Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Qual a diferença do etanol para álcool metílico?

O etanol e o metanol são alcoóis. No entanto, o etanol é álcool etílico e o metanol álcool metílico. Mas, afinal, qual a diferença do etanol para álcool metílico? 

Então, o etanol é um álcool etílico e é usado bastante em postos de gasolina, para abastecer veículos como: carros, caminhões, ônibus e motocicletas.

Já o álcool metílico conhecido como metanol é um composto altamente inflamável, perigoso, tóxico e é utilizado em indústrias químicas para a fabricação de alguns produtos.

Portanto, o etanol e o metanol são alcoóis. Entretanto, eles possuem muitas diferenças e a sua maior diferença é que um possui combustível renovável e o outro não.

Saiba mais sobre o etanol (álcool etílico)

O etanol é um álcool etílico, além disso, é também um bicombustível. O etanol é obtido da cana-de-açúcar, batata, beterraba, eucalipto, soja, grão e afins.

A partir disso, o álcool é produzido no Brasil por meio de fermentação, isto é, por meio da fermentação de açúcares como amido e celulose.

Dessa forma, o etanol é bastante utilizado pelos brasileiros é encontrado nos postos de gasolina. 

Ele possui características peculiares e particulares, como: líquido incolor e possui odor forte.

Além disso, o etanol é um combustível renovável. Isso ocorre porque ele vem de uma fonte renovável, ou seja, vem de uma fonte orgânica que normalmente é uma planta.

Tipos de Álcool

A partir disso, o etanol possui muitas vantagens e muitas características positivas. A seguir veremos algumas delas:

  • Tem fonte renovável;
  • Ajuda a enfrentar o aquecimento global;
  • Emite menos gás na atmosfera;
  • Menor emissão de poluentes;
  • Ajuda a manter o motor veículo mais limpo;
  • Funciona como combustível para abastecimento de veículos, como: carros, caminhões, motocicletas, ônibus;
  • É em prol do meio ambiente;
  • Produzido através de matérias orgânicas.

A partir das vantagens e características do etanol, pode-se perceber que o etanol- álcool etílico, possui pontos relevantes tanto para a sociedade quanto para questões ambientais – pauta importante hoje em dia.

Por fim, o etanol é um álcool etílico que é bastante conhecido por muitos brasileiros e tem viés para a sustentabilidade e meio ambiente.

Uma das poucas desvantagens dele, vale ressaltar, é que quando a temperatura está abaixo de 13º ele se torna inutilizável. Entretanto, há mais vantagens que desvantagens dessa substância.

Saiba mais sobre o metanol (álcool metílico)

O metanol – álcool metílico é bastante conhecido por ser uma substância altamente inflamável, perigosa e tóxica. 

A substância é utilizada por indústrias químicas para a fabricação de produtos, como: hormônios, vitaminas, biodiesel, entre outros.

No entanto, o álcool metílico não é utilizado em postos de gasolina. Isso ocorre por causa do perigo que ele causa. 

E se o veículo for abastecido com metanol é possível que ele prejudique o motor do mesmo. Por isso, ele é proibido em postos de gasolina.

Além disso, o álcool metílico não faz bem para o meio ambiente. Ele não é um combustível em prol da atmosfera. 

Isso porque ele tem um alto nível de toxidade. Assim, o álcool metílico possui algumas desvantagens. A seguir algumas delas:

  • Altamente tóxico;
  • Polui o meio ambiente;
  • Risco à saúde (se o álcool metílico é ingerido em grande quantidade ou então em bebidas alcoólicas pode causar cegueira ou até a morte);
  • Dificuldade em controlar o fogo quando se utiliza o metanol porque a sua chama é quase invisível;
  • Combustível inflamável.

Após ter uma maior percepção sobre o álcool metílico, conhecido também como metanol, percebe-se os riscos e preocupações com essa substância causa.

Por isso, ele é utilizado somente por profissionais e especialistas – pessoas que sabem mexer e conhecem o composto químico. 

As principais diferenças entre etanol e álcool metílico

diferenças entre etanol e álcool metílico
diferenças entre etanol e álcool metílico

Visto que o etanol é um composto químico, assim, como o álcool metílico – metanol, se torna possível identificar algumas diferenças desses dois alcoóis que são bem diferentes.

Nota-se que a primeira grande diferença é que do etanol ser um biocombustível renovável. Diferente do álcool metílico que não tem essa característica.

Outra diferença é que o etanol não prejudica o meio ambiente, pelo contrário ele é uma fonte renovável e sustentável.

Por outro lado, se tem o metanol que além de possuir um nível de toxidade alta, ele prejudica o meio ambiente. Justamente porque ele é umas das substâncias mais poluentes do mundo.

Veja os diferentes tipos de Etanol

Vale ressaltar outra diferença: o etanol pode ser encontrado em postos de gasolina, ou seja, pode ser utilizado como combustível para abastecer os veículos.

Já o álcool metílico não é encontrado em postos para abastecimento dos veículos porque ele é bastante perigoso e pode falhar o motor do carro, caminhão, ônibus e afins.

O etanol é um dos solventes orgânicos mais eficientes e menos poluentes. Já o metanol é um dos solventes orgânicos mais tóxicos do mercado e do mundo. 

Tanto que o álcool metílico é bastante criticado pelos brasileiros, devido sua alta toxicidade e perigo.

Então, há diferenças significativas entre o álcool etílico – etanol – e o álcool metílico – metanol -. A partir disso, não há semelhanças entre eles.

Pelo contrário, há muitas divergências. Por fim, vale ressaltar que o etanol é uma fonte renovável e não prejudica o meio ambiente.

Diferentemente do metanol – álcool metílico – que é perigoso e altamente tóxico, a fim de prejudicar a saúde das pessoas e prejudicar, principalmente, a nossa atmosfera.

Conclusão

Torna-se relevante concluir que tanto o etanol quanto o álcool metílico são substâncias químicas e que possuem diferenças significativas entre elas.

Assim, o etanol é menos poluente ao meio ambiente e o metanol é bastante tóxico para a nossa atmosfera.

Ao entrar em contato com o metanol, dependendo da quantidade, pode causar malefícios e riscos à saúde, como câncer e afins.

Vale ressaltar que o álcool metílico é altamente inflamável. Então, tem que ter um cuidado maior ao entrar em contato com ele.

Já o etanol serve para abastecer veículos e não possui a mesma toxicidade do metanol. Por fim, torna-se relevante o cuidado na hora de entrar em contato com ambos.