencial adotar os cuidados adequados para garantir sua durabilidade, funcionalidade e a segurança do paciente. Os principais cuidados são:

●     A esterilização antes de qualquer tipo de utilização (o que diminui exponencialmente o risco de infecções);

●     A manutenção regular do equipamento por profissionais qualificados, que devem verificar quaisquer danos ao equipamento, e também o uso adequado das tesouras. 

Cada tesoura possui uma finalidade, e esta deve ser respeitada ao utilizar o equipamento, além da devida higienização e manutenção necessárias. 

O armazenamento também é de suma importância enquanto cuidado, já que, se feito de modo impróprio, pode fazer com que as tesouras percam seu fio, ou mesmo que elas sejam contaminadas por outros instrumentos. O armazenamento das tesouras deve ser feito de modo que elas fiquem em um suporte adequado, e longe do contato com outros tipos de instrumentos cirúrgicos. 

Onde encontrar tesouras cirúrgicas?

As tesouras podem ser encontradas em lojas especializadas em produtos médicos e hospitalares. É sempre importante comprar produtos médicos de qualquer natureza em lojas confiáveis, e de renome. Evite lojas desconhecidas, de procedência duvidosa, sem avaliações ou com notas negativas. Lembre-se que o produto será utilizado para tratar dos problemas de saúde de um ser humano, portanto, qualidade é imprescindível. 

Assim, confira sempre as avaliações da loja, se os preços não são irreais para aquele produto, e também as especificações do fabricante quanto ao produto. Se perceber qualquer diferença quando recebê-lo, qualquer defeito ou coisa do tipo, entre imediatamente em contato com a loja para resolver. Não use produtos de qualidade inferior, ou danificados. 

As tesouras cirúrgicas possuem uma importância imensurável na prática médica como um todo, pois fornecem aos profissionais mais controle e precisão na realização dos procedimentos, diminuindo assim o risco de lesões e acidentes. 

Com as diferentes variedades de tesoura, garante-se que nenhuma necessidade está sendo ignorada, e que todo tipo de procedimento possui um equipamento adequado. Dessa forma, os profissionais podem trabalhar com a segurança de que terão sucesso no procedimento.