Cotidiano

A história por trás da FA Cup, a competição de futebol mais antiga do mundo

Como todos nós sabemos, o futebol é o esporte mais acompanhado de todo mundo, conseguindo atrair fãs de todos os gêneros e idades. Na realidade, as grandes competições da modalidade possuem uma audiência enorme, assim como a cobertura completa de grandes veículos de comunicação, os sites de streaming e também de sites de apostas esportivas.

No Brasil, competições como o Campeonato Carioca, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Lampions League e outros, englobam uma lista enorme de disputas já conhecidas pelo público brasileiro.

Mas o que pouca gente sabe é que a competição mais antiga da história do esporte ainda é disputada até hoje, e dentro dos mesmos moldes em que foi jogada a mais de cem anos atrás. A FA Cup é um verdadeiro patrimônio do futebol mundial, isso é um fato. Nesse texto, nós vamos explicar mais sobre a origem da copa e como ela ainda continua sendo relevante até os dias atuais.

O início de tudo: a origem da FA Cup

Em meados do século XVIII, o mundo passava por importantes mudanças sociais e econômicas. O momento era de auge e consolidação da Revolução Industrial, com novas invenções e formas de enxergar o mundo. Além disso, a modernização não tardaria em chegar também aos esportes.

Com o passar do tempo, as instituições de ensino passaram a introduzir o esporte em sua grade – sobretudo os particulares – e, nesta época, o futebol nasceu e se consolidou. Entretanto, em 1863, deu-se um passo importante para que isso acontecesse. A Football Association (Federação Inglesa de Futebol) nascera em Londres, tornando-se a pioneira na organização do esporte que os ingleses aprenderiam e nos ensinariam a amar.

Foi dentro da FA, que o tesoureiro Charles William Alcock propôs a ideia da criação de uma taça que contemplasse todos os times do país, sendo disputada em um formato eliminatório com jogos únicos, o que deixava tudo mais emocionante e incerto.

A primeira edição da FA Cup aconteceu em 1871-1872 e o time Wanderers FC foi o vencedor. No começo, os times amadores eram os que mais ganharam a competição, porque eram considerados os melhores na época. Mas com o tempo, os times profissionais começaram a contratar jogadores mais talentosos e a investir mais em seus times. Assim, a competição ficou mais disputada.

Até hoje, o torneio é conhecido por seus jogos dramáticos e surpresas, onde times menores podem derrotar os gigantes do futebol inglês. Alguns dos momentos mais icônicos da história da competição incluem a final de 1953, conhecida como “A Final do Século”, onde o Blackpool venceu o Bolton Wanderers por 4 a 3 em um jogo emocionante.

Maiores artilheiros da história da competição

Maiores artilheiros da historia
Maiores artilheiros da história

Ao longo dos anos, diversos jogadores já brilharam nos campos da FA Cup. Alguns deles se destacaram tanto que entraram para a história como grandes goleadores da história da competição, contribuindo com títulos e outros momentos emocionantes para suas respectivas equipes.

  • Jimmy Greaves

Em primeiro lugar na lista dos maiores artilheiros da FA Cup está o lendário Jimmy Greaves, que marcou 44 gols na competição durante sua carreira no Chelsea, Tottenham e West Ham United. Greaves era conhecido por sua habilidade técnica e finalização precisa, o que o tornou um dos jogadores mais temidos de sua época.

  • Dixie Dean

O atacante do Everton marcou 34 gols na competição e é considerado um dos melhores jogadores da história do clube. Dean é mais lembrado por suas conquistas no Campeonato Inglês, onde marcou um recorde de 60 gols em uma temporada.

  • Ian Rush

Em terceiro lugar na lista está Ian Rush, que marcou 30 gols na FA Cup durante sua carreira no Liverpool. Rush conseguia marcar gols importantes e decisivos, o que o tornou um jogador crucial para o sucesso do Liverpool na competição.