Como economizar na decoração da sala – Passo a passo
Conteúdo do Artigo
Se você está de mudança para casa nova ou mesmo quer mudar os ares do seu apartamento, aprender como economizar na decoração da sala, quarto ou qualquer ambiente, é sempre uma boa ideia.
Afinal, os custos de decoração não são tão baratos assim caso você não tome algumas medidas interessantes para gerar uma economia saudável para o seu bolso.
A ideia deste artigo não é simplesmente eliminar todas as possibilidades e sair fazendo peças caseiras. Afinal, decorar é também um investimento, pois isto gera qualidade de vida e conforto.
Portanto, para entender tudo sobre o tema e, quem sabe, salvar uma graninha no fim do mês, continue lendo. Sua casa vai ficar linda!
Como economizar na decoração da sala – Passo a passo
Existem muitas formas de aprender como economizar na decoração da sala ou em qualquer outro cômodo da casa. Mas aqui, vamos nos ater especificamente a sala de estar, local para ver filmes, descansar, confraternizar com amigos e, claro, ler um bom livro.
Antes de mais nada, é bastante interessante que você pense no seguinte: não existe decoração perfeita e ideal. Ou seja, não há, no mercado, o melhor tapete, o melhor estofado, os melhores quadrinhos ou a cor de tinta mais bonita. O que há, é o seu gosto pessoal.
Portanto, o mais importante de tudo não é você simplesmente sair comprando tudo que é peça de decoração. Mas sim, entender o que você gosta, encontrar um estilo que lhe deixe confortável e, em cima disso, buscar formas de como economizar na decoração.
Esta é uma dica importante, pois ela está totalmente ligada ao bem-estar da sua casa. Afinal, imagine ter que fazer uma decoração só porque alguém disse que é a moda do momento, mas no fim das contas, você não gosta tanto assim. Ruim, não é?
Sendo assim, continue lendo e tenha boas ideias para sua decoração!
Compre itens que combinem com vários estilos de decoração
Nossa primeira dica está totalmente ligada à economia. Então, se você quer realmente aprender como economizar na decoração da sala, você precisa colocar isso aqui em prática o quanto antes: compre peças que sejam universais e que combinem com tudo!
Esta é uma maneira muito inteligente de reunir os melhores itens de decoração para que você possa, assim, fazer combinações originais e que combinem com várias outras peças. Desta forma, você evita ter que ir ao mercado comprar uma peça exclusiva sempre que achar que alguma coisa não está legal.
Mas, o que seriam peças universais? É muito simples. São aquelas peças com cores neutras, estampas padrões, formatos clássicos e que se encaixam perfeitamente em diversos tons de tinta, modelos de estofados ou quadrinhos na parede.
Quanto mais você conseguir unir o útil ao agradável neste caso, melhor para como economizar na decoração da sua sala, dentro do seu orçamento mensal. Do contrário, toda vez que você quiser mudar a sua decoração da sala, terá que optar por comprar um elemento aqui e outro ali para combinar. E isto, no longo prazo, sai muito caro.
Ao invés de comprar um estofado novo, reforme-o
Existem coisas na decoração que muitas vezes sequer são lembradas, mas que podem fazer toda a diferença para uma estética personalizada e única. Se você parar para pensar, toda vez que você compra um estofado novo ou uma peça nova, está, na verdade, mudando o ambiente. Deixando ele diferente. Original. Novo.
Só que você já parou para pensar que se você fizer isso de outras maneiras, os efeitos de novidade também vão surgir? É neste ponto que se encaixa a reforma dos estofados, ao invés da compra de um novo.
O ato de reformar o estofado faz com que o ambiente ganhe uma cara nova do ponto de vista decorativo e você acaba economizando bastante. Afinal, um jogo de sofá novo, muitas vezes, pode custar até duas vezes mais do que uma reforma. Esta é uma ótima dica para como economizar na decoração e também, renovar ambientes sem gastar com um produto novo.
Esta sensação acontece, pois a troca do tecido para sofá faz com que o ambiente se renove. Você pode escolher o tecido que quiser e combiná-lo com outros elementos do ambiente, como cor da parede ou mesmo estampas de tapetes ou vasos decorativos.
Espalhe almofadas pelo ambiente para preencher o espaço
Quer uma dica que muda absolutamente todo o ambiente e você economiza bastante? Use almofadas! Sim, as almofadas são totalmente coringas em um ambiente que precisa ser renovado, pois elas conseguem emprestar muito charme e beleza para qualquer cômodo.
Com almofadas, você consegue compor o ambiente, combinar cores, estampas, formatos e tudo mais que você julgar interessante.
Inclusive, se você quiser, poderá fazer suas próprias almofadas. É bem simples: basta comprar tecido para estofados, linha, agulha, enchimento em fibra siliconada e um fecho em zíper. Com isto, pode montar quantas almofadas quiser e por um preço muito, mas muito mais acessível.
Pintar paredes e colocar quadrinhos pode ser uma excelente alternativa
Para mudar um ambiente e deixá-lo mais criativo e bonito, muitas vezes, tudo que você precisa fazer é aplicar alguns quadrinhos na parede. Em alguns casos, somente o ato de pintar a parede de uma cor diferente, já é mais do que suficiente para melhorar a decoração e deixá-la mais amigável.
Esta é uma das melhores maneiras de aprender como economizar na decoração da sala, visto que você não precisa se preocupar com outros elementos. Somente uma parede pintada e com a aplicação de quadros, já se faz totalmente útil – e custa bem pouquinho.
Faça peças de decoração artesanais
E por fim, claro, não podemos deixar de mencionar algo que gera uma economia gigantesca em qualquer projeto de decoração: peças artesanais! Sim, você pode fazer peças artesanais para compor e deixar um espaço renovado e totalmente diferente, sem que precise gastar comprando elementos novos, lacrados e caros.
Muitas vezes uma latinha de metal, uma caixinha de leite, um tecido antigo ou até mesmo um vaso em desuso, podem se tornar úteis novamente para que a sua decoração ganhe uma sobrevida – e com pouquíssimo dinheiro.
Agora que já temos algumas boas ideias de como você pode decorar a sala gastando pouco, é hora de colocar tudo em prática. Bora lá? Para mais dicas de economia, siga o Plataforma Brasil