FinançasNotícias

Qual é a melhor forma de comprar um imóvel?

Existem diversas alternativas para comprar um imóvel, por isso, pode ser difícil escolher entre uma e outra, tendo em vista que cada uma dessas opções possuem prós e contras. 

Reunimos neste conteúdo as principais informações sobre qual é a melhor forma de comprar um imóvel, o que considerar antes de fechar a compra, como encontrar casas a venda no Pacaembu e muito mais. Saiba mais sobre finanças

Quais as principais formas de comprar um imóvel?

Existem várias maneiras de comprar um imóvel e cada uma delas depende da preferência do comprador, bem como de suas condições financeiras e preferências individuais. Essas formas de compra incluem:

1- Compra à vista

A modalidade à vista tem como principal característica o pagamento do preço total do imóvel feito no ato da compra. Essa alternativa permite que o comprador possa negociar um preço menor com o vendedor, além de possuir menos custos de taxas (uma vez que não há juros sobre as parcelas).

2- Consórcio

O consórcio imobiliário consiste em um grupo de pessoas que pagam o valor da compra parcelado, gerando um fundo para uma instituição financeira no intuito de comprar um imóvel. Todos os meses, ou periodicamente, é feito um sorteio entre os consorciados e o beneficiário recebe uma carta determinando o valor de seu investimento para adquirir o imóvel.

3- Financiamento

O financiamento bancário é a alternativa mais comum para comprar um imóvel. Nessa modalidade é feito um empréstimo hipotecário onde o comprador inicialmente paga uma porcentagem do valor do imóvel (a entrada ou calção) e o valor restante é financiado por meio de um empréstimo. Assim, o imóvel fica como garantia da dívida e o empréstimo é pago em parcelas mensais conforme acordado.

O que levar em consideração antes de fechar a compra de uma casa?

Considerando que é um item de alto valor, antes de fechar a compra de um imóvel é fundamental levar em conta alguns aspectos para que a decisão seja satisfatória. Confira abaixo quais são esses aspectos: 

●     Orçamento;

●     Condições do imóvel;

●     Localização;

●     Documentação do imóvel;

●     Condições de compra;

●     Imobiliária. 

Esses são apenas alguns aspectos para considerar antes de fechar a compra da casa. É importante ressaltar que a parte mais importante da busca por um imóvel é a imobiliária. Com uma empresa que sabe bem o que faz, você obterá a ajuda necessária para encontrar seu próximo lar e não precisará se preocupar com diversas questões burocráticas.

Qual é a melhor forma de comprar um imóvel?

A melhor forma de comprar um imóvel depende de uma série de fatores que incluem as condições financeiras do comprador, preferências e várias outras. No entanto, vale destacar que recorrer a uma imobiliária de confiança é imprescindível para fazer a melhor escolha no final. 

A Mello Imóveis é uma imobiliária com anos de mercado que pode te ajudar perfeitamente nessa jornada. Através do site você pode encontrar desde casas a venda no Pacaembu, até o seu apartamento dos sonhos em Perdizes ou Higienópolis. 

É fundamental fazer uma análise de todas as alternativas disponíveis considerando os prós e contras de todas as maneiras de comprar um imóvel considerando suas necessidades, seus objetivos pessoais e situação financeira.

Nesse contexto, é válido afirmar que a melhor forma de comprar um imóvel é a que vai gerar um resultado mais satisfatório do início ao fim da aquisição. Se você escolher o financiamento, por exemplo, deve lembrar que vai precisar de uma estabilidade financeira, visto que caso deixe de pagar as prestações, pode perder o imóvel para o banco.

Dicas para planejar a compra do seu imóvel

‌Planejar a compra de um imóvel é uma etapa essencial para garantir a melhor decisão, tendo em vista que a transação pode representar uma responsabilidade de longo prazo com valores a pagar. Confira abaixo algumas dicas:

1- Estabeleça um orçamento

Estabelecer um orçamento é uma etapa muito importante. Você vai começar fazendo uma análise da sua situação financeira atual estipulando o quanto pode pagar considerando suas condições atuais. Faça uma avaliação levando em conta que pode precisar de um valor para entrada, impostos, taxas e outros.

2- Defina seus objetivos

Qual tipo de imóvel você está procurando? Defina seus objetivos determinando seu propósito com a compra de um imóvel e liste quais são as suas prioridades de localização, quantidade de cômodos e outros fatores.

Essa etapa vai te ajudar a direcionar suas escolhas tomando a melhor decisão possível. Se você estiver procurando por casas a venda no Pacaembu, por exemplo, liste o número de quartos e outros fatores que você busca em um lar, assim a imobiliária terá mais assertividade ao indicar as opções.

3- Procure uma imobiliária de confiança

A busca por uma imobiliária de confiança é imprescindível para alcançar o que você deseja. Isso ocorre, porque a imobiliária vai te ajudar com toda a parte burocrática da compra do imóvel, como a documentação, além de mostrar os tipos de imóveis que você quer ver. Com isso, dificilmente você terá problemas com erros na documentação e outros.

Pronto, agora você já sabe qual é a melhor forma de comprar um imóvel. Sendo assim, você já pode recorrer a uma imobiliária informando o seu orçamento. Não esqueça de considerar a Mello Imóveis neste momento. Você pode acessar o site dessa líder de mercado e encontrar o imóvel que procura sem sair de casa.