Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Como é feito o álcool hidratado?

Álcool hidratado: elemento familiar que está presente em muitas áreas das nossas vidas. Perfumes, bebidas, combustíveis e produtos de limpeza… pois é, as várias formas com que o álcool se apresenta no nosso dia a dia são numerosas. 

Que o álcool hidratado é um aliado na sua vida diária, é um fato indiscutível. Mas você sabe como ele é produzido? Talvez a aula de química que você teve na escola a respeito desse assunto já não esteja mais tão clara nas suas lembranças.

Neste artigo você vai conhecer (ou relembrar) o processo de produção do álcool hidratado!

Álcool hidratado: da plantação ao mercado

O etanol, ou álcool, não é um elemento encontrado na natureza em fontes, como a água, ou em jazidas, como é o caso do petróleo. Sendo assim, o álcool hidratado é um composto orgânico do grupo dos álcoois.

Portanto, ele precisa ser produzido a partir de alguma matéria-prima. Aqui no Brasil é a cana-de-açúcar a fonte usada para a obtenção do etanol. É isso mesmo, o álcool hidratado que não só move seu carro, como também limpa sua casa e está misturado ao seu perfume provém dos mesmos canaviais de onde sai o açúcar que adoça o seu cafezinho.

Porém, a relação entre o álcool e o açúcar não termina aí. Eles continuarão juntos durante as primeiras etapas de produção, onde então, já na fábrica, serão separados os dois produtos da cana-de-açúcar que darão origem ao açúcar e ao álcool, respectivamente: o açúcar escuro e o melaço.

Você vai ver essas etapas mais detalhadamente na seção a seguir dessa fonte de energia renovável.

O álcool hidratado e o açúcar

A fabricação do álcool etílico, também conhecido como álcool de cana ou etanol é um biocombustível, e, começa na colheita da cana-de-açúcar. Uma tonelada de cana-de-açúcar pode produzir, em média, até 70 litros de álcool hidratado.

Chegando às usinas in natura, a cana-de-açúcar, é colocada em esteiras e passa por uma lavagem, que é a primeira etapa da produção do álcool e do açúcar. Nesta fase, são retirados todos os tipos de impurezas e resíduos que possam afetar a qualidade do produto final.

Tipos de Álcool

Das esteiras de lavagem, a cana-de-açúcar então parte para a segunda etapa da produção: a moagem. Aqui, a cana é triturada para a obtenção de um caldo chamado melado. Este caldo é rico em sacarose, o açúcar que será consumido pelas leveduras na fase da fermentação, que veremos mais adiante. 

Depois da moagem, o volume original da cana-de-açúcar é reduzido a apenas 30% de bagaço. O bagaço da cana de açúcar também não deixa de ser aproveitado. É queimado para gerar energia para a própria usina. Sendo assim, a produção de álcool é um processo que praticamente não gera resíduos.

Este melado será coado para a remoção das últimas impurezas, como possíveis restos das fibras do bagaço ou alguma partícula de areia que tenha passado pela lavagem. Sabe quando você vai tomar aquele caldo de cana no verão, e o vendedor passa a bebida por uma peneira antes de entregar a você? O processo é o mesmo.

Depois de coado, o melado repousa em tanques para que partes sólidas se depositem no fundo. A esse processo se dá o nome de decantação, e o caldo mais limpo que resulta daí recebe um novo nome: caldo clarificado.

Este caldo clarificado é então aquecido para eliminar micro-organismos, e finalmente começa a etapa que o transformará no álcool hidratado que conhecemos.

Veja os diferentes tipos de Etanol

O processo de fermentação

O principal método de obtenção do álcool hidratado é o fenômeno químico da fermentação. Assim, o produto extraído da cana recebe microorganismos que digerem as moléculas de açúcar, convertendo-as em duas moléculas de etanol, mais duas moléculas de CO2 (o conhecido gás carbônico que está por todo lado, na nossa respiração e também na poluição).

O caldo clarificado, já completamente livre de impurezas é depositado em tanques, e a ele se adicionam fermentos. Estes fermentos, as chamadas leveduras, são as responsáveis por executar a quebra das moléculas de açúcar e liberar o gás carbônico e o precioso álcool hidratado.

Você sabia que todo processo de fermentação gera álcool? Desde o vinho que é alegremente pisado em todo o mundo até o pão fresquinho que você faz em casa ou traz direto da padaria. Você não percebe nenhum cheiro ou gosto de álcool no pão que você come, porque até o alimento ficar pronto, o calor do forno já fez evaporar todo o álcool presente na massa.

Mas se você tem o costume de assar seus pães em casa, já deve conhecer o cheirinho de álcool que se espalha pela casa alguns minutos depois de ter colocado o pão no forno.

Contudo, diferentemente do pão, que geralmente sai do forno em 40 minutos, nas usinas a fermentação dura várias horas. O resultado dessa etapa é o vinho, um líquido composto por água, o açúcar que não foi fermentado e o álcool, numa concentração de por volta de 10%.

A próxima fase é a destilação, onde o

será enfim separado do vinho, que será aquecido até sua evaporação. Conforme este vapor é coletado, ele se condensa, precipitando-se em líquido. Este líquido é o álcool hidratado pronto, numa concentração de 96% de etanol para 4% de água.

O álcool anidro

Agora que você já sabe como funciona nas usinas a produção do etanol que você usa no seu carro, também é interessante saber que o álcool hidratado não é a única presença do etanol no combustível do seu carro. Se você abastece seu veículo com gasolina, o etanol produzido aqui também está no seu combustível, na forma de álcool anidro. 

Ele pode ser extraído pela destilação do álcool com benzeno, ou com a adição de cal, que se junta à água e se deposita no fundo, podendo ser facilmente separado por filtragem.

Esse é o processo que o álcool hidratado enfrenta para chegar do canavial até o tanque do seu carro. Não é incrível?