Energia RenovávelEnergia Solar

Quantos painéis solares preciso para minha casa ou prédio?

Quantos painéis solares preciso para minha casa ou prédio: Se você está prestes a instalar painéis fotovoltaicos em sua casa ou comunidade de proprietários, ou está pensando em fazê-lo, o mais lógico é que você tenha claro quantos deles colocar para que a energia que eles geram seja ideal de acordo com suas próprias necessidades e consumo.

Quais fatores influenciam o número de painéis solares necessários para minha casa?

O número de painéis solares que uma casa precisa depende de vários fatores:

Consumo anual da casa ou comunidade de vizinhos

Se quisermos saber aproximadamente nosso consumo de eletricidade em um ano, podemos tomar como referência a última das faturas que recebemos, multiplicando-a pelo número de meses correspondente. Se a conta chegar a cada dois meses, bastará multiplicar o valor por seis, mas é preciso lembrar que o resultado é aproximado: não consumimos o mesmo kWh o ano todo porque nossas necessidades de energia mudam, por exemplo, com estações diferentes.

Veja também: Fontes de combustíveis renováveis

Esses dados são importantes para dimensionar adequadamente a instalação.

Qualidade dos painéis solares

É claro que a qualidade dos painéis solares têm uma relação próxima e direta com seu desempenho e eficiência, pois podem gerar uma maior quantidade de energia fotovoltaica por conseguirem captar melhor a luz solar. Obviamente, quanto maior a qualidade, menos painéis solares você precisará .

Tamanho e orientação do telhado

A orientação de sua cobertura ou telhado, assim como sua inclinação e tamanho também são importantes, pois podem limitar a eficiência dos painéis solares.

Por um lado, dependendo da orientação, os painéis aproveitaram melhor ou pior a luz solar. No Brasil, o melhor é que eles estão dispostos para o sul, ou alternativamente para o sudoeste e sudeste . Se estiverem voltados para leste ou oeste, a perda de eficiência pode chegar a 25%. Se esta é a sua situação, você precisará instalar mais placas para obter a potência necessária, e se você puder apenas orientá-las para o norte, é melhor que um especialista avalie antes de tudo se vale a pena instalá-las .

A inclinação, por sua vez, depende em parte de como o telhado é construído, embora os painéis tenham uma estrutura própria para poder ajustá-lo. Lembre-se de que, além disso, a inclinação está relacionada à latitude da área geográfica em que você mora: 

Tipo de painel solar (tecnologia utilizada na fabricação de células

Ou seja, a tecnologia utilizada para fabricar as células dos painéis solares, pois influencia no seu desempenho. Neste aspecto, distinguimos três tipos com seu desempenho aproximado:

  • Monocristalino : rendimento de 16-17 a 24%
  • Policristalino : rendimento de 15-16% a 20%
  • Amorfo : 7 a 10-12% de rendimento

Como pode ser visto, os monocristalinos são os que apresentam melhores resultados, pois possuem maior vida útil e melhor desempenho.

Potência de instalação

Ou o que dá no mesmo, a energia que pode ser gerada pela instalação que temos . Geralmente é medido em Peak Power em Watts (Wp). Para o calcular, basta somar a potência de todos os painéis fotovoltaicos que compõem a sua instalação. Ou seja, se os painéis solares forem de 400 Wp e forem 5 no total, a potência total será de 2.000 Wp.

Localização geográfica da casa

Embora seja verdade que no Brasil em geral recebemos uma grande quantidade de luz solar e radiação, não é o mesmo instalar painéis solares no sul do que no norte, pois cada comunidade tem horas de luz diferentes. Por exemplo, em Oviedo as horas médias de sol são 1.962 e em Granada 3.316. O melhor é que antes de tudo você solicite um estudo personalizado para conhecer as condições da sua casa.

Quem está qualificado para calcular os painéis solares que preciso?

Embora seja importante que você conheça todos esses fatores e como eles influenciam, o melhor é saber exatamente quantos painéis solares precisamos, levando em consideração todos os detalhes, é melhor que um especialista ou técnico qualificado realize uma análise solar prévia.

Ele fornecerá dados sobre: ​​o número de painéis solares necessários, sua orientação e ângulo, localização dos módulos, quantidade aproximada de energia que seria consumida da rede, produção e geração estimada de excedentes, economia por ano e quanto levaria tempo para amortizar o investimento original.

Quanto custa um estudo solar para minha casa ou comunidade de vizinhos?

A própria empresa de instalação é a encarregada de realizar o estudo solar para sua casa e sua comunidade de vizinhos , portanto, você deve entrar em contato com eles para saber se o estudo anterior é gratuito ou não, embora o mais comum seja a oferta sem qualquer gasto extra.

Preciso da permissão da minha comunidade de proprietários para realizar o estudo solar?

Até agora, um terço dos votos favoráveis ​​eram necessários para instalar painéis solares em uma comunidade de vizinhos. No entanto, a fim de incentivar o autoconsumo, a Lei da propriedade horizontal foi recentemente alterada.

Agora, as obras ou ações que contribuam para a melhoria da eficiência energética ou a implementação de fontes de energia renováveis ​​de uso comum, bem como o pedido de ajudas e subsídios por parte da Comunidade de proprietários para a realização de tais obras ou ações, exigirão o voto favorável da maioria dos proprietários que, por sua vez, representam a maioria das quotas de participação, desde que o seu custo seja repassado anualmente, uma vez deduzidos os subsídios ou auxílios públicos e aplicados, se for o caso, ao financiamento,

Como solicitar um estudo ou aconselhamento para instalar painéis solares

Procure empresas qualificadas na sua região, para aconselhá-lo e oferecer-lhe toda a informação necessária para proceder à sua instalação fotovoltaica, pelo que se pretende obter uma oferta de autoconsumo para a sua casa ou para o seu condomínio.