Categoria: Gastronomia

  • Como fazer Pavê de Chocolate

    Como fazer Pavê de Chocolate

    Se você gosta de uma boa sobremesa de chocolate, vai gostar do que eu vou ensinar hoje. Aprenda a fazer um Pavê de Chocolate que é uma verdadeira delícia, uma sobremesa incrível para servir após o almoço ou jantar.

    Simples, prática e muito saborosa, a receita também contém propriedades muito benéficas para a nossa saúde.

    Você sabia que o nome “pavê” advém da palavra francesa “pavage”, que significa “pavimento”? Exatamente isso, o nome foi dado para remeter às camadas do doce, compostas por biscoito e creme.

    Mais sobre gastronomia

    Essa receita de pavê de chocolate é uma maravilha que vai conquistar toda a sua família, isso você pode ter certeza.

    Tipos de Pavê de Chocolate

    Uma das melhores coisas do pavê é que ele é uma sobremesa muito versátil, permitindo que você possa dar o seu toque final. Existem pessoas que usam chocolate branco, morango e até maracujá, e todas são opções que ficam uma delícia.

    Mas hoje aprenderemos como fazer o pavê de chocolate, uma versão que muitas pessoas também gostam e que não perde em nada para a receita original.

    Ah, e se por acaso você não tem costume de cozinhar, não tem muita facilidade em preparar sobremesas e raramente se mete na cozinha para poder tentar preparar algo, não se intimide!

    A receita é prática, fácil e acessível para todo o tipo de pessoa, além disso, o passo a passo que descrevi abaixo foi escrito de forma simples para que toda pessoa possa fazer sem maiores dificuldades, inclusive aquelas que não tem prática na cozinha.

    E contando com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados, você poderá comprar no mercado mais próximo e sem gastar muito para isso.

    Portanto, agora que já conversamos o bastante, chegou a hora de ir para a receita. Siga com a sua leitura e bom apetite!

    Ingredientes

    • 1 lata de creme de leite
    • 1 lata de leite (a mesma medida da lata de creme de leite)
    • 2 latas de leite condensado
    • 2 gemas
    • 2 colheres de maisena
    • 3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado
    • biscoito maisena
    • leite para molhar os biscoitos
    • raspas de chocolate (opcional)
    • manteiga sem sal ou margarina, só para dar o ponto

    Modo de preparo:

    1. Primeiro, pegue a lata de leite condensado, as gemas, a maisena e o leite.
    2. Coloque no fogo e deixe até que fique um creme, reserve.
    3. Coloque a segunda lata de leite condensado com um pouco de margarina e o chocolate.
    4. Deixe no fogo até ficar um creme tipo brigadeiro.
    5. Desligue o fogo e junte com o creme de leite.

    Montagem:

    Coloque primeiro o creme branco.

    Em seguida, mergulhe os biscoitos no leite e coloque sobre o creme branco.

    Depois, coloque o creme preto e acrescente as raspas de chocolate sobre ele.

    Deixe no congelador durante 2 horas.

    Informações adicionais

    Caso deseje um pavê com um gosto mais forte de chocolate, basta derreter chocolate branco e acrescentar ao creme branco, assim o seu pavê de chocolate terá um gosto mais marcante e característico de chocolate.

    Além disso também é possível acrescentar frutas na montagem, logo após o creme branco, ou polpa da fruta no próprio creme branco para tornar seu pavê de chacolate mais incrementado. Mas isso depende do seu gosto.

    Receita do site Blog Minhas Receitas

  • Pão integral caseiro de liquidificador

    Pão integral caseiro de liquidificador

    Hoje em dia, com o auxílio dos aparelhos elétricos, algumas receitas que antes eram difíceis se tornaram muito práticas. É o caso do pão integral caseiro de liquidificador.

    De fato, com a ajuda do liquidificador é possível fazer um pão fofo e muito delicioso.

    Além disso, o pão integral tem alguns benefícios que se destacam em relação ao pão branco e você saberá mais sobre isso mais tarde.

    Por isso hoje, a Chef Naoca irá ensinar você a fazer um delicioso pão integral caseiro de liquidificador. Quer saber mais? Continue lendo!

