Tecnologia

Internet 5G: Saiba qual velocidade atinge e o onde já existe no Brasil

A sigla internet 5G refere-se à quinta geração de comunicação móvel. O “G” é usado para designar as diferentes gerações de tecnologia de comunicação para dispositivos móveis que foram introduzidos ou serão introduzidos. 

A tecnologia 5G é capaz de operar na onda milimétrica (um espectro de frequências super-altas que variam de 24 a 100 GHz), portanto, a quantidade de espectro disponível para a tecnologia 5G significa que os dados podem ser transferidos muito mais rápido do que é possível atualmente.

De fato, a grande variedade de mudanças tecnológicas e de infraestrutura inerentes à implementação da tecnologia 5G oferece enormes vantagens, bem como possíveis desafios para cada um dos usuários, empresas e prestadores de serviços.

Que velocidade a tecnologia 5G oferece?

Os operadores que realizaram testes de velocidade com a tecnologia 5G registraram velocidades de até 70 Gbps. 

Em simulações patrocinadas pela indústria, resultados impressionantes também foram obtidos, com taxas de dados que foram aumentadas de 71 Mbps para usuários da tecnologia 4G para 1,4 Gbps para usuários da tecnologia 5G na onda milimétrica.

Esse aumento significativo na velocidade com a internet 5G é acompanhado por uma enorme diminuição na latência.

Esse fator é de grande importância no caso de tecnologias emergentes, como carros autônomos e cirurgia robótica “virtual”, que dependem da comunicação instantânea. 

Com a tecnologia 5G, uma latência de uma faixa de um milissegundo (ms) pode ser esperada, enquanto a tecnologia 4G geralmente tem uma latência de 20 ms.

Onde a internet 5G está disponível no Brasil?

Por enquanto, apenas Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) têm a internet 5G funcionando. As próximas cidades devem ser Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia – mas ainda não há uma data prevista.

As tecnologias que suportam redes 5G são complexas. As redes atuais dependem de grandes torres de celular de alta potência, que enviam sinais de baixa frequência (menos de 6 GHz) a longas distâncias.

O problema é que essas frequências de rádio não podem transmitir dados com rapidez suficiente para suportar as altas velocidades que o serviço 5G deve alcançar.

Por isso, o processo de implementação será demorado. No entanto, muitos roteadores/repetidores wi-fi já estão preparados para essa tecnologia, assim como muitos celulares da atualidade.

Veja a matéria sobre a Internet 5G no Fantástico

Por que a internet 5G é importante?

A tecnologia 4G está ficando saturada, e a velocidade nunca foi tão necessária quanto agora.

O aumento da demanda causará problemas inevitáveis para consumidores, empresas, agências governamentais, entre outros.

A latência aumentará, os downloads serão atrasados e o desempenho geral diminuirá. Além disso, à medida que o uso de dispositivos conectados se torna generalizado, os problemas para usuários e empresas se tornam mais evidentes. 

Os serviços que dependem de dados móveis (finanças, serviços de emergência e segurança de dados) sofrerão atrasos e falhas crescentes durante o envio e recebimento de dados.

Para resolver esses problemas, a tecnologia 5G aproveita várias inovações diferentes que trabalham juntas: ondas de rádio de alta frequência, modelagem de feixe e segmentação de rede. 

Ele também promete aumentar a velocidade de download para torná-la até dez vezes mais rápida do que a da tecnologia 4G e reduzir a latência para apenas um milissegundo. 

Além disso, segmentos de internet 5G podem ser alocados aos serviços mais importantes, o que implica um aumento na confiabilidade.