Energia Renovável

Acordo climático de Paris – Conheça as metas e mudanças!

O Acordo climático de Paris aconteceu em 12 de dezembro de 2015, com uma meta histórica de redução de emissões sendo acordada mundialmente para combater o efeito estufa.

Esses acordos são fundamentais e estabelecem uma série de metas, algumas delas vinculadas ao ano de 2030. Em que consiste esse Acordo climático de Paris para as mudanças climáticas e quais objetivos foram levantados? Qual é a data de cumprimento? Qual é o status atual desses acordos?

Respondemos a tudo isso e muito mais de forma clara e simples. Então leia conosco e fique atualizado sobre o assunto relacionado também a energias renováveis!

O que é o Acordo climático de Paris para as mudanças ocorridas?

O que é o Acordo climático de Paris?

Trata-se de uma assinatura mundial de compromissos para redução das emissões de gases de efeito estufa. Eles foram acordados na 21ª Convenção sobre Mudança do Clima, realizada em Paris de 30 de novembro a 13 de dezembro de 2015.

Esses acordos estiveram abertos para assinatura de 22 de abril de 2016 a 21 de abril de 2017 na sede das Nações Unidas em Nova York, entrando em vigor em 4 de novembro de 2016. 195 signatários ratificaram os acordos.

Quais são os principais objetivos do acordos de Paris?

O que os signatários concordaram no Acordo climático de Paris, foi:

  • O objetivo de “longo prazo” de garantir que a temperatura global do planeta não suba mais de 2 graus Celsius em comparação com a temperatura dos tempos pré-industriais;
  • Tenha como objetivo que esse crescimento seja ainda inferior a 1,5 graus;
  • A necessidade de não aumentar ainda mais as emissões globais de países e organizações (como a União Europeia), reconhecendo que os países em desenvolvimento levarão mais tempo;
  • Realizar reduções rápidas, usando a melhor ciência disponível, para alcançar um equilíbrio entre as emissões e capturas de CO2 da atmosfera na segunda metade do século XXI.

Como é pretendido atingir esses objetivos?

Como não existe um único órgão de governo global no mundo, não é possível definir metas centralizadas para todos os países e forçá-los a cumprir as mesmas.

Por isso, as metas do Acordo climático de Paris devem ser alcançadas por meio da coordenação das chamadas “Contribuições Nacionalmente Determinadas” (CDN), que são solicitadas a cada signatário.

Basicamente, isso significa que cada país faz seu plano (seu CDN) de acordo com suas capacidades, determinando suas ações para reduzir as emissões e enfrentar as consequências das mudanças climáticas.

Teoricamente, esses CDNs são coordenados e, juntos, devem atingir a meta de longo prazo. Os guias sobre como fazer esses planos nacionais são atualmente negociados segundo o ponto 3 do acordo.

Qual é a relação entre o Acordo climático de Paris e as metas para 2030?

Como podemos ver, os acordos são ambiciosos, mas também um tanto difusos. Fala-se de “longo prazo” nos prazos de cumprimento e, por isso, organizações como as Nações Unidas ou a União Europeia, alinharam os acordos de Paris e os concretizaram em projetos com objetivos iniciais para o ano de 2030.

O quadro da UE para o Clima e a Energia para 2030 e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 são o resultado destes esforços para melhor concretizar os Acordos de Paris.

Desta forma, por exemplo, nos objetivos para 2030 da União Europeia encontramos:

  • Uma redução de pelo menos 40% das emissões de gases de efeito estufa em relação aos níveis de 1990;
  • Pelo menos 32% de participação de energia renovável na geração de eletricidade;
  • Melhoria de pelo menos 32,5% na eficiência energética.

Além disso, a União Europeia, por meio de legislação, pode obrigar seus membros a cumpri-la. Em relação a outros países fora da União, embora também definam metas para 2030, forçar esse cumprimento é mais complexo.

Apesar de terem assinado os acordos, não existe nenhum organismo externo com real capacidade para fazer algo caso um país não cumpra os objetivos. O que nos leva ao próximo ponto importante.

Qual é a situação atual de cumprimento do Acordo climático de Paris?

Qual a situação atual do Acordo climático de Paris?
Qual a situação atual do Acordo climático de Paris?

Bem, infelizmente, e de acordo com muitos especialistas, a maioria dos signatários não está cumprindo essas metas até 2030.

Além disso, alguns países, como os Estados Unidos, já formalizaram a sua saída, durante o governo de Donald Trump. Apesar de todo o alvoroço, quando Biden assumiu a presidência, ainda em janeiro, colocou novamente a nação norte-americana dentro das rédeas do acordo.

Da mesma forma, as emissões aumentaram (contrariando um dos principais objetivos dos Acordos), embora seja verdade que a um ritmo mais lento do que nos anos anteriores.

Assim, embora alguns países e organizações, como a União Europeia, estejam no caminho de cumprir (alguns membros melhor do que outros), a perspectiva global é de que é necessário mais esforço.

Brasil no Acordo climático de Paris

Mas, e o Brasil? Qual a participação da nossa nação com extensão continental nesse acordo tão importante para o futuro da nossa humanidade? O Brasil assinou o Acordo de Paris em 2015, comprometendo-se a reduzir até 2025 suas emissões de gases de efeito estufa em até 37% (comparados aos níveis emitidos em 2005), estendendo essa meta para 43% até 2030.

Porém, assim como muitos países da União Europeia, pouco tem sido feito para atingir os acordos e o contrário está acontecendo, já que de 2015 pra cá as queimadas na Amazônia aumentaram, assim como as emissões de gases. Qual sua opinião sobre o assunto? Conta pra gente. Até a próxima!