Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Para que serve etanol anidro?

O etanol anidro participa de grande parte dos produtos consumidos na rotina do dia a dia. Dentre esses, pode-se destacar a gasolina, combustível que possui uma parte desse componente. Ficou curioso(a) para saber do que se trata? Veja então para compreender. 

Com a correria diária é muito difícil doar a atenção a determinados produtos e suas composições, mesmo esses sendo indispensáveis no trabalho ou afazeres. Um exemplo é o etanol anidro, que está presente em inúmeros produtos, no entanto, não há uma certa percepção sobre. 

Desse modo, será importante visar e entender como essa substância interfere e atua nos produtos usados, e como isso pode lhe trazer vantagens. 

O que é etanol anidro? 

Etanol anidro é o álcool em sua forma absoluta, ou seja, não contém presença de água. O mesmo pode ter a sua aquisição quando há o abastecimento à gasolina. 

Esse componente de maneira pura também pode ser matéria-prima para tintas, vernizes, solventes, aerossóis, etc. 

O processo de produção desse inclui a fermentação e também a destilação fracionada, com o fim de remoção da maior quantidade de água. Veremos esse o processo a seguir. 

Outros tipos de Etanol

Como é feito o processo de produção do etanol anidro? 

Para a obtenção dessa substância, a fermentação de açúcares é a que tem mais utilização. O processo tem a realização pelas seguintes etapas: 

  1. Triturar e moer a cana, para obter a garapa;
  2. Concentração e cristalização da garapa para ter a produção de duas porções: o açúcar escuro, com a finalidade de produção do açúcar comum e o melaço, usado na produção do álcool. 
  3. Fermentação do melaço, que alcançando o mosto fermentado, tendo cerca de 12% de etanol em volume; 
  4. Destilação fracionada do mosto fermentado produzindo o álcool comum; 
  5. Destilação do álcool comum com benzeno, puxando 4% da água do etanol comum, o deixando como etanol anidro

Como é a relação do etanol anidro com a gasolina?

Na gasolina ocorre utilização de cerca de 27% de etanol anidro, esse percentual é decidido pelo governo. Esse uso ocorre porque o etanol melhora a característica da gasolina, melhorando na sua octanagem. De uma maneira geral, como resultado, essa mistura significa que a gasolina se torna um combustível de qualidade e que contribui também na diminuição do seu valor. 

As principais vantagens dessa mistura são: 

  • Aumento da octanagem da gasolina; 
  • Diminuição da emissão de monóxido de carbono no meio ambiente

E as consequências diante disso são: 

  • Aumento do consumo do combustível; 
  • Aumento da produção de óxidos de nitrogênio; 

Qual a diferença do etanol anidro para o etanol hidratado? 

O etanol anidro como pode ser observado, não possui praticamente nada de água em sua composição, entretanto, o etanol hidratado possui uma porcentagem de água equivalente de 4% a 6%. 

Diferentemente do etanol puro, o etanol hidratado pode ter seu uso diretamente como combustível renovável, todavia o mesmo tem utilidade apenas em veículos a etanol ou com o motor flex. 

De qual maneira é realizado o plantio da matéria-prima? 

Para se obter o etanol anidro é necessário a plantação de sua matéria-prima, podendo ser essa: A batata, o milho, a cana-de-açúcar, entre outros. 

No Brasil a que tem mais utilização é a cana-de-açúcar, isso porque no território brasileiro as condições do clima e do solo são mais ideais para o desempenho de produtividade.  

Para se iniciar um plantio de um canavial é preciso primeiramente planejar a área, e ter a realização de uma análise topográfica. No local a ser cultivado é feito um trabalho de engenharia conhecido como sistematização do terreno, dessa forma, a área é subdividida em talhões e aloca os carreadores principais e secundários. 

Dessa maneira, há a subdivisão dos talhões quanto à topografia e a qualidade do solo apresentam, em média, entre dez e vinte hectares. Antes de se ter a plantação, sobretudo, há precisão também o planejamento do plantio das mudas ou procurar no mercado um fornecedor adequado. A plantação pode ser feita manualmente, bem como, mecanicamente. 

O plantio se baseia em três processos principais: 

  • Corte de mudas; 
  • Repartição do sulco; 
  • Corte dos colmos em pedaços mais pequenos; 
  • Cobertura; 

Entretanto, antes da distribuição das mudas nos talhões, algumas qualitativas serão consideradas, são essas: 

  • Amostra do solo para fins de fertilidade; 
  • Seleção da cultivação e mudas saudáveis; 
  • Escolha da época para o plantio; 
  • Sistema de um ano e meio; 
  • Sistema de um ano; Vantagens: 1-Se tiver uma grande área de plantio, em resumo, uma segunda época de plantio facilitará no gerenciamento; 2-Diminui o uso de máquinas e mão de obra; Desvantagens: 1-Menos produtividade do que cada 18 meses; 2-Dificuldade no preparo do solo; 
  • Plantação no inverno; 
  • Espaço e profundidade; 
  • Quantia necessária de mudas; 
  • Operação de plantio; 

Investimento do país no etanol  

A exploração do etanol no Brasil teve início por cerca de 1920, com efeito, ano que que foram iniciado os estudos desse componente, tais ações tiveram realização no governo de Getúlio Vargas. 

Posteriormente, em 1975 teve a criação do Programa Nacional do Álcool, tendo como objetivo a diminuição do uso de combustíveis originários do petróleo. Sobretudo, mesmo esse programa chamado Pró-Álcool ter mostrado eficácia no Brasil, o etanol não se tornou tão popular, pois precisava de maior investimento do governo para ter introdução no cotidiano das pessoas. 

Atualmente, o etanol é de extrema consideração para a economia, com efeito, uma das funcionalidades é a substituição do combustível fóssil. 

Seu uso na atualidade tem relação aos seguintes fatores: 

  • Existência do motor flex; 
  • Redução de emissões de gases poluentes; 
  • Aumento das preocupações com o meio ambiente; 

O Brasil teve a confirmação na sua maior produtividade, como resultado 35,6 bilhões de litros de álcool na colheita de 2020, representando um aumento de 7% comparado ao ano interior. Houve um aumento de 10,1 bilhões de litros do etanol anidro no ano, e o etanol hidratado teve um aumento de 23,9 bilhões de litros. 

Esse meio oferece uma economia tanto ao meio de produção, como a quem irá adquiri-lo. Além disso, o mesmo oferece vantagens ao meio ambiente, tendo menos poluentes que o agrave. 

Agora, como você já sabe um pouco sobre o assunto, deixe nos comentários o que mais lhe chamou atenção.