Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

O que é metanol e para que serve?

O metanol é um álcool metílico e um bicombustível altamente inflamável. Mas afinal, o que é o metanol e para que serve?

Então, o metanol é um composto químico e a sua fórmula química é CH3OH. Ou seja, ele é um composto que possui uma toxicidade alta, e de certa forma, perigoso.

Assim, o Álcool Metílico é bastante utilizado por indústrias químicas, isso ocorre porque ele é um solvente industrial. Isso se dá pelo fato dele ser eficiente em dissolver alguns sais.

Além disso, o metanol também é utilizado para a fabricação de alguns produtos, como: hormônios, plástico, vitaminas, biodiesel, combustível e afins.

Desse modo, o Álcool Metílico é a substância mais tóxica de todos os solventes orgânicos, com isso, ele possui muitas desvantagens para o uso dele.

Saiba mais sobre o metanol

Por ser um composto altamente inflamável, além de ser tóxico principalmente para o meio ambiente. 

O Álcool Metílico é obtido através da cana-de-açúcar, destilação destrutiva de madeira e de alguns gases de origem fóssil. 

Por isso, é muito difícil chegar a postos de gasolinas e encontrar metanol. Isso ocorre porque ele traz muitos malefícios ao meio ambiente, à saúde do veículo e à saúde das pessoas.

Ele se destaca pela composição de oxigênio que ele tem, ou seja, ele tem uma composição alta de oxigênio na sua composição.

Por isso, quando acontece um incêndio a chama deste combustível é quase invisível. Então, para controlar o fogo tem certa dificuldade em controlar o fogo quando se utiliza o metanol.

Por exemplo, se um lugar pega fogo e esse fogo é por conta do metanol. Na hora que os bombeiros chegarem ao lugar terá uma maior dificuldade em apagar o fogo porque a chama do metanol é invisível. 

E se a chama é invisível podem ocorrer das pessoas presentes no local morrerem asfixiadas nesse incêndio (claro, caso tenha pessoas ou animais por perto), porque é difícil visualizar a chama/o incêndio causado pelo metanol.

Embora o metanol seja utilizado para a fabricação de alguns produtos, é importante ressaltar que ele deve ser utilizado só por pessoas que já tem conhecimento desse combustível.

Ele é perigoso, possui alto nível de toxicidade e altamente inflamável que existe uma lei que regulamenta ele. 

 No caso, “a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passou a regulamentar o metanol por meio das Resoluções ANP nº 696/2017 e nº 697/2017, o incluindo na definição de solvente e adequando seus atos normativos a fim de tornar mais efetivo o controle do produto no mercado nacional.”

Desse modo, é importante se atentar ainda mais a essa substância que pode fazer um estrago gigante aos veículos, saúde e principalmente ao meio ambiente.

Desvantagens do Álcool Metílico

É um composto altamente inflamável e possui algumas particularidades, como a sua alta toxicidade, tanto para o meio ambiente, quanto para o motor dos veículos ou até mesmo para a saúde.

Tipos de Etanol 

Por isso, vale ressaltar algumas desvantagens do Álcool Metílico. A seguir algumas delas:

  • Polui o meio ambiente;
  • Altamente tóxico;
  • Combustível inflamável;
  • Risco grande à saúde (ele pode prejudicar a saúde provocando diversas doenças, como por exemplo, o câncer);
  • Risco grande à saúde (por isso, a importância de utilizar luvas, máscaras, óculos manusear e entrar em contato com o metanol);
  • Dificuldade em controlar o fogo quando se utiliza o metanol porque a sua chama é quase invisível;
  • Se tiver uma mistura errada de metanol é possível que quebre o motor;
  • Ingeridas em alta quantidade pode causar cegueira e até a morte, por isso, não se deve ingerir;
  • Utilizado em bebidas alcoólicas pode causar cegueira;
  • Utilizado em bebidas alcoólicas pode levar até a morte.

Então, como visto acima, há muitas desvantagens, e isso se dá pelo fato dele ser totalmente tóxico e ter um alto composto inflamável. 

Dessa forma, no Brasil ele foi bastante criticado por conta de todas essas vantagens. Assim, é bastante difícil encontrar metanol em postos de gasolina, por exemplo.

Vale ressaltar que é utilizado em indústrias químicas para a fabricação de alguns produtos. Ou seja, é utilizado por pessoas especializadas.

Portanto, só se deve utilizar este combustível, se possui conhecimento desse combustível que é altamente perigoso. 

Do contrário, é importante manter-se longe dele para não causar danos maiores à própria saúde e afins.

Metanol e meio ambiente

Metanol e meio ambiente
Metanol e meio ambiente

Visto que é um composto perigoso, inflamável e tóxico. Ele não tem viés nem para sustentabilidade e nem para o meio ambiente.

A partir disso, ele não faz parte do grupo de combustíveis renováveis bicombustível. Isso porque ele possui características fortes de toxicidades. 

Além disso, os combustíveis renováveis são em prol ao nosso ecossistema, principalmente, para o meio ambiente. 

Por exemplo, o etanol é um biocombustível renovável porque ele é uma fonte de energia que sequestra o gás carbônico da atmosfera e depois quando queima no carro e é devolvida à atmosfera.  

A partir disso, o etanol se torna muito mais amigável do que o metanol, por exemplo, para o meio ambiente. 

Por isso, ele é sim uma energia renovável e que causa menos impacto ao meio ambiente, assim, ele ajuda também para o aquecimento global. 

Com isso, ele se torna um álcool menos prejudicial à nossa atmosfera e ao planeta Terra, diferentemente do metanol que é um bicombustível totalmente tóxico e perigoso.

Embora o metanol seja utilizado para a fabricação de alguns produtos, ele não é recomendado para abastecer veículos. 

Inclusive, ele é bastante criticado e proibido em postos de gasolina devido ao seu alto nível de perigo.

Então, além do risco para os veículos, para a saúde, ele é também um risco para o meio ambiente. 

Pois, a substância é altamente tóxica e polui o meio ambiente, o metanol se torna então um inimigo e um vilão para a nossa atmosfera. 

Conclusão – Álcool Metílico

Pode-se concluir que o metanol é um composto altamente tóxico, perigoso e inflamável. A partir disso, essa substância se torna inimiga e vilã do meio ambiente e da nossa atmosfera.

O metanol é obtido da destilação de madeiras. E o seu processamento se dá também por meio de cana-de-açúcar. Muitas indústrias químicas utilizam o Álcool Metílico para a fabricação de produtos, como hormônios, vitaminas, biodiesel e afins.

No entanto, não é um combustível renovável e muito menos em prol do meio ambiente. Pelo contrário, devido a sua toxicidade ele traz malefícios ao mesmo.

Além disso, traz riscos à saúde, podendo causar câncer, cegueira e afins a pessoa que entrar em contato com uma dose significativa dessa substância.

Por isso, a importância de tomar cuidado ao lidar com ela. É importante utilizar óculos e luvas para evitar maiores riscos. 

Com isso, possui muitas desvantagens, principalmente, porque é altamente tóxico e perigoso. 

Desse modo, vale ressaltar a relevância de saber mais sobre o metanol e saber dos riscos que ele pode causar tanto em relação à saúde, ao meio ambiente, a veículos e ao mundo.

Por fim, o metanol é um álcool metílico e é a substância mais tóxica de todos os solventes orgânicos.