Finanças

Como Dividir o Salário em Porcentagem?

Como Dividir o Salário em Porcentagem? O que deve ganhar mais dinheiro e com o que deve gastar menos todo mês?

Ter uma boa organização financeira pode lhe fazer ter maior controle de sua vida, seja com seus gastos essenciais, com seus investimentos ou até mesmo com seu lazer, sem falar das dívidas.

Uma pessoa quando se organiza financeiramente consegue limpar seu nome em questão de pouco tempo, desde que esteja determinada a mudar seus hábitos financeiros.

Hoje no Plataforma Brasil, falaremos sobre o benefício dessa prática e ensinaremos o passo a passo de Como Dividir o Salário em Porcentagem. Leia e aprenda:

Por que Dividir o Salário em Porcentagem?

Por que Dividir o Salário em Porcentagem
Por que Dividir o Salário em Porcentagem

Mas afinal, por que deveríamos dividir nossos salários em porcentagem? Antes de saber como dividir o salário em porcentagem, é interessante entendermos mais sobre o assunto.

Acontece que muitas vezes não temos organização financeira nenhuma em nossas vidas, vivendo pelo dinheiro do próximo mês, sempre.

Assim, você nunca vê seu dinheiro guardado, não possui uma reserva de emergência e muito menos investimentos de valor.

Dessa forma, acaba ficando a mercê de seu próximo pagamento, mês após mês, com a insegurança de poder ficar sem dinheiro acumulado para uma emergência a qualquer momento.

Quando você divide seu salário em porcentagem, fica mais fácil de saber quanto está gastando com cada coisa e quanto deve diminuir em cada um dos setores.

Esses setores vamos explicar quando ensinarmos como dividir o salário em porcentagem, no próximo tópico.

Outro detalhe é que dividindo seu dinheiro mensal em partes, fica mais fácil de conseguir quitar as suas dívidas.

Aqui em nosso conteúdo já trouxemos dicas de como quitar as dívidas, como conseguir um empréstimo pessoal e cartão de crédito para negativados.

Leia nossas dicas e limpe seu nome!

Portanto, o principal benefício de dividir seu dinheiro em setores é conseguir alcançar uma maior organização e talvez liberdade financeira. Leia abaixo!

Como Dividir o Salário em Porcentagem?

Como dividir o salário em porcentagem? Separando seu dinheiro em alguns setores de sua vida que não podem faltar todo mês, com exceção do lazer.

Leia Mais: Como Dividir o Planejamento Familiar

Dessa forma, é possível economizar e até mesmo investir seu dinheiro. Portanto, caso queira saber separar esse dinheiro, leia nossas dicas abaixo:

Gastos essenciais

Os gastos essenciais, conforme o próprio nome indica são contas que terão de ser pagar todo mês.

Afinal, sua conta de luz, água, o gás que cozinha sua comida, sua comida do supermercado e outros itens são essenciais.

Assim, geralmente esse tópico é o que mais recebe dinheiro de todo o montante, podendo ficar em 60% e 50% de todo o valor, muito raramente 40%.

Investimentos: objetivos de longo prazo

Chegamos então a um dos tópicos mais polêmicos, mas que muitas pessoas deixam de lado e acabam ficando na pindaíba sempre que acontece alguma crise financeira, como o desemprego.

Dentro dos objetivos de longo prazo estão inseridos seus investimentos de bolsa de valores, as ações ou até mesmo investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto.

Além disso, algo que pode se encaixar tanto em longo prazo quanto a curto é a sua reserva de emergência.

A reserva de emergência é um valor que corresponde a 6 meses do salário de um contratado CLT e 12 meses do faturamento de um profissional autônomo.

Dessa forma, esse valor pode variar entre 30% a 20% de seu salário, seja junto ou separado dos objetivos de curto prazo.

Quando os objetivos de curto e longo prazo são unidos em apenas um, geralmente essa conta fica dividida entre 10% a 15% de cada. Algumas pessoas que se importam mais com a segurança de seu futuro chegam a colocar 40% de todo o seu salário em seus investimentos.

Investimentos: objetivos de curto prazo

Assim como os investimentos de longo prazo, os de curto prazo também possuem sua importância em nossa vida.

Isso porque estão embasados em pequenas conquistas, como a troca de seu carro, a compra de algum móvel que tanto quer, trocar seu celular ou até mesmo seu computador.

Siga as mesmas dicas de porcentagem do item anterior e separe seu dinheiro mensalmente pro setor.

Lazer

Já o lazer é o que menos recebe porcentagem nessa estrutura dividida, principalmente entre pessoas que estão devendo ou que não possuem reserva de emergência, precisando assim economizar mais mês a mês.

Separe algo entre 10% a 15% de seu salário mensal pro seu lazer, como pedir uma pizza, ir ao cinema ou fazer alguma atividade paga que você gosta.

Aqui em nosso conteúdo já trouxemos todos os métodos de planilhas de controle de gastos mensais, acesse o conteúdo e comece a usar nossa planilha exclusiva!

Como dividir o salário em porcentagem é fácil, basta seguir nossas dicas e se comprometer com a mudança financeira em sua vida!