    Veja também: Dicas de receitas com realçador de sabor

    Receita de pão integral caseiro de liquidificador

    Ingredientes

    • 400 gramas de farinha de trigo integral
    • 100 gramas de farinha comum
    • 50 gramas de fermento
    • 2 colheres de sopa de açúcar
    • 1 colher de sopa de sal
    • 2 colheres de sopa de óleo
    • 300 ml de leite morno

    Modo de preparo

    • Misture as farinhas, o sal e o açúcar em uma tigela.
    • Separadamente no liquidificador, coloque o fermento, o leite morno, o óleo e misture. Em seguida, adicione metade da mistura de farinha ao liquidificador e bata novamente até que tudo esteja bem integrado.
    • Despeje a mistura no recipiente com o resto da farinha e tente formar a massa que será um pouco pegajosa.
    • Polvilhe o balcão com um pouco de farinha e tente formar o pão.
    • Divida o pão em dois e coloque-os em moldes e, à vontade, polvilhe a superfície com sementes… deixe-o subir até o dobro do seu tamanho, isso levará um tempo, já que a farinha de trigo integral demora mais.
    • Uma vez fermentado, leve-o a um forno forte e cozinhe por cerca de 20 minutos até que o pão esteja pronto.

    Informações adicionais

    O pão integral é um alimento muito saudável. Aqui estão seus principais benefícios:

    1. Pão integral de trigo é mais nutritivo

    O pão integral é mais rico do que o pão branco em vários nutrientes, tais como: principalmente fibras, vitaminas do complexo B, E e alguns minerais, como magnésio, que tem sido associado a um melhor metabolismo da glicose e da insulina. 

    A farinha não refinada preserva melhor suas qualidades nutricionais. Além disso, o pão integral contém mais riboflavina (um composto vitamínico muito importante para o nosso corpo) e mais zinco.

    2. Pão de trigo integral, um remédio natural contra a constipação

    O consumo diário de pão integral provou ser o melhor antídoto para problemas de constipação, tanto em jovens quanto em adultos. As propriedades laxantes deste tipo de pão foram demonstradas por especialistas em nutrição.

    3. Pão de trigo integral favorece a digestão

    Levedura, um ingrediente resultante da mistura de farinha não refinada com água, aumenta consideravelmente a digestibilidade do pão. 

    O pão integral tem a qualidade extra de saciar mais do que o pão branco, já que em seu processo de fermentação são gerados gases que modificam a proteína do pão, o glúten bem conhecido.

    4. Pão de trigo integral ajuda a controlar o peso

    O pão integral fornece quase as mesmas calorias que o pão branco. No entanto, fornece três vezes mais fibra. A fibra tem um efeito saciante, por isso nos ajudará a comer menos.

    5. O pão integral reduz o risco de câncer

    O pão integral, sendo mais digestivo e tendo um efeito laxante pelas fibras, ajuda a eliminar muitas substâncias cancerígenas que vêm em muitos alimentos, reduzindo assim as chances de sofrer de câncer de cólon, reto e pâncreas. Este efeito colateral ajuda a manter a saúde do nosso sistema digestivo.

    6. Isso ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico

    Os nutrientes do pão integral fortalecem as defesas naturais do nosso corpo.

    7. Protege seu coração

    A fibra, um dos principais elementos do pão integral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os de colesterol bom (HDL).

    A incorporação de pão integral à dieta demonstrou proteger nosso sistema cardiovascular, reduzindo significativamente o risco de hipertensão e as chances de insuficiência cardíaca.

    8. Pão integral de trigo ajuda a regular o açúcar

    O consumo diário de fibras aumenta a secreção de insulina, que é responsável por controlar a quantidade de açúcar no sangue. Ao reduzir a demanda por insulina, esse tipo de pão é benéfico para pessoas com diabetes.

    Gostou de saber mais sobre como fazer pão integral caseiro de liquidificador? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

    Lembrando que a receita de hoje foi postada com dicas do acervo do blog de receitas Naoca.

  • Dicas de receitas com realçador de sabor

    Dicas de receitas com realçador de sabor

    Várias pessoas fazem receitas com realçador de sabor em suas receitas todos os dias. Isso é, até mesmo sem perceberem que sua presença é importante para seu prato. Esse aditivo alimentar é uma adição muito comum dentro da indústria alimentícia, pois ajuda a melhorar produtos em diversos pontos, como seu sabor e também sua qualidade.

    Seu uso é feito principalmente na culinária asiática e na produção de diversos molhos e caldos que podem ser adicionados nos alimentos. Muitas pessoas não fazem a mínima ideia de sua presença em grande parte de seus alimentos.

