Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

O que é etanol de segunda geração?

O etanol é um álcool produzido por meio da cana-de-açúcar. Até aí tudo bem, mas afinal, o que é etanol de segunda geração?

Pois então, o etanol de segunda geração é também chamado de etanol 2G. Isso é ele é produzido a partir de resíduos que são descartados do processo produtivo do etanol de primeira geração.

No caso, desse etanol produzido por meio da cana-de-açúcar. Além disso, eles podem ser produzidos por meio de resíduos de trigo, milho, beterraba, soja, grãos e afins, e é uma fonte de combustível renovável.

Desse modo, o etanol de segunda geração se torna um aliado importantíssimo do meio ambiente e da sustentabilidade.

Assim, se pode ressaltar que o etanol de segunda geração é em prol ao ecossistema, ajudando o meio ambiente a se tornar menos poluído. 

Diferenças da primeira geração para o etanol de segunda geração

Visto que o etanol de segunda geração tem viés sustentável, justamente porque a forma que é produzida ele é diferente do etanol de primeira geração.

Dessa forma, o etanol de primeira geração é produzido através da cana-de-açúcar, grãos e afins. Entretanto, o etanol de segunda geração é produzido por meio dos resíduos dessas matérias-primas. 

Outros tipos de Etanol

A partir disso, são essas as diferenças entre o etanol de primeira geração e o etanol de segunda geração.

No entanto, ambos são combustíveis mais sustentáveis. Então, para as pessoas que procuram por alternativas mais sustentáveis, ambas as opções são boas.

Entretanto, o etanol de segunda geração é ainda mais sustentável do que o etanol da primeira geração. 

O mais importante é o fato dele contribuir positivamente ainda mais para o meio ambiente. Ou seja, o etanol de segunda geração é um colaborador para o nosso ecossistema.

A partir disso, só há vantagens em utilizá-lo, como, por exemplo, o fato dele ser mais barato e possuir uma eficiência parecida com o etanol comum.

Assim, ele possui algumas características particulares bem como o etanol de primeira geração, como: líquido incolor, odor forte.

Vale à pena ressaltar esses pontos que, atualmente, são bastante relevantes e importantes. 

Vantagens do etanol de segunda geração

Visto que o etanol de segunda geração contribui, de forma positiva, para o meio ambiente, para a nossa atmosfera e para o nosso ecossistema.

Vale ressaltar algumas vantagens do etanol de segunda geração (ainda mais que ele é um combustível e um álcool mais sustentável). A seguir algumas vantagens:

  • Tem viés para a sustentabilidade;
  • Mais barato;
  • Mais eficiente;
  • Possui energia renovável;
  • Possui um número significativo de aproveitamento dos subprodutos da matéria-prima do mesmo, no caso, da cana-de-açúcar;
  • Aumento da fabricação em até 50% sem ampliar a área de cultivo;
  • Contribui para o meio ambiente, causando menos impacto ambiental;
  • Alternativa relevante para diminuir problemas ambientais e energéticos no planeta;
  • Ajuda a enfrentar o aquecimento global e suas conseqüências;
  • Emite menos gás na atmosfera;
  • Abastece o veículo (carro, motocicleta, moto, caminhão, ônibus e afins);
  • Ajuda a manter o motor do veículo mais limpo;
  • Tem fonte renovável
  • Tem um custo menor do que os combustíveis que são a base de petróleo. 

A partir dessas vantagens se torna possível verificar a dimensão da proporção que o etanol de segunda geração tem em relação aos impactos que ele causa ao meio ambiente.

Isso torna o produto ainda mais relevante para o mercado. Justamente porque muitas pessoas estão criando consciência e pensando em um futuro com menos impacto ambiental, no caso, mais sustentável.

Assim, para as pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente e etanol se torna uma alternativa é uma possibilidade. 

Além disso, vale ressaltar também que a produção do etanol com alta eficiência e sustentabilidade advém da integração entre a primeira geração e a segunda geração. 

Vale ressaltar uma desvantagem, assim como o etanol de primeira geração, o etanol de segunda geração possui uma desvantagem bastante presente e visível.

Que é: O frio, infelizmente, é um grande vilão para o etanol. Isso ocorre porque quando a temperatura está abaixo de 13º o etanol perde a sua capacidade de gerar combustível. A partir disso, ele se torna inutilizável. 

Mas fora isso, ele é excelente. Como tudo na vida, tudo tem seus prós e contras. Mas o etanol de segunda geração tem mais prós que contras. Principalmente porque ele se importa com o meio ambiente, e isso é um ponto mais relevante para todos.

Por fim, o etanol de segunda geração tende a crescer ainda mais no Brasil, se tornando um pólo importante neste quesito de sustentabilidade, álcool, tecnologia e combustível mais sustentável. 

Conclusão

Visto que o etanol de segunda geração advém dos resíduos e bagaço da cana-de-açúcar, dos grãos, beterraba, soja, milho, trigo e afins. Ele é também uma fonte de energia renovável. 

Isso porque ele é produzido pelos resíduos de uma fonte orgânica, que normalmente é uma planta. 

Além disso, é uma fonte que sequestra o gás carbônico da atmosfera e depois quando queima no carro e é devolvida à atmosfera.  

No entanto, vale ressaltar que uma das principais características e vantagens do etanol de segunda geração: Possui um número significativo de aproveitamento dos subprodutos da matéria-prima do mesmo, no caso, da cana-de-açúcar.

Com isso, ele se torna ainda mais uma fonte renovável e sustentável. Vale ressaltar que ele é um dos combustíveis mais sustentáveis no mundo, por isso, causa menos impacto ambiental.

Por fim, vale ressaltar que o etanol é menos prejudicial à atmosfera e ao meio ambiente. O que torna ele um combustível ainda mais essencial e especial para o nosso planeta.

Por fim, se pode concluir que o etanol de segunda geração lidera o ranking de combustíveis e álcool mais sustentáveis do mundo, o que faz com ele seja ainda mais interessante e relevante para todos e, principalmente, para o meio ambiente e para o nosso ecossistema.