Energia Renovável

Como funciona a lâmpada inteligente? – Veja como escolher!

Como funciona a lâmpada inteligente? As lâmpadas inteligentes são principalmente aquelas que possuem algum tipo de conectividade e representam a evolução mais atual das lâmpadas.

A principal característica das lâmpadas inteligentes é que podem ser controladas remotamente, embora também tenham outras características cada vez mais avançadas. Leia com a gente, entenda melhor do que se trata, e, principalmente, como funciona a lâmpada inteligente. Vamos lá!

Como funciona a lâmpada inteligente?

Como funciona uma lâmpada inteligente
Como funciona a lâmpada inteligente?

Mas afinal, como funciona a lâmpada inteligente? Para exemplificar de forma mais clara, abaixo deixamos algumas das principais funcionalidades, ou seja, o que essas lâmpadas podem fazer pra melhorar nosso cotidiano. Leia:

1. Conecte-se remotamente

A ligação de uma lâmpada inteligente permite o seu funcionamento com o smartphone ou com o centro de comando da nossa domótica.

Por exemplo, alto-falantes inteligentes, como o Amazon Echo ou Google Home, que podem ser conectados a lâmpadas inteligentes, estão se tornando muito populares. Isso permite que a gestão seja por voz.

Portanto, podemos dizer ao alto-falante para ligar as luzes da sala de jantar. As lâmpadas inteligentes da sala receberão o comando do alto-falante ao qual estão conectadas e acenderão. Da mesma forma podem ser desligadas ou regular a intensidade caso também possuam este recurso.

2. A intensidade e a mudança de cor das lâmpadas inteligentes

Esta é outra característica de como funciona a lâmpada inteligente. Atualmente, a maioria permite que a intensidade e a cor da luz emitida pela lâmpada inteligente sejam reguladas. Desta forma, podemos dar a atmosfera desejada a uma sala e também modificar a potência dessa luz.

Este último é interessante do ponto de vista do consumo responsável. Nem sempre precisaremos de todas as luzes ativadas ou em potência máxima, e as lâmpadas inteligentes atendem a isso.

3. Ativação e desativação automática por sensores

Existem diferentes tipos de lâmpadas inteligentes, ou seja, o modo de como funciona a lâmpada inteligente pode mudar. Algumas delas já possuem sensores de luz ou de proximidade, que detectam o movimento quando alguém se aproxima e acendem e desligam quando eles passam.

Essas lâmpadas inteligentes são úteis, por exemplo, em corredores de casa. Se nos levantamos à noite para ir ao banheiro: quando nos aproximamos, as lâmpadas acendem automaticamente quando nos detectam. Isso significa que não precisamos estar procurando o interruptor ou o celular para ligar elas.

Esta classe de lâmpadas também é utilizada em jardins exteriores e na iluminação pública de estradas menos movimentadas, que só acendem quando alguém está a conduzir.

Como podemos ver, a variedade de lâmpadas inteligentes é ampla. Desde os mais básicos que só possuem conectividade, até as novas gerações de iluminação.

Como escolher as lâmpadas inteligentes certas para a nossa casa?

Como funciona uma lâmpada inteligente
Como escolher?

Você já sabe como funciona a lâmpada inteligente, mas e como escolher uma dessas? Com tanta variedade, é importante escolher aquelas de que precisamos em nossa situação particular. Para isso, temos que levar em conta:

1. A forma de controlar as lâmpadas que queremos

Normalmente, a maioria sempre funciona através de um aplicativo de automação residencial que levaremos no celular. No entanto, temos que pensar se vamos adquirir um alto-falante inteligente ou uma central de comando para essa automação residencial.

Nesse caso, é muito importante verificar a compatibilidade das lâmpadas inteligentes, e certificar-se de que têm a que necessitamos e também o máximo possível para o futuro.

2. Quais são as nossas necessidades específicas de iluminação inteligente?

Temos jardim e queremos luzes com sensor de presença? Há idosos em casa que acordam à noite e precisam de luz automática para detectá-los? Temos escadas que queremos que estejam sempre iluminadas quando alguém está por perto?

Nesses casos, a conexão não é suficiente, precisamos de lâmpadas com sensores de proximidade. Outra alternativa são os centros de automação residencial inteligentes, que detectam onde estamos usando sensores externos à lâmpada e se conectam a eles para ligá-los.

Da mesma forma, queremos ativá-los e desativá-los quando estivermos fora de casa para simular a presença? Nesse caso, temos que ter certeza de que a conectividade não é básica e que eles têm wifi.

3. Que salas específicas iremos iluminar?

As necessidades de cada quarto são diferentes, ou seja, o modo como funciona a lâmpada inteligente também será.

Não é a mesma na cozinha e no banheiro, onde queremos uma luz branca potente que mostra a higiene do ambiente e nosso rosto em detalhes no espelho (para fazer a barba ou maquiagem, por exemplo), do que uma sala de jantar em que podemos querer dividir ambientes.

Da mesma forma, além das cores, vamos querer escolher a intensidade de forma adequada, dependendo do tamanho da sala.

A potência da luz é medida em lúmens. Se comprarmos lâmpadas inteligentes com pouca potência para uma sala grande, criaremos sombras não intencionais. Muita iluminação em uma sala pequena causará desconforto e não permitirá que você se sinta confortável.

As cores da sala também influenciam aqui, não só pela combinação, mas também pelo seu efeito na intensidade. Uma sala pequena, com uma lâmpada muito potente e paredes brancas que refletem a luz, será muito desconfortável.

As potências mais altas são superiores a 500 lumens, ideais para cozinha e banheiro. Em qualquer caso, a recomendação se não tem a certeza é simples: compre uma lâmpada inteligente de potência suficiente, que seja regulável e permita dar luz de qualquer cor (algo que pode controlar com o seu smartphone). Assim, não irá falhar porque poderá sempre adaptar as lâmpadas inteligentes à divisão em que se encontram.

4. Compreenda os diferentes tipos de iluminação

Na hora de escolher, devemos entender que existem vários tipos de iluminação do ponto de vista de decoração e conforto:

  • As luzes principais que iluminam a sala;
  • Luzes de destaque para decorar ou definir uma área. Normalmente, por meio de lâmpadas de piso ou de cabeceira;
  • Luzes de tarefas. Específico para uma tarefa, como ler em um determinado lugar, trabalhar em uma mesa, etc.

Portanto, ao comprar suas lâmpadas inteligentes você deve considerar, em cada cômodo, que tipo (ou classes) de luz você vai precisar.

Como você pode ver, as lâmpadas inteligentes são uma grande evolução quando o assunto é iluminação e consumo responsável, pois são LED, além de ajustáveis. E se você seguir essas orientações simples, não terá dúvidas ao escolhê-las, pois agora já sabe como funciona a lâmpada inteligente. Até a próxima!