    Mas muitos não entendem do que se trata este aditivo alimentar popular, afinal o que seria receitas com realçador de sabor de forma científica e como usar ele em suas receitas diárias? Há como adicionar ele de forma saudável? São questões pertinentes na mente de muitas pessoas que desejam continuar usando esse aditivo alimentar que provém um sabor marcante e delicioso nos alimentos.

    Como fazer receitas com realçador de sabor?

    Podemos chamar, de forma científica, o realçador de sabor de glutamato monossódico, ou GMS ou MSG em abreviação popular. Esse é um aditivo alimentar que também pode ser considerado um ativador de sabor. Ele também é determinado como umami e se encontra como um sabor do paladar dos humanos que é mais forte do que aqueles comuns, ou seja, doce, azedo, salgado e amargo. 

    O umami provém de um sabor delicioso ou saboroso ou também conhecido como sabor de carne. Ele não depende do doce, azedo, salgado ou amargo para conseguir oferecer sabor na boca do ser humano. Apesar de ser muito reconhecido por ser um elemento industrializado e artificial, existe também o glutamato natural, vindo do queijo e do tomate.

    Porém, o corpo humano não consegue identificar a diferença entre o glutamato monossódico usado para realçar sabores e o glutamato natural. Sendo assim, o realçador de sabor é uma maneira pura de adicionar o sabor umami, o sabor de carne, para os alimentos.

    Onde usar o realçador de sabor?

    Sabendo que seu sabor é muito parecido com aquele de uma carne, queijo ou tomate, o umami pode ser utilizado para realçar o sabor e aproveitar a qualidade de diversos produtos. Entre estes, podemos mencionar que alguns produtos muito comuns no dia-a-dia da população contém o sabor do umami:

    • Molho shoyu;
    • Caldo de carnes pronto;
    • Caldo de frango pronto;
    • Refrigerantes;
    • Biscoitos e cereais;
    • Sachê de sabor para miojo e outros macarrões instantâneos;
    • Salgadinhos artificiais.

    Ou seja, o uso desse aditivo alimentar artificial é muito comum e presente na indústria alimentícia como forma de aumentar a palatabilidade de seus produtos. Porém, em quais receitas o GMS ou MSG pode ser utilizado?

    Quais receitas podem usar realçador de sabor?

    Sabendo quais produtos contém o realçador de sabor, é possível fazer algumas receitas caseiras contendo esse elemento. Ele está presente não apenas em alimentos industrializados, mas também em baixos níveis dentro do corpo humano. Portanto, consumir um alimento com sabor umami de vez em quando não é algo maléfico.

    Entre as receitas que podemos citar o uso do realçador de sabor, existem muitas, mas as principais a notar seriam essas:

    • Macarrão Yakissoba caseiro;
    • Salgadinho caseiro;
    • Carne de panela;
    • Frango de panela;
    • Peixe assado ou frito;
    • Biscoitos caseiros.

    O uso do realçador de sabor é normalmente recomendado em pratos salgados, contendo carnes de diferentes tipos, já que seu sabor umami ajuda com que o paladar humano reconheça o sabor similar da carne de boi. Porém, é possível também encontrar ele em biscoitos e bolachas caseiras, além de usar ele em receitas de cereais, por exemplo.

    Quais os riscos do realçador de sabor?

    Enquanto tudo em excesso pode fazer mal, isso pode valer em dobro para o realçador de sabor. É comum que ele seja usado como forma de mudar o sabor da comida e deixá-la mais saborosa ou para substituir o sal. Porém, é preciso lembrar-se que o realçador de sabor em excesso pode até mesmo ser viciante e causar os seguintes malefícios no corpo humano:

    • Dores de cabeça;
    • Tontura e mal-estar;
    • O fígado é prejudicado, podendo ficar intoxicado;
    • Pode conter um excesso de hormônio do tipo ocitocina, que mata os neurônios do cérebro.

    Portanto, a presença desse aditivo alimentar pode ser uma ótima opção para quem deseja melhorar seus pratos, mas deve ser uma escolha feita com cuidado. Nos dias de hoje, já existem refrigerantes, molho shoyu e diversos biscoitos que não dependem da adição do sabor umami em seu preparo.

    Mesmo sendo um sabor delicioso que não pode ser encontrado em muitos alimentos naturais, vale lembrar que todo realçador de sabor é feito de forma artificial e que o organismo humano não pode suportar grandes níveis de substâncias artificiais. Sendo assim, é possível usar esse elemento em receitas, mas sempre mantendo cuidado e responsabilidade para não exagerar.