Como Dividir o Orçamento Familiar?
Conteúdo do Artigo
Como Dividir o Orçamento Familiar? Quanto em dinheiro devemos separar para cada setor de nosso cotidiano?
A organização financeira correta pode lhe auxiliar a não cair em perrengues quando situações adversas forem presentes. Crises são comuns, mas quem está mais bem preparado às enfrenta facilmente.
Tem uma família grande e quer organizar seu dinheiro mensal? Então leia aqui no Plataforma Brasil e aprenda a Como Dividir o Orçamento Familiar!
Como Dividir o Orçamento Familiar?
Mas afinal, como podemos dividir o salário de duas ou três pessoas da família para os gastos mensais? Quanto vai para lazer? Quanto fica em gastos essenciais?
Especificamos abaixo. Leia:
Reserva de emergência
A reserva de emergência é o primeiro passo que merece sua atenção antes de aprender a como dividir o orçamento familiar, afinal, o nome da mesma já diz tudo sobre sua importância.
Nunca estamos preparados para uma surpresa ou emergência desnecessária, ao menos não 100%. Porém, podemos nos prevenir para eventuais situações.
Mas como fazer isso? Construindo uma reserva de emergência, tornando-se assim mais preparado para situações adversas.
Afinal, quando falamos em orçamento familiar, estamos mencionando mais de uma pessoa, e com certeza amamos todas elas a ponto de não desejar que as mesmas passem necessidades.
A reserva de emergência deve ser correspondente a:
- 6 meses o valor de recebimentos de um assalariado ou de seu custo de vida mensal;
- 12 meses de faturamento de um autônomo ou de seu custo de vida mensal.
Caso parar pra fazer as contas, o assalariado ainda conta com o seguro desemprego, que podendo chegar a 6 meses de auxílio também completa 1 ano junto ao valor economizado.
Portanto, faça a conta de quanto vale o seu custo de vida e multiplique conforme mencionado, separe esse valor e crie sua reserva de emergência o quanto antes!
Gastos essenciais
Como dividir o orçamento familiar? Comece com os gastos essenciais, afinal, como o próprio nome indica são gastos que precisam ser feitos todo mês.
Junte o salário dos integrantes da família, seja um casal ou então com o adicional de algum filho que trabalha e mora na residência.
Dessa forma, ao menos 50% do total devem ser destinados aos custos essenciais, assim como água, luz, internet e comida. Algumas pessoas aumentam esse percentual para 60%.
Mas, outras pessoas diminuem esses gastos para 40%, procurando economizar na luz e no aluguel, destinando os outros 10% ou 20% para investimentos.
Investimentos
Os investimentos são tão essenciais como qualquer outro gasto, assim como lazer. Afinal, garantem um futuro melhor para nós e nossos filhos.
São separados em dois setores: de curto e longo prazo. O primeiro tem a ver com aquisições como troca de carro, de celular ou então um computador novo.
Já o segundo está consistido em investimentos de longo prazo, como a sua liberdade financeira, o dinheiro pra pagar a faculdade dos filhos ou então comprar a casa dos sonhos.
O valor retirado para os investimentos pode e deve variar entre 20% e 30%, mas algumas pessoas que se importam mais com o futuro chegam a colocar 40% de todo o valor em investimentos.
Lazer
Já o lazer é o mais dispensável entre todos, mas precisa estar na lista, afinal, ninguém é de ferro e merece sair pra curtir um cinema de vez em quando, pedir uma pizza ou um sushi.
Separe algo em torno de 10% a 15% de sua renda mensal para o lazer de sua família ser farto e suficiente.
Métodos de Divisão do Orçamento Familiar
Como dividir o orçamento familiar? Abaixo deixamos alguns métodos exclusivos que retiramos de nossa publicação sobre planilha de controle de gastos mensais. Confira:
Método 60-10-10-20
Baseado em 4 formas de separar o seu dinheiro. São elas:
- Gastos essenciais (luz, água e aluguel): 60% de sua renda;
- Objetivos de curto prazo (comprar seu guarda-roupa ou computador dos sonhos): 10%;
- Objetivos de longo prazo (investimentos em rendas fixa ou variável, etc.): 10%.
- Gastos com lazer (pizza, xis, cinema ou até mesmo a Netflix): 20%.
Método 50-30-20
Já no método 50-30-20 as coisas mudam.
O dinheiro gasto de forma essencial é diminuído e dá lugar ao lazer e aos investimentos.
Veja:
- Gastos essenciais: 50% de sua renda;
- Gastos com lazer: 30%;
- Objetivos de curto e longo prazo (investimentos): 20%.
Essa planilha é indicada para pessoas mais jovens e que possuem um número menor de gastos essenciais.
Método 50-15-35
Essa planilha é indicada pra jovens que querem uma boa quantia de dinheiro no futuro, ou adultos que buscam investir pesado em sua aposentadoria.
Ela é caracterizada por 50% em gastos essenciais e 15% em lazer, com viagens, cinema e pizzas, por exemplo.
Veja como ficam os 35% restantes:
- Gastos essenciais: 50% de sua renda;
- Gastos com lazer: 15%;
O que achou das nossas dicas sobre como dividir o orçamento familiar? Vai começar a buscar uma organização financeira mais sofisticada? Siga nossas dicas e obterá sucesso!