Saúde e Bem-estar

6 principais doenças bucais

Responsável por afetar a saúde e aparência dos dentes, o surgimento de doenças bucais é o principal motivo para idas aos consultórios odontológicos. 

Em alguns casos, quando não tratadas, podem evoluir para quadros mais graves e interferirem na saúde do organismo em geral

Os causadores para o aparecimento e desenvolvimento das doenças bucais são vários, mas os mais comuns são:

  • Higiene bucal incorreta;
  • Falta de acompanhamento com um especialista;
  • Má alimentação, principalmente se tratando de excessos com açúcar;
  • Consequências de doenças emocionais, como ansiedade e depressão;
  • Falta de nutrientes como vitamina C.

Ao se deparar com uma doença bucal, é importante saber que por mais que sejam desagradáveis, são extremamente comuns, e por isso, existem diversos tratamentos e acompanhamentos disponibilizados no plano dentário para combatê-las.

Quais são as doenças bucais mais comuns?

Existem muitas variações de doenças bucais, desde as raras até as mais frequentes, e é importante ter conhecimento sobre elas para facilitar no reconhecimento de sintomas e saber a qual tratamento recorrer.

Um ponto importante é que todos estão suscetíveis ao surgimento de doenças bucais, desde os pequenos até os mais velhos, e o recomendado por especialistas é fazer um acompanhamento odontológico de tempos. 

Isso pode ser através de um plano odontológico familiar, por exemplo, ou consultas individuais, buscando não só tratar como evitar e prevenir o aparecimento de doenças e infecções.

Dessa forma, segue abaixo as 8 principais e mais comuns doenças bucais:

  1. Cáries

Sem dúvidas, é a doença bucal mais comum e conhecida. Seu surgimento pode acontecer principalmente na infância, por conta do excesso de açúcar nessa fase, mas também é super recorrente em adultos, podendo ser causada pela má higiene bucal.

Os principais sintomas são dor na região dos dentes e uma sensibilidade maior que o normal, especialmente ao entrar em contato com alimentos doces, e visualmente, é possível identificá-las notando manchas pretas ou pequenos pontinhos nos dentes.

  1. Tártaro

Também conhecido como cálculo dentário, surge quando as bactérias se acumulam na boca, criando uma camada perceptível de resíduos (manchas esbranquiçadas ou amareladas). 

Ela acontece quando a higiene bucal não é feita corretamente, além de ser favorecida pelo consumo de bebidas pigmentadas, como cafés e vinhos.

  1. Gengivite

No caso da gengivite, os afetados não são os dentes em si, e sim a região da gengiva, que fica inflamada ou lesionada, podendo sangrar em alguns casos. 

Isso acontece por conta do acúmulo de placas bacterianas, que, transformadas em tártaro, se acumulam nas gengivas.

  1. Periodontite

Essa doença bucal pode ser entendida como a evolução da gengivite não tratada, e é famosa por ser a principal causadora de perda dentária. 

Os sintomas são similares ao da gengivite, sendo o inchaço nas gengivas, sangramentos ocasionais, e é possível notar mau hálito e a sensação de dentes moles ou mais fracos.

Em um plano odontológico empresarial preços é possível, no acompanhamento com o dentista, obter mais informações sobre tratamentos específicos para a periodontite que é uma doença bucal mais delicada, e dependendo do quadro, requer cirurgias.

  1. Halitose ou mau hálito

Assim como as cáries, também é uma doença bucal super comum, podendo ser resultado de doenças gastrointestinais, falta de higiene bucal, pouca hidratação (que resulta na boca seca), tabagismo, etc. 

Então, é interessante lembrar que o mau hálito é considerado doença a partir do momento que soluções simples deixam de funcionar, como a escovação ou uma bala de menta. 

  1. Candidíase oral

O famoso ‘’sapinho’’, doença conhecida pela transmissão por meio de contato íntimo, mas que também pode surgir em casos como imunidade baixa ou falta de imunidade. 

Até mesmo o excesso de açúcar, falta de higiene bucal e uso incorreto de próteses, sendo percebida por conta de manchas na boca, aparecimento de aftas, ardência e dormência.

Como prevenir e cuidar das doenças bucais?

É muito comum em um plano odontológico que cobre aparelho e manutenção encontrar tratamentos e orientações de cuidados por especialistas no caso de doenças bucais.

Os tratamentos variam dependendo de cada doença, mas os mais comuns são limpezas, restaurações e raspagens, sendo o tratamento primordial para qualquer enfermidade bucal a higiene correta dos dentes, incluída na rotina diária.

Fazer a escovação dos dentes com uma escova de cerdas macias, além do uso do fio dental e enxaguante bucal, são práticas essenciais para manter a saúde bucal em dia e prevenir o surgimento de doenças.

Além disso, em um plano odontológico particular, são disponibilizadas orientações de higiene bucal personalizadas para cada caso, onde são indicadas escovas, cremes dentais e outros produtos adequados para a realidade do paciente.

Cuidar da alimentação e saúde física também são práticas que refletem na saúde bucal, e é importante lembrar que o corpo é como uma máquina, unida por várias peças que precisam estar em bom funcionamento individualmente para garantir que tudo rode bem.

Investir na saúde bucal é investir, além de estética, em qualidade de vida.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.