Se você está de mudança para casa nova ou mesmo quer mudar os ares do seu apartamento, aprender como economizar na decoração da sala, quarto ou qualquer ambiente, é sempre uma boa ideia.

Afinal, os custos de decoração não são tão baratos assim caso você não tome algumas medidas interessantes para gerar uma economia saudável para o seu bolso. 

A ideia deste artigo não é simplesmente eliminar todas as possibilidades e sair fazendo peças caseiras. Afinal, decorar é também um investimento, pois isto gera qualidade de vida e conforto.

Portanto, para entender tudo sobre o tema e, quem sabe, salvar uma graninha no fim do mês, continue lendo. Sua casa vai ficar linda!

Como economizar na decoração da sala – Passo a passo

Existem muitas formas de aprender como economizar na decoração da sala ou em qualquer outro cômodo da casa. Mas aqui, vamos nos ater especificamente a sala de estar, local para ver filmes, descansar, confraternizar com amigos e, claro, ler um bom livro.

Antes de mais nada, é bastante interessante que você pense no seguinte: não existe decoração perfeita e ideal. Ou seja, não há, no mercado, o melhor tapete, o melhor estofado, os melhores quadrinhos ou a cor de tinta mais bonita. O que há, é o seu gosto pessoal. 

Portanto, o mais importante de tudo não é você simplesmente sair comprando tudo que é peça de decoração. Mas sim, entender o que você gosta, encontrar um estilo que lhe deixe confortável e, em cima disso, buscar formas de como economizar na decoração.

Esta é uma dica importante, pois ela está totalmente ligada ao bem-estar da sua casa. Afinal, imagine ter que fazer uma decoração só porque alguém disse que é a moda do momento, mas no fim das contas, você não gosta tanto assim. Ruim, não é?

Sendo assim, continue lendo e tenha boas ideias para sua decoração!

Compre itens que combinem com vários estilos de decoração

Nossa primeira dica está totalmente ligada à economia. Então, se você quer realmente aprender como economizar na decoração da sala, você precisa colocar isso aqui em prática o quanto antes: compre peças que sejam universais e que combinem com tudo!

Esta é uma maneira muito inteligente de reunir os melhores itens de decoração para que você possa, assim, fazer combinações originais e que combinem com várias outras peças. Desta forma, você evita ter que ir ao mercado comprar uma peça exclusiva sempre que achar que alguma coisa não está legal.

Mas, o que seriam peças universais? É muito simples. São aquelas peças com cores neutras, estampas padrões, formatos clássicos e que se encaixam perfeitamente em diversos tons de tinta, modelos de estofados ou quadrinhos na parede.

Quanto mais você conseguir unir o útil ao agradável neste caso, melhor para como economizar na decoração da sua sala, dentro do seu orçamento mensal. Do contrário, toda vez que você quiser mudar a sua decoração da sala, terá que optar por comprar um elemento aqui e outro ali para combinar. E isto, no longo prazo, sai muito caro.

Ao invés de comprar um estofado novo, reforme-o

Como economizar na decoração reformando seu sofá
Como economizar na decoração reformando seu sofá

Existem coisas na decoração que muitas vezes sequer são lembradas, mas que podem fazer toda a diferença para uma estética personalizada e única. Se você parar para pensar, toda vez que você compra um estofado novo ou uma peça nova, está, na verdade, mudando o ambiente. Deixando ele diferente. Original. Novo.

Só que você já parou para pensar que se você fizer isso de outras maneiras, os efeitos de novidade também vão surgir? É neste ponto que se encaixa a reforma dos estofados, ao invés da compra de um novo.

O ato de reformar o estofado faz com que o ambiente ganhe uma cara nova do ponto de vista decorativo e você acaba economizando bastante. Afinal, um jogo de sofá novo, muitas vezes, pode custar até duas vezes mais do que uma reforma. Esta é uma ótima dica para como economizar na decoração e também, renovar ambientes sem gastar com um produto novo.

Esta sensação acontece, pois a troca do tecido para sofá faz com que o ambiente se renove. Você pode escolher o tecido que quiser e combiná-lo com outros elementos do ambiente, como cor da parede ou mesmo estampas de tapetes ou vasos decorativos. 

Espalhe almofadas pelo ambiente para preencher o espaço

Quer uma dica que muda absolutamente todo o ambiente e você economiza bastante? Use almofadas! Sim, as almofadas são totalmente coringas em um ambiente que precisa ser renovado, pois elas conseguem emprestar muito charme e beleza para qualquer cômodo.

Com almofadas, você consegue compor o ambiente, combinar cores, estampas, formatos e tudo mais que você julgar interessante. 

Inclusive, se você quiser, poderá fazer suas próprias almofadas. É bem simples: basta comprar tecido para estofados, linha, agulha, enchimento em fibra siliconada e um fecho em zíper. Com isto, pode montar quantas almofadas quiser e por um preço muito, mas muito mais acessível.

Pintar paredes e colocar quadrinhos pode ser uma excelente alternativa

Para mudar um ambiente e deixá-lo mais criativo e bonito, muitas vezes, tudo que você precisa fazer é aplicar alguns quadrinhos na parede. Em alguns casos, somente o ato de pintar a parede de uma cor diferente, já é mais do que suficiente para melhorar a decoração e deixá-la mais amigável.

Esta é uma das melhores maneiras de aprender como economizar na decoração da sala, visto que você não precisa se preocupar com outros elementos. Somente uma parede pintada e com a aplicação de quadros, já se faz totalmente útil – e custa bem pouquinho.

Faça peças de decoração artesanais

E por fim, claro, não podemos deixar de mencionar algo que gera uma economia gigantesca em qualquer projeto de decoração: peças artesanais! Sim, você pode fazer peças artesanais para compor e deixar um espaço renovado e totalmente diferente, sem que precise gastar comprando elementos novos, lacrados e caros.

Muitas vezes uma latinha de metal, uma caixinha de leite, um tecido antigo ou até mesmo um vaso em desuso, podem se tornar úteis novamente para que a sua decoração ganhe uma sobrevida – e com pouquíssimo dinheiro.

Agora que já temos algumas boas ideias de como você pode decorar a sala gastando pouco, é hora de colocar tudo em prática. Bora lá? Para mais dicas de economia, siga o Plataforma Brasil