Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Etanol Combustível: saiba a diferença do Etanol Anidro, Hidratado e Aditivado

O etanol tem grande importância na vida daqueles que o utilizam, pois uma de suas utilidades é como combustível para veículos. Além disso, o etanol tem utilização em outros meios, quando possui algumas alterações, juntamente à sua forma abstrata. Quer saber essas diferenças e os processos? Então veja tudo o que é preciso para entender.

Para a realização tanto de afazeres como de trabalhos é comum o uso de veículos, seja ele carro ou moto. Portanto, o abastecimento do mesmo é indispensável e com isso é importante saber de qual maneira o álcool etílico lhe beneficiará melhor. 

Conforme isso, é de grande importância entender como as diferenças desse componente interferem em seu uso, e como isso irá lhe auxiliar. Para isso confira agora como ocorre. 

O que é etanol? Como é sua produção? 

Essa substância conhecida também por álcool etílico (C2H5OH) é um composto puro, e na sua produção há o uso de inúmeras espécies vegetais. A matéria-prima mais usada no Brasil é a cana-de-açúcar. Isso ocorre porque no Brasil as condições do solo e clima são mais ideais para potenciais produtivos do mesmo, com o efeito de maior produtividade por hectare comparado a outros vegetais. 

O etanol pertence aos biocombustíveis, tendo entre eles o biodiesel e biogás, fontes de energia que não são tão poluentes comparados aos combustíveis fósseis, devido isso ele é um combustível renovável, pois é obtido de vegetais e não se esgota. 

Além de usado como combustível, em sua forma absoluta é utilizado como matéria-prima Industrial, na fabricação de perfumes, tintas, produtos de limpeza, dentre outros. 

Etanol Anidro 

Esse nome significa que não há presença de água em sua composição (etanol anidro), sua aquisição ocorre quando se tem o abastecimento à gasolina. O percentual dessa substância na gasolina é feito pelo governo, essa porcentagem já está em cerca de 27%, sendo que o indicado é 22%, mas devido à pressão dos usineiros diante o governo esse percentual está dessa maneira. É feito também o uso dessa substância na fabricação de vernizes, solventes, aerossóis, etc. 

O seu processo de produção inclui além da fermentação, e da destilação fracionada uma outra etapa, onde há a destilação do álcool comum com benzeno, que puxa 4% da água do etanol comum. 

As vantagens adquiridas no uso desse componente são: 

  • Aumento do índice de resistência da gasolina; 
  • Diminuição de poluentes para a atmosfera; 
  • Devido substratos gerados na produção como bagaços e palhas da cana-de-açúcar, há a produção de vapor e geração de energia térmica, mecânica e elétrica;
  • Auxilia na geração de empregos em suas etapas de produção; 

Pelo contrário, já as desvantagens podem incluir: 

  • Aumento do consumo do combustível; 
  • Crescimento da produção de óxidos de nitrogênio; 
  • Pode ocasionar problemas em regiões bastante frias, devido a perca da capacidade de combustão;
  • Desmatamento, afinal é necessário terras para o cultivo da plantação do seu material, terras que podem ser usadas em plantios de alimentos;

Etanol Hidratado 

O etanol hidratado é aquele adquirido diretamente no abastecimento dos veículos a etanol ou com motor flex. Desse modo, ele possui um percentual de água com cerca de 5% a 6%. Esse sai diretamente das colunas de destilação, dessa forma, passando somente pelos processos até a destilação fracionada. Tem utilidade como combustível apenas no Brasil. 

As vantagens ao adquiri-lo como combustível são: 

    • Menos poluentes ao meio ambiente; 
  • Combustível renovável
  • Gera empregos em todas suas etapas de produção;
  • Possui um valor menor em resumo aos combustíveis à base de petróleo; 
  • Auxilia na durabilidade de limpeza do motor do veículo; 

Apesar das vantagens podem ocorrer as seguintes controversas: 

  • Utilização somente por veículos a etanol ou motor flex; 
  • Seu valor é variável no decorrer do ano, desse modo, é compensável ao consumidor adquirir quando estiver 30% abaixo do valor da gasolina;  
  • Dificuldade ao ligar o veículo em dias mais gelados, devido a perda da capacidade de combustão; 
  • Desmatamento;

Etanol Aditivado 

O componente apresentado trata-se do álcool hidratado com o acréscimo de aditivos, que irão proporcionar melhorias no rendimento e diminuição no desgaste do motor. O mesmo é procurado devido suas promessas vantajosas.  

De acordo com Gilberto Pose, coordenador técnico da Raízen que tem licenciatura da Shell-fabricadora do V-Power Etanol, o etanol aditivado atua na lubrificação de várias partes do motor e na limpeza de resíduos no bico injetor. Além disso, por conter anticorrosivo o mesmo atua na proteção das partes metálicas do motor, onde ocorre a passagem do combustível. Devido esse em sua forma comum não conseguir a remoção dos resíduos do circuito de lubrificação e combustão, ocorre a adição dos aditivos. 

