Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Qual a diferença entre etanol e álcool etílico?

Tanto o etanol quanto o álcool etílico hidratado são usados principalmente como combustíveis. Mas afinal, existe diferença entre etanol e etílico? E se, sim, quais?

Dessa forma, vale ressaltar que o etanol é um álcool bastante usado como combustível para veículos como carro, moto, caminhão, ônibus e afins. 

Já o álcool etílico também é utilizado como combustível e possui características antidetonantes. 

No entanto, não há tantas diferenças entre eles. Tanto que o álcool etílico e o etanol por muitas vezes são a mesma coisa. 

Vantagens do álcool etílico

O etanol é um álcool que tem origem vegetal, vale ressaltar que ele também é uma fonte de energia renovável. Além disso, o etanol é um bicombustível bastante utilizado por muitos brasileiros.

 Dessa forma, o etanol é um álcool produzido da cana-de-açúcar, batata, eucalipto, soja, grãos e afins. Assim, ele possui algumas características particulares como: líquido incolor, odor forte. 

Desse modo, o álcool é produzido no Brasil por meio de fermentação, isto é, por meio da fermentação de açúcares como amido e celulose. 

É importante frisar que o etanol e o álcool etílico são praticamente a mesma coisa, mas algumas pessoas chamam de etanol e outros álcool etílico.

Tipos de Álcool

A partir disso, o etanol/etílico possui algumas vantagens, veja a seguir:  

  • Ajuda a matar pragas;
  • Menor emissão de poluentes;
  • Emite menos gás na atmosfera;
  • Ajuda a enfrentar o aquecimento global e suas consequências;
  • Tem fonte renovável;
  • Produzido por matérias orgânicas;
  • Ajuda a manter o motor do veículo mais limpo;
  • Ajuda a abastecer o carro;
  • Funcionam em prol ao meio ambiente;
  • Produzidos por meio de grãos, soja, beterraba milho, cana-de-açúcar.

A partir disso, se pode notar que o etanol, etílico possuem muitas vantagens, principalmente, para o meio ambiente – que hoje é pauta bastante importante para as pessoas e sociedade.

Vale ressaltar que o etanol também é chamado de álcool etílico então praticamente não há diferenças entre eles.

Mais sobre o etanol e álcool etílico 

O etanol e o álcool etílico são a mesma coisa. E ambos são combustíveis e geralmente utilizados para abastecer veículos.

Por isso, as pessoas que querem abastecer os seus carros procuram um posto de gasolina e pedem para abastecer com o etanol ou etílico. 

A partir disso, vale ressaltar algumas curiosidades e desvantagens do etanol/etílico: 

  • Além dos automóveis, o etanol ou álcool etílico é utilizado para abastecer motocicletas, ônibus, caminhões e até aviões;
  • O frio, infelizmente, é um grande vilão para o etanol. Isso ocorre porque quando a temperatura está abaixo de 13º o etanol perde a sua capacidade de gerar combustível. A partir disso, ele se torna inutilizável. 
  • Depois de tanto tempo no mercado, o etanol/álcool etílico oscilou entre dois extremos. Isto quer dizer que ele oscilou em quase ser exclusivo em relação à gasolina e a quase completa extinção;
  • O etanol possui cerca de 5% de água e o restante, no caso 95% de álcool puro. Isto no álcool hidratado;
  •  Os países que mais possuem etanol/álcool etílico são: Brasil e EUA (Estados Unidos), cerca de 90%. 

Assim como possui vantagens, o etanol/etílico também possui curiosidades e desvantagens. A partir disso, torna-se relevante e importante ressaltar ambos, pois tudo tem prós e contras.

Veja os diferentes tipos de Etanol

Mais sobre o Etanol/Álcool Etílico e Meio Ambiente

Se torna relevante ressaltar o etanol e o etílico em relação ao meio ambiente, por ser um combustível renovável. Pois, ele ajuda no aquecimento global, atmosfera e afins porque possui menos emissão de carbono.

O Etanol vem de uma fonte renovável, ou seja, vem de uma fonte orgânica que normalmente é uma planta. No Brasil a principal fonte é a cana-de-açúcar.

Então, quando a cana-de-açúcar cresce, ela absorve gás carbônico da atmosfera, então se remove o gás carbônico da atmosfera e esse gás é convertido em açúcar e depois na usina é convertido em etanol. 

Dessa forma, é uma fonte que sequestra o gás carbônico da atmosfera e depois quando queima no carro e é devolvida à atmosfera.  

A partir desse ponto de vista, o etanol é muito mais amigável do que a gasolina para o meio ambiente e vale se atentar a este fato.

No entanto, vale ressaltar também uma desvantagem porque se a temperatura estiver abaixo de 13º graus, o veículo não anda. Pois, o álcool se torna inutilizável. 

Mas, em um todo, o etanol se torna uma alternativa boa para quem se importa com o meio ambiente.

Conclusão 

Visto que o etanol e o álcool etílico são praticamente a mesma coisa. Vale ressaltar que ambos são combustíveis. 

Há desvantagens e vantagens em relação a ambos, sendo a maior vantagem em relação ao meio ambiente.

Isso ocorre porque o etanol/etílico é produzido por substâncias orgânicas e isso causa menos impacto ao aquecimento global, por exemplo.

No entanto, a desvantagem maior é que no inverno e em temperaturas abaixo de 13 graus o álcool se torna inutilizável. 

A partir disso, tanto o etanol quanto o álcool etílico são importantes para o abastecimento de veículos, como: caminhão, ônibus, carro, motocicleta e afins. 

Dessa forma, ambos são importantes para o Brasil e ambos são produzidos da cana-de-açúcar, grãos, soja, beterraba, soja e afins.

Por isso, ambos são fontes de energia renováveis. A partir disso, ambos são importantes para o Brasil e para as pessoas que optam por abastecer seus veículos com etanol e etílico. 

Por fim, para as pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente tanto o etanol quanto o álcool etílico se tornam uma alternativa é uma possibilidade. 

Então, se pode concluir que não há diferenças entre eles. E, sim, há muitas semelhanças porque são, basicamente, as mesmas coisas. 

E possuem a mesma função que é a de abastecer os veículos. São encontrados geralmente em postos de gasolina.