Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

O que é o etanol aditivado? Quais são seus benefícios?

Você tem um veículo flex, ou movido exclusivamente a etanol, mas na hora de responder àquela velha pergunta do frentista, você sempre pede pelo etanol comum, rejeitando o etanol aditivado?

Isso significa que você precisa conhecer melhor as vantagens desse combustível para sempre responder certo na hora de abastecer, e obter sempre a melhor performance do seu carro. E então? Pronto para conhecer todos os benefícios do etanol aditivado?

Mas calma lá: para compreender todos os proveitos que esse combustível traz ao seu consumidor, é importante primeiro entender o que é etanol aditivado. Vamos, então, às características que fazem do popularmente chamado “álcool” o combustível aditivado que é o assunto da nossa conversa de hoje.

O que é o etanol aditivado?

Pode ser que você não ouça falar no etanol aditivado com tanta frequência. Isso se deve ao fato de o número de carros movidos a gasolina ser muito maior no Brasil. Sendo assim, você já deve ter ouvido bastante sobre a gasolina aditivada. E o princípio é basicamente o mesmo.

O que é o etanol aditivado
O que é o etanol aditivado

O etanol é um composto muito difundido em nossa vida diária. É obtido a partir da cana de açúcar, e o que o diferencia etanol combustível do álcool que usamos para limpeza doméstica é a proporção de água utilizada em sua fórmula. Enquanto o álcool de limpeza costuma levar uma proporção de 70% etanol e 30% de água, o etanol combustível tem, em média, apenas 5% de água.

A versão aditivada do etanol chegou aos postos de combustíveis há alguns anos, a um preço notavelmente mais baixo que o da gasolina. Ainda hoje o etanol combustível é um produto mais em conta do que o derivado do petróleo, mas esta característica já não é o único diferencial buscado pelo consumidor na hora de abastecer.

A ponte que o etanol comum atravessa para chegar a se tornar etanol aditivado é a adição de detergentes e dispersantes. Estes ingredientes, também encontrados na gasolina aditivada, ajudam a limpar o motor, eliminando resíduos e mantendo-o livre de entupimentos. Isso aumenta a durabilidade do motor e melhora o desempenho do seu veículo na estrada.

Além destes dois componentes, o etanol aditivado traz em sua fórmula um ingrediente especial, com uma função importantíssima, e que faz dele um adversário mais forte na queda de braço com a gasolina aditivada: o fluido anti fricção, que protege as peças do motor conta o desgaste natural.

E quais são seus benefícios?

O etanol, comum ou aditivado, costuma ser uma opção atrativa para os proprietários de veículos flex, por seu preço sempre mais baixo que o da gasolina. Mas no posto, quando chega a hora de fazer a escolha, o que faz com que o etanol aditivado seja a melhor opção?

Ao longo do tempo de utilização de um veículo é comum que algumas impurezas se depositem e se acumulem dentro do propulsor. Elas causam entupimentos que prejudicam a eficiência do mesmo, que acaba não conseguindo trabalhar com sua capacidade total.

Um exemplo prático deste problema é o que acontece quando você pega um resfriado: seu nariz fica congestionado. Você respira com dificuldade, se cansa mais fácil, e sua performance em algumas áreas, como, por exemplo, percorrer uma certa distância, acaba sendo prejudicada também. O etanol aditivado promove uma limpeza dos bicos injetores e válvulas do seu veículo, devolvendo-lhe sua potência original.

Outros tipos de Etanol

Mas executar um limpamento interno do motor não é a única coisa que o etanol aditivado sabe fazer. Acrescido também de um fluido antifricção, este combustível lubrifica o motor, reduzindo o atrito, conservando as peças e minimizando a perda de energia. Isso certamente se refletirá em aumento na eficiência do seu carro.

Além disso, ele garante proteção e maior durabilidade aos componentes do motor, diminuindo o desgaste e maximizando sua economia. E não só em manutenção e peças que não precisarão ser trocadas, como também no combustível em si. Afinal, um motor que trabalha com suavidade e sem entupimentos consegue entregar mais gastando menos.

A relação entre o etanol aditivado e a economia.

A economia proporcionada pelo etanol aditivado vai além do preço mais baixo na bomba de combustível. Os benefícios trazidos pelos aditivos em sua fórmula poupam o consumidor de transtornos e despesas com idas à oficina por causa de entupimentos causados por combustíveis comuns.

O etanol aditivado dura mais tempo no tanque, em relação ao etanol comum, pois melhora a performance do carro, otimizando a economia de combustível.

Estes benefícios foram testados e comprovados pelos fabricantes de etanol aditivado em relatórios entregues à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Mas cabe ressaltar que os resultados dessa economia variam de acordo com o estado de conservação do automóvel e os hábitos de seu proprietário.

Você é o dono de um carro flex e esteja se perguntando se mudar da gasolina comum para o etanol aditivado é uma escolha sensata? A resposta é SIM! Os hidrocarbonetos presentes na fórmula da gasolina se depositam nos sistemas do motor, formando uma cera que contribui para a formação de entupimentos.

Mesmo que você use a gasolina aditivada no seu motor, fazer essa troca ainda é uma boa ideia. Não se esqueça do lubrificante anti fricção que conserva o seu motor em bom estado por mais tempo.

Algumas dicas

Agora que você já conhece o etanol aditivado e está pronto para fazer sua escolha, aqui vão algumas dicas serão úteis:

Recomenda-se que você faça a transição do etanol comum para o etanol aditivado gradativamente, caso seu veículo tenha mais de 5000km rodados. A eventual presença de entupimentos no filtro do motor pode ocasionar problemas com a troca de combustível. Se seu carro ainda não atingiu essa quilometragem, você não precisa se preocupar com isso!

E é importante ressaltar que o uso de combustíveis aditivados não dispensa a revisão nem a manutenção convencionais.

E aí? Bora mudar para o etanol aditivado?