As principais vantagens desse combustível são: 

  • Anticorrosivo; 
  • Permite que o sistema de injeção seja limpo; 
  • Ostenta o FMT, que é o redutor de atrito da fabricante, protegendo e contribuindo para que internamente no motor haja movimentação mais suave, fazendo gerar mais proteção e diminuição na perda de energia. 

Já as desvantagens não são muito perceptíveis, no entanto, como em sua maneira comum esse combustível já favorece o veículo por não gerar resíduos, chega a ser um pouco “desnecessário” o acréscimo de aditivos, até pelo fato de que o valor será aumentado. 

Entretanto, é possível citar ainda as desvantagens decorrentes de uma maneira geral a todos, como: 

  • Utilização apenas para veículos a etanol ou com motor flex; 
  • Maior custo benefício;
  • Desmatamento;

Outras opções de combustíveis renováveis

Qual é a opção mais beneficente para se consumir? 

Aos que podem e têm a opção de escolha em relação a qual combustível utilizar, verá os lucros e prejuízos de cada caso. 

É comum a dúvida àqueles que possuem um veículo motor flex diante a qual meio de abastecimento usar: Gasolina ou Etanol. Entretanto, é importante saber que alguns especialistas afirmam que há uma diferença no que diz respeito ao gasto, isto é, o etanol é consumido 30% mais que a gasolina, lembrando que as características do carro e local que o mesmo será utilizado terá interferência na opção mais vantajosa.  

Para a verificação porcentual dos melhores valores ao seu bolso, existe a realização de um cálculo dividindo o valor do álcool pelo valor da gasolina. Dessa maneira, se esse resultar em menos de 0,7 o mais compensador é o abastecimento com o etanol. Agora, se o resultado for maior, o ideal é o abastecimento por meio do combustível fóssil. 

Além disso, independente da escolha, a utilização de ar-condicionado ou outro aparelho elétrico pode interferir no aumento do gasto. Assim como na condução do veículo, se o condutor acelera de maneira descontrolada ou freia de forma brusca, o valor de consumo será maior.

Vantagens e desvantagens de um combustível renovável para um combustível fóssil 

Como observado, para a decisão da forma de abastecimento, há a precisão de uma verificação geral, bem como, as características do carro e local onde irá ter sua utilização, e também o cálculo dos 70%. Desse modo, de uma maneira específica ambos possuem suas vantagens e desvantagens, o que também pode tornar mais fácil na decisão tomada referente a qual combustível utilizar no seu abastecimento. 

Etanol 

Vantagens: 

  • Fonte renovável;
  • Colabora na limpeza do motor; 
  • Menor custo; 

Desvantagens: 

  • Menos eficaz;

Gasolina 

Vantagens: 

  • Mais eficiência e rendimento; 
  • Considerado um lubrificante para o motor; 

Desvantagens: 

  • Gera mais poluentes; 
  • Valor mais elevado; 

Pode-se misturar os dois combustíveis em carros com motor flex?

As misturas de ambas podem sim acontecer, independente da porcentagem de cada um no tanque, isso não causará danos algum ao veículo mesmo havendo mitos dizendo o oposto. 

Mesmo não sendo verdade, ainda existe quem pense que é necessário o rodízio de combustível. Entretanto, não existe precisão. Pois esse motor é intencionado a dar ao consumidor a escolha de qual combustível escolher referente o que lhe trará mais vantagens.  Será assim, uma decisão individualizada perante a forma de abastecimento que será mais conveniente. 

Combustíveis e o meio ambiente 

Como pode ser observado, o combustível renovável causa menos danos à atmosfera, em comparação aos poluentes do combustível fóssil. 

Isso ocorre porque a matéria-prima dos biocombustíveis possuem obtenção através de plantações de vegetais. O etanol, a princípio, tem sua produção por meio do plantio da cana-de-açúcar, milho, batata, entre outros, tendo como maior produção no Brasil a partir das plantações da cana-de-açúcar. Esse material tem mais utilização por ter um maior rendimento, no que diz respeito à produtividade. 

Já o combustível fóssil, são os não renováveis, gerados há milhares de anos, a partir de resíduos de plantas e animais. Esses ocasionam sérios problemas ao meio ambiente e a saúde da população, pois estão ligados a inúmeros danos respiratórios, ocasionados pela emissão de poluentes atmosféricos.  Por consequência, intensifica o aquecimento global. 

Contudo, é hora de tirar suas próprias conclusões em relação ao qual meio lhe trará maiores benefícios. Qual opção foi mais interessante? Qual delas terá mais benefícios no seu abastecimento? Mesmo com as desvantagens, qual seria a mais convencional? Afinal, ainda há dúvidas na sua escolha? Deixe nos comentários.