Energia SolarEnergia Renovável

Instalação de painéis solares fotovoltaico em casa

Se você está pensando na instalação de painéis solares em sua casa ou em sua comunidade de vizinhos, mas ainda tem dúvidas sobre sua rentabilidade e economia real.

Rentabilidade de uma instalação de painéis solares fotovoltaico

Claro que, quando se trata de instalação de painéis solares em sua casa ou na comunidade do seu bairro, podem surgir várias dúvidas quanto à sua real rentabilidade. É verdade que dependendo das horas diárias de luz solar direta que seu telhado recebe, mais ou menos energia será gerada, mesmo assim, no Brasil é difícil que, devido à pouca luz solar direta que uma área possui, não compense pela economia de energia que os painéis representam. No entanto, o nível específico de economia dependerá de vários fatores:

Número de painéis solares, sua qualidade e o custo de sua vida ou comunidade

É importante fazer um cálculo correto do número de painéis que sua casa ou sua comunidade de vizinhos precisa, levando em consideração, por exemplo, que durante o inverno o consumo de energia pode aumentar se você mora em uma área fria, ou durante o verão se for o contrário. Da mesma forma, a qualidade dos painéis solares que você instala desempenha um grande papel, pois geralmente está diretamente relacionada à sua eficiência e, portanto, ao nível de economia que eles representam.

Planejamento de consumo

Faça com que seus picos de consumo coincidam com os momentos em que as placas geram mais energia renovável, e tente reduzi-lo ao máximo quando sua produção for menor. Além disso, se optar por uma instalação com excedentes e os descarregar na rede elétrica.

A tarifa de energia que você contrata

Isso desempenha um papel fundamental na sua economia. Se pretende que a sua instalação de painéis solares fotovoltaico seja o mais rentável possível, o qual o preço que paga por kWh depende de três períodos diferentes: Horas de pico, planas e de vale, com as quais Sem dúvida, você terá uma previsão maior dos seus gastos.

Artigo Relacionado: Quantos painéis solares preciso para minha casa ou prédio?

Pode ser instalado em todas as casas?

Instalação de painéis solares fotovoltaico
Instalação de painéis solares fotovoltaico

Vários fatores devem ser levados em consideração que podem facilitar a instalação de painéis solares em sua casa ou em condomínios.  A primeira coisa a se atentar é que o telhado está em boas condições e o espaço disponível nele: é lógico que, por exemplo, em residências unifamiliares há mais cobertura livre do que em blocos de prédios, onde pode ser um pouco mais complicado a colocação e orientação correta dos painéis.

Apesar disso, é raro ter uma cobertura de edifício que não tenha um espaço livre mínimo que possa ser utilizado para esses fins. O ideal, aliás, é que a inclinação do telhado não seja menor que 15-20º e maior que 45º, e que sejam construídos com materiais resistentes como concreto. Podem ser instalados em telhas de ardósia ou barro, mas por ser um material mais delicado, deve-se ter mais cuidado.

Da mesma forma, você também deve prestar atenção à exposição solar que o próprio telhado possui. De qualquer forma, como já vimos no ponto anterior, O Brasil é um país com muitas horas de sol por ano, e explora pouco a energia solar, portanto, na maioria dos casos, é sempre lucrativo, independentemente da área geográfica em que você se encontra. É sempre melhor que a casa ou edifício esteja orientado para o sol, para tirar o máximo proveito da instalação de painéis solares fotovoltaico.

É aconselhável instalar uma bateria para armazenar o excedente?

As baterias solares disponíveis nas instalação de painéis solares fotovoltaicos com excedentes são um tipo de dispositivo que armazena a energia solar que é gerada e que não é utilizada. Isso lhe dá a possibilidade, por um lado, de despejá-lo na rede elétrica geral e que o comerciante o compense financeiramente; ou decidir acumulá-lo para consumi-lo posteriormente e desligá-lo completamente da rede elétrica.

Ou seja, afinal, as baterias permitem o autoconsumo: a energia consumida é aquela produzida pela instalação, sem depender da rede elétrica. Embora existam muitos tipos de baterias com vida útil muito variável entre elas (lítio, gel, estacionárias…) em geral, um sistema que possui baterias é sempre mais lucrativo do que um que não as possui,

Quanto tempo leva para amortizar o investimento?

O tempo que leva para amortizar o investimento depende diretamente dos fatores já descritos, como as horas de luz direta diária que os painéis recebem, bem como a instalação ou não de baterias, ou o dinheiro desembolsado inicialmente.

De qualquer forma, em média, o investimento costuma ser recuperado após 10 anos, podendo em alguns casos ser reduzido para 5 ou 8 anos ou aumentado para 12 anos. A vida útil do próprio sistema também tem muito a ver com isso. Por exemplo, se você instalar painéis solares com vida útil de 28 anos e conseguir amortizá-los após 8 anos, economizará nos custos de eletricidade por 20 anos.

Quanto economizo por ano na conta de luz?

A economia que os painéis solares representam para sua casa ou comunidade de proprietários está diretamente relacionada ao tempo que leva para amortizar o investimento original e, portanto, depende dos mesmos fatores já descritos. Em geral, pode-se obter uma economia de 60% no consumo de energia.

Dupla economia: emissões monetárias e de CO2

A economia gerada pelos painéis solares não é apenas econômica, mas também ambiental. De fato, instalar um sistema de painéis solares de 6kWp em sua casa pode equivaler a plantar quase 400 árvores, o que representa uma economia estimada de quase 80 toneladas de CO2 em apenas 20 anos!